Policial

 
 
A cada 24 horas, praticamente sete crianças e adolescentes desaparecem em Minas. Dos 9.139 sumiços registrados no Estado no ano passado, 2.487 (quase 30%) envolviam vítimas com menos de 18 anos. O número é quase 40% maior do que o registrado em 2024. Os dados são do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).
 
Minas é o terceiro estado com mais registros de desaparecimentos de menores de idade no Brasil. O ranking nacional é liderado por São Paulo, com 5.015 casos, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 3.102.
 
Em relação ao total desaparecimentos, independentemente da faixa etária, Minas é a segunda unidade federativa com mais notificações, atrás apenas do estado paulista (20.546).
Recentemente, o caso de Alice Maciel Lacerda Lisboa, de 4 anos, sensibilizou pessoas de todo país. A menina ficou três dias desaparecida na zona rural de Jeceaba, na região Central do Estado. Autista não verbal, sendo encontrada no último dia 31 por voluntários da força-tarefa que mobilizou bombeiros, militares, moradores e familiares.
 
Nacionalmente, o país ficou chocado com o desaparecimento dos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4. Os dois sumiram em 4 de janeiro de 2026, enquanto brincavam em uma área de mata no povoado São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no interior do Maranhão. Nenhuma das crianças foi encontrada.
 
Perfil dos desaparecidos
Três em cada dez casos registrados no país em 2025 envolveram crianças e adolescentes. Dos 84.760 sumiços, 23.919 (28%) foram de vítimas com menos de 18 anos. Isso significa que as delegacias brasileiras registraram, em média, 66 boletins de ocorrência diários.
 
Tem que esperar 24h para chamar a polícia?
A Polícia Civil (PC) orienta que o registro de desaparecimento deve ser feito imediatamente após a identificação da quebra na rotina da pessoa, sem a necessidade de aguardar 24 horas. O boletim pode ser efetuado em qualquer delegacia, bases da Polícia Militar ou de forma online pela Delegacia Virtual delegaciavirtual.sids.mg.gov.br
 
Para auxiliar nas investigações, a PC disponibiliza a Divisão de Referência da Pessoa Desaparecida (DRPD), que mantém um banco de cartazes para divulgação no site oficial (desaparecidos.policiacivil.mg.gov.br).
 
Informações sobre o paradeiro de pessoas desaparecidas podem ser repassadas de forma sigilosa pelo telefone 0800-2828-197.

 

 
 
 
A Polícia Militar prendeu nesta quinta-feira, 29 de janeiro, um homem suspeito de tráfico ilícito de drogas durante uma ação de patrulhamento preventivo nas imediações da Rodoviária de Guanhães. A ocorrência foi registrada na Avenida Milton Campos, nº 2199, área que vinha sendo alvo de atenção das forças de segurança.
 
A operação teve início após uma denúncia anônima relatar intensa movimentação característica do comércio de entorpecentes no local. Diante das informações, uma guarnição da Polícia Militar deslocou-se imediatamente para averiguação. Ao chegar ao ponto indicado, os militares flagraram dois indivíduos em atitude suspeita, aparentemente realizando a troca de objetos.
 
Com a aproximação da viatura, um dos suspeitos tentou fugir, dispensando parte do material ilícito durante a tentativa de evasão. Diante da situação, foi solicitado apoio da equipe do Tático Móvel, que reforçou a ação policial e auxiliou nas buscas e abordagens.
 
Durante a operação, os policiais localizaram outros entorpecentes e uma balança de precisão, objeto comumente utilizado para a pesagem de drogas. Um usuário abordado no local confirmou ter adquirido a substância ilícita na região, o que reforçou a materialidade do crime.
 
O homem detido foi preso em flagrante e encaminhado, juntamente com o material apreendido, para as providências legais cabíveis. A Polícia Militar reforça a importância da participação da comunidade por meio de denúncias anônimas, que contribuem diretamente para o combate ao tráfico de drogas e para o aumento da segurança na cidade. (Por PMMG)

 

 
 
 
A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem suspeito de furto e recuperou diversos materiais na tarde dessa terça-feira (26), no bairro Acrópole, em Guanhães.
 
De acordo com a corporação, a prisão ocorreu durante patrulhamento preventivo, quando os militares abordaram um indivíduo nas proximidades de uma construção. Durante a revista, foram encontrados com o suspeito três luminárias, aproximadamente 200 metros de fios elétricos e um alicate de corte. Os materiais, segundo a PM, eram provenientes de furto.
 
Após a abordagem, o homem indicou aos policiais o local onde o crime havia sido cometido. Diante da situação, ele recebeu voz de prisão em flagrante. Os materiais foram recuperados e, juntamente com o autor, encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, onde serão adotadas as demais providências legais.
 
A Polícia Militar reforça a importância do patrulhamento preventivo e da colaboração da população no combate à criminalidade.

 

 
 
 
Durante patrulhamento preventivo no Bairro Alvorada, a Polícia Militar recebeu informações sobre comércio de entorpecentes em uma residência localizada na Rua Mário André da Fonseca.
 
Ao chegar ao local, um indivíduo que se encontrava no portão do imóvel demonstrou atitude suspeita e tentou evadir-se ao perceber a presença policial, sendo interceptado após acompanhamento. Durante a ação, foram realizadas buscas no local, com apoio do comando do turno, resultando na apreensão de expressiva quantidade de substâncias entorpecentes, além de outros materiais comumente utilizados na prática do tráfico de drogas.
 
Materiais apreendidos:
* Porções de cocaína, crack e maconha
* Comprimidos de ecstasy
* Uma munição calibre .22
* Balança de precisão
* Rádios comunicadores
* Aparelho celular
* Materiais para embalagem de drogas
 
O indivíduo e os materiais apreendidos foram encaminhados a
Delegacia de Polícia Civil para as providências cabíveis.
 
Fonte PCMG
 
A Polícia Militar de Minas (PMMG) lançou, nessa quinta-feira (18/12), em todo estado, a Operação Cavalo de Aço. O objetivo é prevenir e reprimir a prática dos denominados "rolezinhos do grau”, que consistem na execução de manobras perigosas e desordem em via pública, desrespeitando normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
 
Entre as ações planejadas pela PM para a operação, há o monitoramento de redes sociais pelo serviço de inteligência e o uso de drones para identificar os locais de possíveis aglomerações para a prática dos "rolezinhos", em apoio às unidades operacionais. A operação tem como foco tanto as áreas urbanas quanto as rodovias estaduais e federais delegadas sob a responsabilidade da PMMG.
 
Segundo o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, nos últimos anos, a população mineira, principalmente nos dias que antecedem o Natal e o Ano Novo, tem se deparado com esses eventos ilegais, nos quais motoqueiros se reúnem em vias públicas para a prática de manobras perigosas, que afetam moradores, pedestre e condutores, além de provocar perturbação de sossego e transtornos urbanos.
 
Ainda segundo o capitão, o foco da operação não é a pessoa que usa a motocicleta como instrumento de trabalho e, sim, aqueles que a utilizam para transgredir normas e cometer crimes.
 
“A Polícia Militar está atenta a esse fenômeno e tem realizado operações constantes. Para Operação Cavalo de Aço 2025 serão empregadas 1.400 policiais militares em motos policiais, recurso logístico que permite uma vantagem tática e operacional à instituição, tanto para realização de atividades preventivas quanto para abordagens e capturas dos infratores”, destacou. (Por Agência Minas)
 
 

PCMG PRENDE HOMEM APÓS ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL

Escrito por  |  Quinta, 11 Dezembro 2025 18:17  |  Publicado em Policial


Nesta quarta-feira (10/12), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante um homem de 41 anos pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, em Guanhães, região Leste do Estado.

O acidente envolveu um caminhão Scania e uma bicicleta conduzida pela vítima, uma mulher de 63 anos. A equipe da Polícia Civil compareceu imediatamente ao local, onde realizou o levantamento preliminar e recolheu imagens de câmeras de segurança da região.

Embora o condutor tenha alegado um “ponto cego” no momento da conversão à direita, a análise técnica das imagens foi determinante para esclarecer a dinâmica do acidente. As evidências mostram que o caminhão seguia atrás da ciclista e a atingiu sobre a faixa de pedestres, área de preferência absoluta da vítima.

O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Guanhães, onde foi ouvido pela autoridade policial, que ratificou a prisão em flagrante pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor, majorado por ter ocorrido sobre a faixa de pedestres. Por esse motivo, não foi arbitrada fiança na esfera policial. O preso encontra-se no sistema prisional, à disposição da Justiça e aguardando audiência de custódia.

O delegado responsável pelo caso, Junio Silva de Almeida, destacou a importância da atuação técnica e ágil da equipe investigativa: “A atuação da Polícia Civil foi fundamental e não se limitou à formalização da ocorrência. Nossa equipe foi a campo e obteve uma prova técnica irrefutável: as imagens de videomonitoramento. A análise do vídeo, corroborada pelo depoimento da policial civil, mostra que a carreta estava a aproximadamente 20 metros da vítima antes da manobra — uma distância suficiente, técnica e visualmente, para que o condutor a percebesse, o que desmonta a tese de ‘ponto cego’.

Além desse aspecto técnico, é importante reforçar um princípio básico de cidadania e de lei: todo veículo de maior porte tem o dever inafastável de proteger o veículo menor e, com ainda mais rigor, proteger pedestres e ciclistas. Nesse caso, o condutor deixou de observar esse dever objetivo de cuidado.”

A Delegada Regional, Liliam, reforçou o compromisso institucional da PCMG:
“A Polícia Civil continua atuando de forma incessante na manutenção da segurança pública e na busca pela responsabilização por crimes de trânsito, garantindo que a imprudência não prevaleça sobre a vida.”

Fonte PCMG

 
 
Foram abertas nessa segunda-feira (2/12) e vão até as 14h de 22/12 as inscrições para o maior concurso público da Polícia Penal de Minas Gerais (Sejusp nº 01/2025). Ao todo, serão oferecidas 1.178 vagas. Homens e mulheres podem participar.
 
A remuneração inicial da categoria é de R$ 5.332,64, somada a uma ajuda de custo para despesas com alimentação por dia trabalhado.
 
As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site da banca organizadora, o Instituto AOCP, onde também é feita a emissão do boleto. Na página, também estão disponíveis o edital e outras informações sobre o concurso.
 
As provas serão realizadas em 25/1/2026. O conteúdo programático é focado na área jurídica e humanística. As principais disciplinas que compõem a prova incluem o alicerce do Direito (Constitucional, Administrativo, Penal e Processual Penal), além de Língua Portuguesa, Direitos Humanos e a fundamental Legislação Especial.
 
Os policiais penais e servidores técnico-administrativos de Minas Gerais atuam em demandas de saúde, educação, trabalho, assistência jurídica e religiosa em unidades prisionais do estado.
 
Além do grupamento convencional, a Polícia Penal dispõe de grupos especializados, como o Grupo de Intervenção Rápida (GIR), o Grupamento de Patrulha Aérea (GPaer), o Grupo de Operações com Cães (GOC), o Grupo de Escolta Tática Prisional (Getap) e o Comando de Operações Especiais (Cope), todos atuando com base no uso racional da força e respeito aos direitos humanos.
 
Edital completo:
Disponível no site: www.institutoaocp.org.br
 
Acesse o link e garanta sua participação:
https://link.institutoaocp.org.br/portal-candidato-publico/formulario-inscricao/index.jsp?concurso=672

 

 

Família procura por jovem desaparecida há mais de dez dias

Escrito por  |  Sexta, 28 Novembro 2025 18:37  |  Publicado em Policial
 
 
Uma jovem identificada como Daniele Aparecida, de 26 anos, está desaparecida desde a última quarta-feira, dia 12 de novembro de 2025. A família e amigos pedem a colaboração de toda a comunidade para localizar Daniele. A tia de Daniele foi quem entrou em contato com a reportagem da Folha.
 
Daniele foi vista pela última vez saindo do distrito de Brumadinho conhecido como Fundão, com destino ao centro de Brumadinho.
O itinerário planejado da jovem era de Brumadinho para a Rodoviária de Belo Horizonte, onde ela pegaria um segundo ônibus com destino a Rio Vermelho.
 
No momento em que desapareceu, Daniele vestia:
* Uma calça moletom preta
* Uma camisa vermelha
 
Ela estava carregando:
* Uma bolsa de costa preta
* Uma mala roxa
 
De acordo com o comunicado da família, Daniele possui cicatrizes bem visíveis no braço, um detalhe crucial que pode auxiliar na sua identificação.
 
Como Ajudar
Se você viu Daniele Aparecida ou possui qualquer informação que possa levar ao seu paradeiro, é fundamental entrar em contato imediatamente.
Telefones para contato:
* (31) 98810-5133
* (31) 9908-10142
 
A família reitera o apelo: "Por favor, divulguem o máximo que puderem, vamos ajudar a achar a Dani..." A colaboração de todos é essencial. Ajude a compartilhar esta informação.
 
 
 
 
Na manhã desta quarta-feira (26) o pai de Laudicéa Dias da Silva, guanhanense desaparecida há mais de 30 dias, entrou em contato com a reportagem da Folha, pedindo ajuda para encontrar a filha, que se mudou há cerca de um ano para São Paulo – SP.
 
Sr. Francisco Dias da Silva, contou à reportagem, que recentemente Laudicéa, de 43 anos, separou-se do companheiro com quem morava e passou a morar sozinha. Mas foi ele quem teve a última notícia do paradeiro dela, e que inclusive chegou a registrar um Boletim de Ocorrência, preocupado com o sumiço. Ela foi vista pela última vez no dia 22 de outubro.
 
O pai de Laudicéa contou ainda que sempre mantinha contato telefônico com a filha, mas ela teve o celular roubado e isso dificultou o acesso. Ele também teve notícias de que ela estaria no BRAZ.
 
Se você tiver alguma notícia do paradeiro de Laudicéa Dias da Silva, entre em contato com a reportagem da Folha pelo (33) 9883-0101, ou com o pai da guanhanense, Sr. Francisco Dias da Silva, pelo (33) 9 9704-1583.

 

 

Pagina 1 de 197

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato