Saúde

 
 
Após dois dias fechada para mudança de endereço, a Farmácia Central do município de Guanhães passa a funcionar a partir desta quinta-feira (28) na Rua Barão do Rio Branco, nº 239 – Centro, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.
 
O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, de 07h às 16h.

 

 

Falta de consultas regulares aumenta chance de doenças graves na visão

Escrito por  |  Quarta, 27 Agosto 2025 19:21  |  Publicado em Saúde
 
 
A falta de consultas oftalmológicas regulares pode levar ao atraso no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento de doenças oculares graves e irreversíveis, incluindo glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degenerações e mesmo tumores. O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
 
Em nota, a entidade alerta que, sem as chamadas consultas regulares, onde o paciente passa por exames preventivos, o risco aumenta, enquanto o diagnóstico tardio reduz as chances de cura ou de êxito nos tratamentos oftalmológicos.
 
De acordo com o CBO, a primeira consulta do bebê deve ocorrer entre os 6 meses e o primeiro ano de vida, com o objetivo de detectar e tratar qualquer falha no desenvolvimento visual da criança. Uma nova consulta deve ser entre os 3 e os 6 anos.
 
Adolescentes de 12 a 18 anos também devem passar por avaliação oftalmológica completa enquanto adultos a partir dos 40 anos devem agendar consultas anuais. “Em caso de diagnóstico de doenças, a periodicidade necessária deve ser determinada pelo médico oftalmologista”, completou a entidade.
 
Entre os fatores de risco para problemas de visão a serem relatados durante as consultas estão a presença de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e condições reumatológicas, além do histórico familiar de qualquer tipo de transtorno ocular. (Por Agência Brasil)

 

 

Saiba mais sobre a instalação do SAMU em Guanhães

Escrito por  |  Quarta, 27 Agosto 2025 19:15  |  Publicado em Saúde
 
 
A partir do dia 1º de setembro, o município de Guanhães passa a contar com uma estrutura própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional), que será instalada na sede do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Ciro Nunes, nº 547, bairro Amazonas.
 
A implantação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Guanhães e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG), fortalecendo a rede de urgência e emergência para toda a região.
 
O serviço funcionará 24 horas por dia, com equipes de plantão e troca de turnos, garantindo atendimento rápido e eficiente em situações de urgência e emergência. A frota contará com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
 
A equipe é formada por motorista, médico, enfermeiro e recepcionista, preparados para oferecer atendimento de qualidade à população.
 
A estrutura física dispõe de três dormitórios, sala de estar, banheiros, copa, sala para expurgos, DML (Depósito de Material de Limpeza) e abrigo para oxigênio, oferecendo condições adequadas para o funcionamento contínuo do serviço.
 
Para acionar o SAMU, o munícipe deve ligar gratuitamente para o número 192, disponível em qualquer telefone fixo ou celular. A chamada é atendida pela Central de Regulação, que avalia a situação e orienta sobre as primeiras medidas até a chegada da equipe.
 
Os atendimentos terão início logo após a inauguração, que será realizada no dia 1º de setembro, às 15h, na Avenida Ciro Nunes, nº 547, bairro Amazonas (local da base). (Por ASCOM Guanhães/Edição Folha)

 

 
 
 
Agosto é o mês dedicado à promoção e apoio ao aleitamento materno. A campanha Agosto Dourado reforça que amamentar é um ato de amor e de cuidado com a vida, além de uma escolha que protege o meio ambiente, reduz resíduos e promove equidade social.
 
Produzido naturalmente, entregue na medida certa e sem embalagens, o leite materno é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida e o mais sustentável.
 
Diversas ações são realizadas em todo país, visando reforçar a conscientização sobre a importância da amamentação, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Em Guanhães, um momento de acolhimento, informação e troca de experiência será proporcionado às gestantes e demais pessoas que se interessarem sobre o assunto.
 
O evento será realizado na Câmara Municipal de Vereadores na próxima semana, 29 de agosto, às 14h, e vai contar com palestra especial sobre a importância do aleitamento materno; roda de conversa com troca de experiências; acolhimento e escuta com a equipe de saúde; encontro entre futuras mamães e profissionais, fortalecendo vínculos e apoio mútuo.

 

 
 
 
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) publicam nessa segunda-feira (4) a cartilha Saúde Ocular na Infância. O material inclui temas como cuidados com a conjuntivite e o terçol, uso correto de óculos e maquiagem infantil.
 
“Com o retorno às aulas, o material oferece a familiares e educadores orientações práticas e seguras para cuidar da visão das crianças e adolescentes”, destacou o CBO em nota.
 
A cartilha conta com seis seções que abordam desde o desenvolvimento visual do bebê e da criança até orientações sobre exames oftalmológicos.
 
Conjuntivite e terçol
A seção Quadros Oculares Comuns apresenta condições frequentes que podem afetar os olhos das crianças. A conjuntivite viral, de acordo com a publicação, causa vermelhidão, coceira e secreção nos olhos. Para aliviar os sintomas, recomenda-se o uso de compressas frias e boa higiene, evitando o compartilhamento de objetos pessoais.
 
Já para o terçol, uma espécie de elevação ou bolinha dolorosa encontrada na pálpebra, a recomendação é aplicar compressas mornas e massagear a região suavemente.
 
Outro problema comum citado na publicação é a obstrução do canal lacrimal, que se manifesta pelo lacrimejamento constante, sobretudo em bebês. Massagens suaves no canto dos olhos, de acordo com o CBO, ajudam a desobstruir o canal. Se o problema persistir após o primeiro ano de vida ou apresentar complicações, a orientação é procurar ajuda médica.
 
Telas
Outro destaque da cartilha trata do impacto do uso excessivo de telas na saúde ocular de crianças. Para evitar o cansaço da vista e problemas a longo prazo, a recomendação é evitar exposição a telas antes dos 2 anos e limitar o uso em até três horas diárias na adolescência.
 
“A regra 20-20-20, a cada 20 minutos de tela, olhar para algo a seis metros de distância por 20 segundos, é uma prática recomendada para aliviar o esforço visual. Além disso, atividades ao ar livre, com exposição solar indireta, ajudam no desenvolvimento saudável da visão”, detalhou o CBO.
 
Acidentes domésticos
A cartilha orienta ainda para o uso de óculos de proteção durante atividades manuais, além de cuidados ao manusear objetos cortantes e atenção ao armazenamento de produtos químicos fora do alcance das crianças.
 
Para crianças que utilizam óculos ou lentes de contato, o acompanhamento médico periódico é citado pela cartilha como essencial para ajustar a graduação e garantir o uso correto e seguro.
 
Números
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 80% dos casos de cegueira infantil poderiam ser prevenidos ou tratados por meio do diagnóstico precoce.
 
De acordo com o CBO, problemas de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo são comuns na infância e podem atingir de 1,44% a 18,63% das crianças, dependendo da região e do tipo de alteração visual.
 
“Quando não tratados, esses casos podem evoluir para quadros mais graves, como baixa visão ou até mesmo cegueira”, alertou o conselho.
 
Cuidados
O CBO alerta que muitos desses problemas não apresentam sintomas claros no início. Pais e professores, segundo a entidade, devem ficar atentos a sinais como dificuldade para enxergar a lousa, aproximação excessiva de livros e telas e dores de cabeça frequentes.
 
Marcos visuais
A entidade destaca ainda marcos visuais que ajudam a identificar possíveis problemas:
 
- desde o primeiro mês de vida, por exemplo, o bebê já deve ser capaz de fixar o olhar por alguns segundos;
- aos 3 meses, o bebê deve acompanhar objetos com o olhar;
- aos 9 meses, o bebê deve reconhecer rostos familiares e reagir a expressões faciais.
“Se a criança não atingir esses marcos ou apresentar sinais como desalinhamento constante dos olhos e reflexo esbranquiçado na pupila, é essencial buscar um oftalmologista.”
 
“Mesmo sem sintomas ou sinais de anormalidade, o exame oftalmológico completo é indicado ao menos duas vezes na infância: entre os 6 e 12 meses e entre os 3 e 5 anos. O desalinhamento constante dos olhos em qualquer idade ou intermitente após os 4-6 meses pode indicar estrabismo e também deve ser avaliado”, completou o CBO. (Agência Brasil

 

 

Meta de cadastros para doação de medula óssea é atingida em Guanhães

Escrito por  |  Segunda, 04 Agosto 2025 18:30  |  Publicado em Saúde
 
A manhã do último sábado (02) em Guanhães foi marcada por um show de solidariedade guanhanense: a comunidade abraçou a causa e compareceu em peso para realizar o cadastro para doação de medula óssea. A ação organizada por voluntários, aconteceu na E.E Odilon Behrens, em prol do guanhanense Léo, diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda.
 
Segundo os organizadores, o REDOME - Instituto responsável pelo procedimento, concedeu 120 cadastros para Guanhães e em menos de uma hora, essa meta foi alcançada. Entretanto, cerca de 150 pessoas realizaram o pré-cadastro e estão na fila de espera, aguardando uma nova coleta que deve ser realizada em breve.

 

 

CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


A doação de medula óssea é um procedimento seguro e sem dor. Um doador compatível pode estar em qualquer lugar do mundo. O processo é simples e rápido: é coletado apenas 5 ml do seu sangue para realizar o cadastro.


Caso você seja um doador compatível, o REDOME entrará em contato para conversar sobre o seu desejo e disponibilidade de seguir no processo, revisar seus dados cadastrais e avaliar sua saúde. A doação só acontece quando a equipe médica tem certeza do seu bom estado de saúde.


Mesmo que você não tenha participado da ação em Guanhães, se você tem entre 18 e 35 anos e deseja realizar o cadastro, basta se dirigir a qualquer Hemocentro. O mais próximo é em Diamantina, R. da Glória, 469.

 
Nesta quinta-feira (31) acontece em Guanhães a Oficina Roda de Prevenção, um treinamento prático e dinâmico de Primeiros Socorros, voltado para situações reais que podem acontecer no ambiente de trabalho ou em casa.
A iniciativa foi divulgada pelo município de Guanhães e será realizada pela Sala Mineira do Empreendedor de Guanhães, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. Toda a comunidade está convidada, mas as vagas são limitadas.
As inscrições podem ser feitas por meio do site https://www.sympla.com.br. O link está disponível no Instagram da Prefeitura e será compartilhado na fanpage da Folha.
O treinamento será realizado no CRAS - Travessa Pio Nunes, 37, Centro – Guanhães/MG, de 08h às 12h.
Por que participar?
Porque atitudes corretas, no momento certo, podem evitar tragédias. Acidentes, quedas, infartos, desmaios e até engasgamentos podem acontecer a qualquer momento — e você pode fazer a diferença.
O que os participantes vão aprender?
✔️ Como agir diante de engasgos ou falta de ar
✔️ Sintomas e primeiros sinais de infarto
✔️ Conduta em casos de desmaio
✔️ Cuidados com cortes por materiais perfurocortantes
✔️ Deslocamento de membros
✔️ Transtornos psicológicos repentinos
✔️ Insolação e picada de escorpião
✔️ E muito mais...
Para mais informações, entre em contato: (33) 9 9993-3761.
 
A partir de agosto, os pacientes da rede pública poderão ser atendidos também por planos de saúde em todo o Brasil. A medida, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, visa ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na atenção especializada.
A portaria que viabiliza a troca de dívida de ressarcimento ao SUS por atendimento foi apresentada, nessa segunda-feira (28/7), pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Carla de Figueiredo Soares.
Viabilizada por uma portaria conjunta do Ministério da Saúde e da Advocacia-Geral da União (AGU), a oferta de assistência aos pacientes do SUS pelos planos de saúde atenderá ao rol de procedimentos do programa Agora Tem Especialistas, que prioriza seis áreas em que há maior carência por serviços especializados: oncologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e ginecologia. Também será considerada a demanda dos estados e municípios, que vão apresentar as suas necessidades. Para participar, os planos de saúde devem aderir ao edital conjunto do Ministério da Saúde e da ANS.
Para usufruírem do benefício de converter a obrigação do ressarcimento em prestação de serviços, as operadoras de planos de saúde precisam aderir de forma voluntária ao programa. Para isso, devem comprovar capacidade técnica e operacional, além de disponibilizar uma matriz de oferta que atenda às necessidades do SUS.
Entre as vantagens da adesão estão: regularidade fiscal, uso da total capacidade dos hospitais conveniados e redução de litígios administrativos e judiciais.
Mais informações acesse: www.gov.br/saúde.
 
Julho Amarelo está nas páginas das editorias de saúde dos jornais, sites e, em especial, nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais. A iniciativa, representada por um laço amarelo, reforça a importância das ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais. Essas doenças são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo e, por isso, é preciso atenção ao consumir informações sobre o tema.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes, são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Elas são causadas por vírus e algumas hepatites se dão pelo uso de medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas.
Vacina contra hepatite B em bebês
A vacina contra a hepatite B para bebês, por se tratar de uma doença grave e transmitida de mãe para filho durante a gestação ou parto, representa proteção imediata aos pequenos e é uma prática segura e eficaz para prevenir infecções futuras, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença também pode ser transmitida por contato com sangue e fluidos corporais, mesmo em ambientes domésticos.
A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) também recomenda a vacina para recém-nascidos, independentemente do status da mãe, já que nem todas as infecções maternas são detectadas durante a gravidez. Além disso, especialistas defendem que a vacinação precoce é crucial para a prevenção da infecção crônica, que pode levar ao câncer de fígado e à cirrose.
Acesse facebook.com/folhadeguanhaes e confira todos os tipos de hepatites, formas de transmissão, prevenção e tratamento.
Hepatite A
Transmissão: fecal-oral, pela ingestão de alimentos ou água contaminadas, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal, contato pessoal próximo e contato sexual com pessoas com hepatite A.
Os sintomas iniciais são fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, enjoo, vômitos, dor abdominal, constipação ou diarreia, urina escura, fezes claras e pele e olhos amarelados.
Existe vacina para combater a hepatite A e ela faz parte do calendário infantil no Sistema Único de Saúde (SUS), com esquema de uma dose aos 15 meses de idade, podendo ser utilizada a partir dos 12 meses até 5 anos incompletos.
Hepatite B
Transmissão: sexo sem proteção, compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, material de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas (cachimbos, canudos, seringas) sem a devida esterilização, na confecção de tatuagem e na colocação de piercings com materiais não esterilizados ou descartáveis. Ela também pode ser transmitida de forma vertical, ou seja, durante a gestação ou parto da mãe para o bebê.
Na maioria dos casos, a hepatite B não apresenta sintomas. A principal forma de prevenção da infecção pelo vírus da hepatite B é a vacina, que é administrada em três doses (0, 1 e 6 meses), e está disponível no SUS para bebês e todas as pessoas, independentemente da idade.
Hepatite C
Transmissão: contato com sangue contaminado por meio do compartilhamento de agulhas, seringas e outros objetos perfurocortantes sem a devida esterilização (materiais de manicure, para confecção de tatuagem, para colocação de piercings, equipamentos odontológicos e objetos para uso de drogas, como cachimbos, canudos, seringas). Também por meio de relações sexuais sem o uso de preservativos ou pela transmissão vertical (esses dois casos menos comum).
Assim como a hepatite B, a hepatite C também, na maioria dos casos, não apresenta sintomas.
Procure uma unidade de saúde e faça o teste da hepatite C. A doença tem cura e o tratamento pode ser feito gratuitamente pelo SUS.
Hepatite D
Transmissão: sexo sem proteção, compartilhamento de objetos de uso pessoal como lâminas de barbear e de depilar, escovas de dentes, materiais de manicure e pedicure, equipamentos para uso de drogas (cachimbos, canudos, seringas), na confecção de tatuagem e na colocação de piercings sem a devida esterilização.
Na maioria dos casos, a hepatite D também não apresenta sintomas. Quando presentes, os mais frequentes são cansaço, tontura, enjoo e/ou vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura, fezes claras.
A melhor forma de prevenir a hepatite D é tomar a vacina contra a hepatite B, visto que esse vírus depende da estrutura do vírus B para se replicar.

Pagina 1 de 113

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato