As instituições de ensino superior privadas têm até as 23h59 minutos de segunda-feira (7) para informar o Ministério da Educação (MEC) sobre sua participação na edição do primeiro semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), com a oferta de vagas remanescentes.
O programa do MEC oferece financiamento para cursos de graduação em instituições de ensino superior privadas que tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
O objetivo é facilitar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda.
Na quarta-feira (2), o MEC anunciou que realizará, ainda neste mês, uma nova etapa do Fies 2025/1 para ofertar aos estudantes aquelas vagas que sobram das etapas anteriores do programa, neste ano.
O ministério confirmou que, em breve, divulgará um novo edital com as regras e o cronograma para a inscrição dos estudantes. A pasta aguarda apenas as informações prestadas pelas mantenedoras das instituições de ensino superior não gratuitas até dia 7 de abril.
De acordo com o novo edital publicado pelo MEC, no período de 8 a 11 de abril, as instituições de ensino superior poderão verificar e corrigir as informações do documento que formaliza a participação nesta edição do Fies.
O edital ainda determina que as faculdades privadas divulguem, em suas páginas eletrônicas na internet e com a fixação em local de grande circulação de estudantes, a participação da entidade no processo seletivo.
A divulgação deve informar o número de vagas remanescentes disponibilizadas, a relação de cursos e turnos de cada local de oferta da instituição, bem como a legislação que ainda será publicada pelo MEC relativa a vagas remanescentes do Fies.
Por Agência Brasil
Gestores, educadores e especialistas se reuniram em Belo Horizonte, na última quarta-feira (2/4), para a edição comemorativa do Café com Prosa 2025, promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime/MG) em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O evento teve como objetivo discutir temas essenciais para o avanço da educação no estado.
-Durante a abertura, a SEE/MG lançou o caderno “Parceria em Ação: Iniciativas de Minas Gerais em Colaboração com os Municípios”, documento que detalha as principais parcerias educacionais disponíveis para as prefeituras, como:
- Projeto Mãos Dadas
- Pacto Mineiro pela Alfabetização
-Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem)
- Programa Estadual de Transporte Escolar de Minas Gerais (PTE/MG)
- Programa Miguilim, entre outros.
Essa iniciativa busca garantir maior transparência e eficiência na cooperação entre Estado e municípios, beneficiando toda a rede pública de ensino.
A parceria entre Undime/MG e SEE/MG tem sido fundamental para a melhoria da educação em Minas Gerais. O alinhamento de políticas, o suporte técnico e a troca de boas práticas têm promovido avanços significativos na gestão educacional.
A cooperação entre os entes federativos reforça o compromisso com a equidade e qualidade no ensino em todo o estado, conforme previsto na Constituição Federal.
O evento contou com uma programação diversificada, abordando temas como:
-Práticas pedagógicas inovadoras
-Políticas públicas educacionais
-Novas tecnologias na educação
-Desafios e avanços na gestão educacional
A Superintendente Regional de Ensino de Guanhães, Kelly Guerra Martins, esteve presente no Café com Prosa 2025, reforçando a importância do evento como um espaço de troca de experiências, aprendizado e fortalecimento da educação pública.
O programa Pé-de-Meia 2025 pagou ontem quarta-feira (2) a primeira parcela do ano aos beneficiários nascidos em maio e junho. O incentivo é relativo à matrícula, em 2025, em uma das três séries do ensino médio regular ou na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA), ambos da rede pública.
Para receber o valor de R$ 200, o estudante deve atender aos requisitos do programa do Ministério da Educação (MEC)
Desde segunda-feira (31), o incentivo-matrícula está sendo depositado, de forma escalonada, até 7 de abril, nas contas dos estudantes. O critério é o mês de nascimento do beneficiário:
· - nascidos em janeiro e fevereiro recebem nesta segunda-feira (31);
· - nascidos em março e abril recebem nesta terça-feira (1º);
· - nascidos em maio e junho recebem nesta quarta-feira (2);
· - nascidos em julho e agosto recebem quinta-feira (3);
· - nascidos em setembro e outubro recebem sexta-feira (4);
· - nascidos em novembro e dezembro recebem em 7 de abril.
A parcela única anual, no valor de R$ 200, já poderá ser sacada, se o estudante quiser. Não é necessário esperar a formatura para usufruir dos recursos financeiros.
A Caixa Econômica Federal confirma que, neste mês, serão disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025.
Neste mês, serão pagas também parcelas remanescentes de 2024 dos incentivos conclusão e de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como do incentivo à frequência.
O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) está com inscrições abertas até o dia 30 de março para o curso preparatório Partiu IF, uma excelente oportunidade para estudantes da rede pública que desejam ingressar nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio da instituição. O curso, que visa reforçar conhecimentos nas áreas de Português, Matemática e Ciências da Natureza, tem como objetivo aumentar as chances de ingresso no IFMG.
O Partiu IF é destinado a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, oferecendo preparação acadêmica essencial para aqueles que desejam ingressar no Ensino Médio integrado ao curso técnico. Com 320 horas de carga horária, o curso incluirá aulas, atendimentos individuais e práticas suplementares. As aulas acontecerão entre abril e dezembro de 2025, com dias e horários definidos conforme o campus escolhido.
Além da formação acadêmica, os estudantes selecionados terão direito a uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 200, com a exigência de manter uma frequência mínima de 75% nas atividades do curso para garantir o benefício.
O processo seletivo ocorrerá em duas etapas:
1. Sorteio eletrônico (classificatório): Os candidatos serão sorteados com base no número de inscrição, utilizando como referência os resultados da Loteria Federal.
2. Análise documental (eliminatória): Após o sorteio, os candidatos pré-selecionados terão sua documentação analisada para confirmar se atendem aos critérios exigidos.
O sorteio será realizado por campus, e o resultado preliminar será divulgado no Portal do IFMG após o encerramento das inscrições.
No total, são 760 vagas distribuídas nos 18 campi do IFMG e no Polo BH. No campus de São João Evangelista, estão sendo ofertadas 40 vagas para o curso preparatório.
Podem se inscrever estudantes que:
• Tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escolas públicas;
• Estejam regularmente matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental em instituição pública;
• Pertencem a um dos seguintes grupos prioritários:
o Estudantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo;
o Autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas;
o Pessoas com deficiência.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia 30 de março através do link disponível no edital. Para realizar a inscrição, é importante preencher corretamente todos os dados solicitados e anexar a documentação exigida em formato PDF. O edital completo, com todas as informações detalhadas, pode ser acessado diretamente no site do IFMG.
Esta é uma oportunidade valiosa para estudantes da rede pública se prepararem para o ingresso no IFMG com qualidade e apoio financeiro.
Para mais informações, consulte o edital completo no site do IFMG ou entre em contato com o Campus São João Evangelista pelo telefone (33) 3412-2955.Não perca essa chance de se preparar para o futuro e ampliar suas oportunidades no ensino técnico de qualidade!
O Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou hoje (24) resolução com as diretrizes operacionais nacionais sobre o uso de celulares e outros dispositivos digitais em salas de aula.
A medida orienta que escolas e redes de ensino devem organizar capacitações e iniciativas para um ambiente acolhedor e preventivo, identificando sinais de sofrimento emocional e busque promover a saúde mental dos estudantes.
Está autorizado o uso desses aparelhos por parte dos estudantes do ensino fundamental e médio para fins pedagógicos, sempre com mediação dos profissionais de educação. Mas é vedado o uso para outros fins, inclusive nos intervalos e fora das salas de aula. A decisão prevê exceções para estudantes que necessitem de recursos de acessibilidade.
A recomendação é para que sejam respeitadas as competências e habilidades dos estudantes, com progressão gradual de acordo com o desenvolvimento da autonomia.
Cada escola poderá estabelecer os critérios de permissão sobre o porte dos aparelhos, assim como a forma pela qual eles serão guardados durante o período de aulas.
No caso da educação infantil, o uso de telas e dispositivos digitais não é recomendado, sendo visto como algo razoável apenas em caráter excepcional, com mediação de um professor.
Por Agência Brasil