Educação

UEMG abre inscrições para o Vestibular 2026

Escrito por  |  Quarta, 12 Novembro 2025 19:33  |  Publicado em Educação
 
 
A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) abre, nesta quarta-feira (12), as inscrições para o Vestibular 2026, com a oferta de 4.811 vagas em 142 cursos de graduação presenciais. As oportunidades estão distribuídas entre 18 cidades mineiras, incluindo Guanhães, onde são ofertados os cursos de Direito e Engenharia Civil.
 
As inscrições seguem até 11/12/2025 para a modalidade de ampla concorrência. Já os candidatos interessados no Programa de Reserva de Vagas devem se inscrever e enviar a documentação comprobatória até 26/11.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30, com possibilidade de isenção para egressos de escolas públicas e inscritos no CadÚnico. O processo seletivo será executado pela Legalle Concursos, sob supervisão da Comissão Permanente de Vestibular da UEMG (Copeve).
 
A prova de conhecimentos gerais será aplicada no dia 18/01/2026.
 
Reserva de vagas e inclusão
O edital reserva 50% das vagas para o Programa de Seleção Socioeconômica (Procan), voltado a candidatos de baixa renda, egressos de escolas públicas, pessoas negras, quilombolas, indígenas, ciganas e pessoas com deficiência.
 
Também estão assegurados 5% das vagas para Inclusão Regional, destinadas a quem reside e concluiu o ensino médio em escolas públicas de Minas Gerais, além de uma vaga adicional por curso e turno para pessoas trans. O edital completo, o cronograma e o link para inscrição estão disponíveis no site Vestibular UEMG.

 

 
 
 
Dois dias após as provas da primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025, milhões de participantes aguardam a divulgação do gabarito oficial das questões objetivas do Enem pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Porém, todos vão ter que esperar até quinta-feira (13) para conferir o número de acertos na prova.
 
A data foi anunciada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, em entrevista coletiva, em Brasília, sobre o balanço do primeiro dia de aplicação das provas, realizada na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
 
No dia 13, os interessados poderão conferir o gabarito oficial das primeiras provas objetivas, no portal do Inep na seção Provas e Gabaritos.
 
A divulgação anunciada antecipa a previsão que constava no edital de abertura do Enem 2025, de que ocorreria até o décimo dia útil após o segundo dia de aplicação, ou seja, até 28 de novembro. (Por Hoje em Dia/Edição Folha)

 

 
 
 
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, ajuda a promover debates atuais como violações de direitos e etarismo, que é o preconceito contra uma pessoa por causa de sua idade.
 
Para a professora de redação Bárbara Soares, que atua em Brasília, o exame trouxe, mais uma vez, um tema relevante e atual, tendo em vista o envelhecimento da população e a necessidade de combate ao etarismo.
 
Além disso, relações possíveis com violações de direitos, como a descoberta sobre os desvios de recursos das aposentadorias de brasileiros e a necessidade de novas políticas públicas poderiam ser abordadas na prova.
 
“Há uma grande preocupação de como proteger essas pessoas. O Enem coloca uma lupa sobre um problema que está relacionado a grupos mais vulneráveis e de que premissas constitucionais estão sendo violadas”, afirmou a docente.
 
O professor Thiago Braga, que dá aulas no Rio de Janeiro, também contextualiza que, em 2070, quase 40% da população brasileira será de idosos. “É uma discussão feita interdisciplinarmente na escola. Todos eles sabem, por exemplo, que a pirâmide etária brasileira está passando por uma transformação importante nesse momento”, pondera.
 
Por isso, o professor entende que os textos motivadores podem ter uma importância fundamental para o direcionamento temático. “Lembrando que a gente tem um estatuto da pessoa idosa no Brasil, que é de 2003. Pode ser uma boa referência para que os alunos usem [nas redações).”
 
A professora de redação Rayana Roale, que também trabalha no Rio de Janeiro, considera o tema de complexidade mediana, e lembra que o assunto também foi abordado na Prova Nacional Docente (PND). Ela explica que a questão da idade perpassa todas as camadas da sociedade.
 
“Acredito que não vai ser um tema muito difícil de abordar porque existe muito repertório e informações disseminadas sobre isso”.
 
Os professores avaliam que uma outra tônica que poderia ser trazida é de como a “sociedade produtiva” tende a deixar as pessoas mais velhas de lado.
 
Professora de redação, Michele Marcelino, de São Paulo, considera que o exame acertou “em cheio” ao trazer para o debate a questão. “O tema permite discutir o etarismo, os direitos das pessoas idosas e os problemas que elas enfrentam na sociedade contemporânea, como abandono e preconceito”.
 
Ela acrescenta que a motivação vai ao encontro das mudanças sociais significativas no país. “Trazer esse tema à luz não apenas é pertinente, mas também acessível aos estudantes, que não devem ter dificuldade em desenvolver uma reflexão consistente”.
 
Debate importante
A presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges, defendeu que o tema provoca debate sobre os desafios para o acesso ao trabalho digno, para acesso à previdência social e à saúde pública de qualidade.
 
"Todos esses desafios demandam o desenvolvimento de políticas públicas. Esse aspecto é muito importante e também traz debate social e cultural que diz respeito à nossa compreensão sobre as pessoas mais velhas".
 
Ela acrescenta que, graças à democratização do acesso ao ensino superior, o perfil dos alunos mudou muito. "A gente tem a felicidade de ver pessoas com mais de 60, 70, às vezes 80 anos realizando o sonho de estar dentro da sala de aula ao lado dos mais jovens. Isso é muito importante". (Agência Brasil/Edição Folha)
 
 

Enem 2025: entenda quem pode solicitar a reaplicação das provas

Escrito por  |  Segunda, 10 Novembro 2025 19:50  |  Publicado em Educação

 

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram afetados por problemas logísticos no dia da aplicação das provas ou acometidos por algum tipo de doença infectocontagiosa listada no edital podem solicitar a reaplicação do exame por meio da Página do Participante.

Os casos, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), serão julgados individualmente. São considerados problemas logísticos, para fins de reaplicação, “fatores supervenientes, peculiares, eventuais ou de força maior”, incluindo:

- Desastres naturais que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local;

- Falta de energia elétrica que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural;

- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Solicitação

A aprovação ou reprovação da solicitação de reaplicação da prova deverá ser consultada por meio do endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. O Inep reforça que o participante não poderá prestar o exame fora dos espaços físicos, das datas e dos horários definidos.

“O não comparecimento às provas nas datas e nos horários informados pelo Inep caracterizará ausência do participante, não havendo segunda oportunidade para a realização das provas”, destacou o instituto.

 
 
Os candidatos que vão participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de redação no próximo domingo (9), junto com as provas de códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias. A nota varia de 0 a 1 mil pontos e é atribuída de acordo com as cinco competências estabelecidas.
 
Os participantes terão que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema da redação será de ordem social, científica, cultural ou política.
 
O projeto de texto, com informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, deverá defender um ponto de vista - uma opinião a respeito do tema proposto -, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência.
 
O objetivo desse texto é convencer o leitor de que determinado ponto de vista é acertado e relevante. Para tanto, deve-se mobilizar informações, fatos e opiniões, a partir de um raciocínio coerente e consistente.
 
Adicionalmente, o candidato também deverá elaborar uma proposta de intervenção social (solução) para o problema apresentado no desenvolvimento do texto. Essa proposta deve respeitar os direitos humanos. Propostas que desrespeitem os direitos humanos receberão nota zero. Constituem desrespeito aos direitos humanos propostas que, por exemplo, incitem as pessoas à violência ou tenham referências racistas.
 
Os participantes devem ficar atentos às cinco competências que serão exigidas no texto:
 
- Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
- Aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento, também chamado de repertório sociocultural, tenham relação com o tema proposto para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa.
- Organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista;
- Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
- Proposta de intervenção (solução) para o problema abordado.
 
Somente serão corrigidas as redações transcritas para a folha de redação oficial da prova do Enem. Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, de forma independente, sem que uma conheça a nota atribuída pela outra.

 

 
 
 
Nesta quinta-feira, 06 de novembro, o Senac Minas em parceria com a ACIG, vai realizar a palestra “Como liderar equipes multigeracionais” em Guanhães, voltada para empresários, empresas e seus colaboradores.
 
O evento é gratuito e será realizado de 19h às 22h, na Loja Maçônica Pioneiros do Nordeste. Na ocasião, os presentes vão descobrir sobre como a inovação e a adaptação podem transformar a forma de liderar.
 
As vagas são limitadas e estão acabando. Inscreva-se!
Para mais informações, entre em contato com a ACIG: 3421-1980

 

 
 
 
Se você está cursando graduação em outra instituição e deseja continuar seus estudos na UEMG, ou já concluiu um curso superior e quer iniciar uma nova formação, esta é a sua oportunidade.
 
A Universidade informou na manhã desta segunda-feira (03), por meio de suas redes sociais, que estão abertas as inscrições para o processo seletivo de transferência e obtenção de novo título, com ingresso no 1º semestre de 2026.
 
Segundo as informações divulgadas, a seleção será realizada com base no Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), valorizando o seu desempenho acadêmico.
 
Os interessados devem se inscrever de forma online, até a próxima sexta-feira, 7 de novembro. Acesse o edital no site da UEMG (link disponível na bio do Instagram: uemgguanhaes) e saiba mais.
 
 

UEMG Guanhães está promovendo a II Semana de Engenharia Civil

Escrito por  |  Terça, 28 Outubro 2025 19:29  |  Publicado em Educação
 
 
De hoje, 28 de outubro, até o próximo sábado, 1º de novembro, está acontecendo a II Semana de Engenharia Civil, um evento promovido pela UEMG Guanhães e aberto à toda a comunidade.
 
O encontro vai contar com palestras, minicursos, roda de conversa e visita técnica em obras. Uma semana repleta de aprendizado, prática e conexões!
 
Interessados devem se inscrever pelo link: even3.com.br.

 

 

Pagina 1 de 119

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato