Educação

Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira

Escrito por  |  Quarta, 28 Janeiro 2026 18:24  |  Publicado em Educação
 
 
Cerca de 100 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com o objetivo de obter a certificação dessa etapa poderão pedir, a partir de sexta-feira (30), a emissão da declaração autenticada de conclusão.
 
O pedido deverá ser feito de forma online, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelos candidatos com 18 anos ou mais que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida no edital para conquistar o “diploma”. O endereço para fazer o requerimento no portal do Inep ainda será disponibilizado.
 
Nesta quinta-feira (29), o Inep enviará às instituições públicas de ensino superior as listas de classificação dos candidatos aprovados no Enem que se inscreveram no Sisu até a última semana e estão habilitados à matrícula naquela universidade ou instituto federal.
 
O Inep reforça que a divulgação da lista com os nomes dos candidatos aprovados independe de eles terem ou não o certificado de conclusão do ensino médio.
 
Matrícula no ensino superior
A partir de 2 de fevereiro, a matrícula do Sisu 2025 será realizada diretamente na instituição de ensino superior. Os candidatos pré-selecionados deverão apresentar a documentação necessária como carteira de identidade, Cadastro de Pessoas Física (CPF), certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de residência e, para cotas, comprovação de renda e autodeclaração, conforme exigências de cada universidade. (Por Agência Brasil/Edição Folha)

 

 
 
 
A Prefeitura de Guanhães informou, por meio de suas redes sociais, que ainda há vagas remanescentes para o Cadastro Escolar 2026, destinado a pais e responsáveis que desejam garantir a matrícula de crianças e adolescentes na rede de ensino.
 
De acordo com a administração municipal, o período de inscrições segue até o dia 6 de fevereiro. Todo o processo deve ser realizado exclusivamente de forma on-line, por meio do site oficial do cadastro escolar do Governo de Minas Gerais: cadastroescolar.educacao.mg.gov.br.
 
A Prefeitura reforça a importância de não deixar a inscrição para a última hora, a fim de evitar imprevistos e assegurar a vaga do estudante com antecedência, contribuindo para um planejamento mais tranquilo do ano letivo de 2026.
 
Pais e responsáveis que ainda não realizaram o cadastro devem ficar atentos ao prazo final e às orientações disponíveis na plataforma digital.

 

 

PROUNI 2026: Inscrições para o 1º semestre começam nesta segunda

Escrito por  |  Segunda, 26 Janeiro 2026 15:36  |  Publicado em Educação
 
Começam nesta segunda-feira (26) as inscrições do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). O processo é gratuito e deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, até a próxima quinta-feira (29).
 
Para se inscrever no processo seletivo é necessário que o estudante tenha completado o ensino médio; participado de edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2025; obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame; e não tenha zerado a prova da redação do Enem.
 
O edital do Prouni também veda a inscrição para quem declarou ter participado do Enem na condição de treineiro ou para autoavaliação, antes de concluir o ensino médio. Para fins de classificação e eventual pré-seleção no processo seletivo, será utilizada a edição do Enem em que o estudante obteve a melhor média. (Por Agência Brasil/Edição Folha)
 
 

Inscrições do ProUni começam na próxima segunda-feira

Escrito por  |  Quarta, 21 Janeiro 2026 17:01  |  Publicado em Educação
 
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foram divulgados na última sexta-feira (15) e agora os candidatos miram nas oportunidades de acesso ao ensino superior a partir da nota obtida na prova.
 
Além do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujas inscrições já estão abertas, quem quiser disputar uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (ProUni) poderá se candidataR a partir da próxima segunda-feira, 26 de janeiro.
 
De acordo com o edital, o Prouni vai oferecer 594 mil bolsas nesta edição. Segundo o Ministério da Educação (MEC), é a maior oferta da história do programa. Do total, 274.819 bolsas são integrais, que custeiam 100% da mensalidade, e 319.700 custeiam 50% da mensalidade. Administração e ciências contábeis somam o maior número de bolsas.
A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado: 328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.
 
Como se candidatar ao ProUni?
As inscrições no programa estarão abertas de 26 a 29 de janeiro pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local de oferta.
 
A seleção é feita por meio da nota do Enem. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do exame. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.
 
Quem pode participar do ProUni?
Podem concorrer, estudantes que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsistas. Quem cursou o ensino médio integralmente na rede privada também pode disputar o benefício, desde que se encaixe nos critérios de renda. Também têm acesso à política pública pessoas com deficiência e professores da rede pública. Os critérios para a candidatura estão detalhados no edital.
 
No caso das bolsas integrais, é necessário que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de 1,5 salário mínimo. Já para bolsas parciais, é preciso que a renda familiar bruta mensal por pessoa não exceda o valor de três salários mínimos. (Com informações Hoje em Dia)

 

 

EDUCAÇÃO: Inscrições para o Sisu 2026 começam nesta segunda

Escrito por  |  Segunda, 19 Janeiro 2026 16:23  |  Publicado em Educação
 
 
As inscrições para a edição de 2026 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta segunda-feira (19) e poderão ser feitas até as 23 horas e 59 minutos de sexta-feira (23), no horário de Brasília.
 
O Sisu é o processo seletivo para ingresso em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de educação superior em todo o país.
 
A novidade desta edição é que o Sisu passará a considerar o resultado das três edições mais recentes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025 ─ para acesso às vagas ofertadas pelas instituições públicas participantes. As regras e o cronograma oficial do Sisu 2026 foram publicados pelo Ministério da Educação (MEC) no Edital nº 29/2025.
 
Inscrições
Os candidatos devem se inscrever pela internet, exclusivamente por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na aba do Sisu. A pessoa interessada poderá se inscrever em até duas opções de cursos superiores. O Ministério da Educação (MEC) alerta que não há cobrança de taxa de inscrição dos candidatos.
 
Esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo (primeiro e segundo semestres) pelas universidades públicas. Ao se inscrever, o candidato deverá, obrigatoriamente, preencher também o cadastro socioeconômico disponível.
 
Ações afirmativas
O Sisu considera diferentes modalidades de concorrência, que levam em conta o perfil socioeconômico dos candidatos, de acordo com a Lei de Cotas (nº 12.711/2012) e a Lei nº 14.945/2024, e também de acordo com as ações afirmativas definidas em cada instituição.
 
No momento da inscrição, caso possua o perfil para concorrer a essas vagas, os candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência (PCD), bem como daqueles que tenham cursado integralmente o ensino médio ou fundamental em escola pública deverão, obrigatoriamente, indicar as modalidades de reserva de vagas às quais desejam concorrer.
 
Será permitida a opção por apenas uma ação afirmativa do tipo bônus e uma ação afirmativa do tipo reserva de vagas. A oferta de vagas reservadas ocorre somente após a etapa de classificação e observa a proporção de estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
 
Resultado
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição a partir de 2 de fevereiro.
 
O candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 29 de janeiro a 2 de fevereiro, também pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior na aba do Sisu.
 
A lista de espera poderá ser usada pelas instituições de educação superior participantes, durante todo o ano, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular.

 

 

Vagas remanescentes do Trilhas de Futuro se encerram nesta sexta-feira

Escrito por  |  Sexta, 12 Dezembro 2025 17:48  |  Publicado em Educação
 
 
Hoje (12) é o último dia para candidatos manifestarem interesse para as vagas remanescentes da 6ª edição do Trilhas do Futuro, abertas pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) no dia 05 de dezembro.
 
Para participar, os candidatos devem acessar o site oficial do projeto Trilhas de Futuro. No portal, é necessário entrar na aba “Estudantes – Inscrição”, onde estão disponíveis as vagas remanescentes, organizadas por município, escola parceira e curso ofertado.
 
Nessa área, o candidato poderá consultar todas as opções abertas, escolher o curso de interesse e seguir o passo a passo indicado pela plataforma para preencher o formulário e concluir a inscrição diretamente no sistema.

 

 
 
 
 
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) abriu, na última sexta-feira (5/12), o período de manifestação de interesse para as vagas remanescentes da 6ª edição do Trilhas do Futuro. Os interessados poderão participar até o dia 12/12.
 
Para participar, os candidatos devem acessar o site oficial do projeto Trilhas de Futuro. No portal, é necessário entrar na aba “Estudantes – Inscrição”, onde estão disponíveis as vagas remanescentes, organizadas por município, escola parceira e curso ofertado.
 
Nessa área, o candidato poderá consultar todas as opções abertas, escolher o curso de interesse e seguir o passo a passo indicado pela plataforma para preencher o formulário e concluir a inscrição diretamente no sistema.

 

 

Pagina 1 de 120

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato