Saúde

Saiba como será oferta de vacina que previne bronquiolite em bebês

Escrito por  |  Quinta, 27 Novembro 2025 18:25  |  Publicado em Saúde
 
 
O Ministério da Saúde anunciou que mulheres grávidas poderão receber a partir de dezembro a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causador de bronquiolite em bebês. O imunizante será oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a gestantes a partir da 28ª semana da gestação.
 
O primeiro lote, com 673 mil doses da vacina, já começou a ser distribuído aos estados. A orientação do ministério é que, com a chegada das doses às unidades básicas de saúde (UBS), as equipes verifiquem e atualizem a situação vacinal de gestantes, incluindo ainda a imunização contra a covid-19 e a influenza, já que a vacina contra o VSR pode ser administrada junto a outras doses. Na rede particular, o imunizante pode sair por até R$ 1,5 mil.
 
Como funciona a vacina?
A bronquiolite é causada principalmente por infecções virais, sendo o VSR o agente infeccioso mais comum. Acomete principalmente crianças menores de 2 anos, causando dificuldade para respirar, febre e tosse.
 
A vacina que será oferecida às gestantes oferece proteção imediata a recém-nascidos, reduzindo a necessidade de hospitalizações quando os bebês são infectados pelo vírus sincicial.
 
De acordo com estudos, a vacinação materna demonstrou uma eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros 90 dias após o nascimento.
 
Quem pode se vacinar?
Todas as gestantes, a partir da 28ª semana de gravidez. Não há restrição de idade para a mãe. A recomendação é tomar dose única a cada nova gestação.
 
Bronquiolite
O vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e por 40% dos casos de pneumonia entre crianças com até 2 anos.
 
Como a maioria dos casos é provocado por infecção viral, não há tratamento específico para bronquiolite. O manejo é feito apenas com base no tratamento de sinais e sintomas e incluem terapia de suporte, suplementação de oxigênio, hidratação e uso de broncodilatadores, sobretudo quando há chiado evidente.
 
 

Guanhães vai realizar Dia D contra o Aedes Aegypti

Escrito por  |  Quarta, 26 Novembro 2025 18:50  |  Publicado em Saúde
 
 
A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar nesta semana o Dia D da ação Minas Unida no Combate ao Aedes. Na sexta-feira (28), vai haver uma caminhada de mobilização na Rua Odilon Behrens, com concentração na Praça JK, às 09h.
 
Agentes de saúde e endemias estarão presentes levando informações sobre prevenção e cuidados contra o mosquito.
 
No Sábado, 29 de novembro, é dia de um grande mutirão de limpeza!
As equipes vão passar pelos bairros: Nova União, Miguel e Almas, Vista Alegre, Pito e AOD Pereira, recolhendos materiais que acumulam água e podem virar criadouros do Aedes.
 
Os moradores dessa localidade devem separar pneus velhos, garrafas, latas, vasos, baldes e qualquer objeto parado no seu quintal.

 

 
 
 
A saúde dos animais é um dos fatores que mais influenciam na produtividade da pecuária. Com um rebanho saudável, o produtor reduz perdas, evita gastos com medicamentos e garante melhores resultados na produção de leite e carne. A Emater-MG orienta que o manejo sanitário seja parte do planejamento de todas as propriedades, com atenção constante à vacinação, prevenção de doenças e controle de parasitas.
 
Os cuidados começam logo após o nascimento do bezerro. O fornecimento do colostro nas primeiras horas de vida é considerado uma das medidas mais importantes, pois garante imunidade inicial contra várias doenças. Outro procedimento essencial é a cura do umbigo, feita com álcool iodado, para evitar infecções e complicações no recém-nascido.
 
A vacinação é um dos principais instrumentos de prevenção. No caso da brucelose, a imunização de bezerras entre três e oito meses é obrigatória e deve ser feita por médico veterinário ou profissional credenciado. Já a vacina contra a raiva deve ser aplicada anualmente.
 
Também é recomendada a vacinação contra as clostridioses, conjunto de enfermidades que causam a morte súbita de animais, como tétano, botulismo e outras.
 
Além das vacinas, o controle de parasitas é outro ponto fundamental do manejo sanitário. O carrapato bovino, por exemplo, afeta diretamente a produção e pode transmitir doenças graves.
 
No caso das verminoses, é recomendado o uso de vermífugos de largo espectro e a rotação de pastagens.
 
Entre as doenças mais comuns em vacas leiteiras está a mamite — inflamação do úbere que reduz a produção e a qualidade do leite. A higiene na ordenha é a melhor forma de prevenção. O uso da caneca de fundo escuro e a realização periódica do teste CMT (Califórnia Mamite Teste) permitem identificar os primeiros sinais da doença, evitando prejuízos maiores.
 
Para o coordenador Técnico Estadual da Emater-MG, o zootecnista Manoel Lúcio Pontes Morais, o manejo sanitário é um investimento indispensável para o sucesso da pecuária. “Quando o produtor segue as orientações técnicas, garante o bem-estar dos animais, mantém a produtividade e melhora o resultado econômico da propriedade”, conclui.
 
As orientações detalhadas sobre o tema estão reunidas na cartilha “Manejo Sanitário de Bovinos”, elaborada pela Emater-MG. O material está disponível para consulta e download gratuito na Livraria Virtual da empresa, no site www.emater.mg.gov.br. (Por Agência Minas/Edição Folha)

 

 

Anvisa suspende marcas de glitters e pós decorativos usados em doces e bolos

Escrito por  |  Quinta, 13 Novembro 2025 20:33  |  Publicado em Saúde
 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a comercialização e determinou o recolhimento nesta quinta-feira (13) de diversos glitters e pós decorativos comumente usados em confeitaria, devido à presença de materiais plásticos e também da presença do ingrediente desconhecido “metal de transição laminado atômico 99” em alguns. A decisão foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União.
 
Entre os produtos suspensos, estão: Glitter Glow e Glitter Shine da marca Iceberg Chef; Flocos de Ouro, de Prada e Rose Gold, Pó de ouro, Pó para decoração e Brilho para decoração da marca Jeni Joni; Glitter para Decoração da marca Jady Confeitos e Glitter Para Decoração da marca Glitz, da empresa Fab.
 
Os produtos Glitter Glow e Glitter Shine, da marca Iceberg Chef, tiveram suspensas a comercialização, propaganda, distribuição e fabricação. A agência justificou a ação devido à presença de materiais plásticos de diversas cores e a indicação para o uso deles como ingrediente em alimentos, conforme evidenciado no site da empresa e em plataformas de comércio eletrônico.
 
Os seguintes produtos da marca Jeni Joni (Nadja F de Almeida Confeitos) também foram suspensos:
 
Flocos de Ouro, de Prada e Rose Gold
Pó de ouro
Pó para decoração
Brilho para decoração glitter
 
A agência justificou que há presença de materiais plásticos nos produtos, além de "metal de transição laminado atômico 99", nos produtos "Flocos de Ouro", "Flocos de Prata" e "Flocos Rose Gold". O órgão afirmou que há indicação dos produtos (de diversas cores) para uso como ingrediente em alimentos no site da empresa e determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação e propaganda dos mesmos.
 
Glitter para Decoração da marca Jady Confeitos
 
O produto Glitter para Decoração da marca Jady Confeitos também teve suspensas a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso devido à presença de materiais plásticos. A agência também afirmou que havia indicação para uso como ingrediente em alimentos, conforme evidenciado no site da empresa.
 
Glitter Para Decoração da marca Glitz, da empresa Fab
 
Também foi suspensa a comercialização devido à presença de materiais plásticos no produto Glitter Para Decoração da marca Glitz, da empresa Fab Industria e Comercio de Produtos para Artes e Festas Ltda. A Anvisa determinou a o recolhimento e a suspensão de comercialização, distribuição, fabricação e propaganda do produto.

 

 

DIA D – NOVEMBRO AZUL EM GUANHÃES

Escrito por  |  Quarta, 12 Novembro 2025 19:44  |  Publicado em Saúde
 
A Prefeitura Municipal de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está promovendo ações do Dia D do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata.
 
A partir desta quarta-feira (12), as Unidades Básicas de Saúde vão ofertar
consultas médicas; solicitação de exame laboratorial- PSA (a critério médico); palestra com orientações sobre saúde do homem; avaliação odontológica e conferência cartão de vacina.
 
Confira o cronograma:
 
12 de Novembro – Bela Vista – 14h às 20h
13 de Novembro – Pito, Nações e Gafurina Farias – (Pito e Nações: horário estendido 14h às 20h. Gafurina e Farias: horário comercial).
14 de Novembro – Nossa Senhora Aparecida (07h às 20h)
18 de Novembro – Sapucaia (Horário Comercial)
19 de Novembro – Amazonas e Alvorada (Amazonas: horário estendido - 14h às 20h. Alvorada: horário comercial)
25 de Novembro – Agroder – 14h às 20h.
26 de Novembro – Centro I II e III – Horário Comercial
27 de Novembro – Correntinho – Horário Comercial

 

 
 
Após ser adiado em razão das chuvas, a partida especial com atletas 50+ em alusão ao Novembro Azul será realizada no próximo sábado (15). O encontro promovido pelo município de Guanhães visa reforçar a importância da prevenção e dos cuidados com a saúde masculina.
 
O evento acontece no Estádio Municipal Eliazito de Sena de 13h às 17h e além do futebol, às 16h, haverá oferta de serviços de saúde:
 
- Avaliação dos atletas
- Espaço kids com brinquedos infláveis
- Testes rápidos (sífilis, HIV e hepatites)
- Aferição de pressão e glicemia
- Cálculo de IMC e circunferência abdominal
- Solicitação do exame PSA (marcador de próstata)
 
Participe ou incentive a participação de quem você ama.

 

 

 

 

O mês de novembro marca a campanha de conscientização sobre a saúde do homem, especialmente a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, o segundo tipo mais comum entre homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país registrou mais de 70 mil casos por ano no triênio 2023-2025, com estimativa de 17 mil mortes anuais em decorrência da doença. Isso mostra a importância de uma abordagem mais ampla e integrada sobre o tema.

 

Infelizmente, o tabu em torno do exame preventivo ainda é um dos maiores obstáculos ao diagnóstico precoce da doença. Levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia mostra que 46% dos homens com mais de 40 anos só procuram o médico quando apresentam sintomas, o que reduz as chances de cura.

 

Segundo o Inca, os exames de rotina em pessoas assintomáticas não é indicado, a decisão deve ser tomada entre médico e paciente com base no histórico familiar e na avaliação individual.

 

Mais do que campanha voltada ao exame preventivo, Novembro Azul propõe reflexão sobre o autocuidado em sua totalidade. Para especialistas, a saúde masculina deve ser compreendida de forma integrada, considerando hábitos de vida, alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e, sobretudo, atenção à saúde mental.

 

O movimento, iniciado na Austrália em 2003 e ampliado globalmente, se fortalece a cada ano no Brasil como símbolo de conscientização e mudança de comportamento.

 

 

 

Governo de Minas mobiliza todo o estado para Dia D de combate ao Aedes aegypti

Escrito por  |  Segunda, 03 Novembro 2025 19:09  |  Publicado em Saúde
 
 
Antecipar para prevenir. Essa é a estratégia do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), no enfrentamento às arboviroses, com foco especial na dengue, zika e chikungunya.
 
Desde 2023, o estado vem intensificando ações preventivas antes do período sazonal, quando os casos tendem a aumentar. O mês de novembro marca o auge da campanha Minas Unida contra o Aedes. Durante todo o período, os municípios realizam mutirões de limpeza, orientações à população, ações educativas e recolhimento de materiais que acumulam água parada, potenciais criadouros do mosquito.
 
O ponto alto da campanha será o Dia D, em 29/11, quando os municípios devem organizar atividades de conscientização, mobilização social e mutirões comunitários de limpeza com apoio das unidades regionais de Saúde da SES-MG. A data simboliza o engajamento conjunto entre poder público e sociedade na luta contra o mosquito.
Resultados percebidos
 
Desde a adoção da estratégia de antecipação, os resultados são expressivos. Houve redução de 90% nos casos de dengue entre 2023 e 2024. A projeção para 2025 é de melhora contínua, à medida que as ações se consolidam. (Agência Minas/Edição Folha)

 

 

Anvisa proíbe duas substâncias utilizadas em produtos para unhas

Escrito por  |  Quinta, 30 Outubro 2025 18:36  |  Publicado em Saúde
 
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou nessa quarta-feira (29/10) uma nova resolução que proíbe o uso de duas substâncias químicas em produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes. A medida foi aprovada na reunião da diretoria colegiada.
 
As substâncias proibidas são o TPO, e o DMPT, também conhecido como DMTA. Esses ingredientes podem estar presentes em produtos usados para fazer unhas artificiais em gel ou esmaltes em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta (UV) ou LED.
 
Segundo a Anvisa, a decisão é uma medida para proteger a saúde das pessoas que utilizam esses produtos e os profissionais que trabalham com eles. A agência aponta que estudos internacionais em animais confirmaram que as substâncias apresentam riscos:
 
DMPT: classificado como uma substância que pode causar câncer em humanos.
TPO: classificado como tóxico para a reprodução, podendo prejudicar a fertilidade.
 
Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados aqui. A proibição das duas substâncias se aplica a qualquer produto cosmético.
 
A resolução estabelece os seguintes prazos para a retirada desses produtos do mercado:
 
- Imediatamente: a partir da publicação da norma, fica proibida a fabricação, a importação e a concessão de novos registros ou notificações para produtos que contenham TPO ou DMPT.
 
Prazo para o comércio: as empresas e estabelecimentos têm 90 dias para parar de vender (comercializar) ou utilizar os produtos que já estão no mercado. Após 90 dias: passado esse prazo, todos os registros e notificações desses produtos serão cancelados pela Anvisa. As empresas responsáveis deverão realizar o recolhimento daqueles que ainda estiverem em lojas e distribuidoras.

 

 

Pagina 1 de 118

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato