Na tarde dessa quinta-feira (18) a Câmara Municipal de Guanhães divulgou o Boletim do 1º Semestre de 2025, com acontecimentos de janeiro à junho deste ano.
Aprovação de projetos, Parlamento jovem, apoios, homenagens e reconhecimentos estão entre as informações contidas no informativo que pode ser conferido integralmente na fanpage da Folha: facebook.com/folhadeguanhaes.
A Associação Ato de Amor, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Guanhães e da família de Leonardo Ferreira Dias vão realizar uma caravana de doação de sangue em prol do guanhanense, mais conhecido por todos como Léo.
Ele foi diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda e o tratamento inclui quimioterapia, transfusões de sangue e o transplante de medula óssea para sua cura total.
A Caravana vai sair no dia 18/07 (Sexta-feira), da Rodoviária de Guanhães às 23h50. A doação será no dia 19/07 (Sábado) na Vita Hemoterapia em Belo Horizonte, a partir das 08h00.
Interessados em participar podem obter mais informações pelo (33) 98804-
9294. (Por Folha com informações Associação Ato de Amor)
Durante a Megaleite 2025, maior exposição de pecuária leiteira da América Latina, realizada em Belo Horizonte, foram anunciadas importantes medidas que prometem transformar a rotina dos produtores rurais mineiros. Para Guanhães, cidade com forte tradição no campo, essas ações representam avanço, desenvolvimento e valorização do trabalho no meio rural.
Entre as principais novidades estão:
• Simplificação do licenciamento ambiental para pecuária extensiva e cultivos como milho, café e soja;
• Dispensa do licenciamento para propriedades com até 1.000 hectares, ampliando o limite anterior de 200 ha;
• Revisão do Decreto de Penalidades, com incentivo à denúncia espontânea e à regulamentação da chamada “dupla visita”;
• Criação de grupo de trabalho para reavaliar autuações ambientais, especialmente no Norte de Minas.
Essas medidas têm como objetivo principal reduzir a burocracia e oferecer mais segurança jurídica e agilidade aos produtores, garantindo um ambiente mais propício ao crescimento e à regularização das propriedades.
Em Guanhães e região, onde o agronegócio é um dos pilares da economia, essas mudanças são vistas com otimismo, pois facilitam investimentos, modernizam processos e geram mais oportunidades para o campo.
Minas Gerais alcançou, em 2024, um marco histórico: US$ 17,1 bilhões em exportações do setor agropecuário, superando inclusive a mineração. Isso confirma a força do agro como motor da economia estadual – e Guanhães está nesse caminho de prosperidade.