A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) abriu nessa terça-feira (14) as inscrições do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem) para o ano letivo de 2026. O prazo segue até 14/11 e deve ser realizado exclusivamente pelo site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br
O Sucem organiza o ingresso de novos estudantes na rede pública estadual e municipal em 775 municípios, garantindo critérios de transparência e prioridade no encaminhamento das vagas. A renovação de matrícula dos estudantes da rede estadual de ensino foi realizada automaticamente até o dia 9/10.
A subsecretária de Articulação da SEE/MG, Cláudia Lara, reforça o chamado às famílias mineiras. “Aquele estudante que deseja mudar de escola ou quer vir para a rede pública, é hora de fazer o seu cadastro. Até 14/11, todas as escolas da rede pública em mais de 700 municípios de Minas Gerais estão preparadas para atender às famílias”, orienta a subsecretária.
As famílias que precisam inscrever novos estudantes devem ficar atentas ao prazo e buscar apoio nas escolas estaduais e municipais, nos municípios que aderiram ao processo de cadastro unificado, em caso de dúvidas ou dificuldade de acesso à internet.
Para a rede estadual, o Sucem é a porta de entrada dos estudantes no ecossistema da educação, e se comunica diretamente com a plataforma Simade, onde são registradas as matrículas dos estudantes. Responsável pelo desenvolvimento e sustentação do Sucem, a Companhia de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Prodemge) detalha as novidades da plataforma.
A previsão da SEE é disponibilizar o resultado do encaminhamento, que especifica em qual escola o candidato foi alocado, em 10/12. Pais, responsáveis ou o próprio estudante (quando maior de idade) deverão comparecer à escola designada entre os dias 26/12 e 9/1, portando os documentos necessários à efetivação da matrícula.
A partir desse momento, a matrícula é realizada no Simade, sistema de gestão escolar também desenvolvido pela Prodemge em parceria com a SEE/MG. (Por Agência Minas/Edição Folha)