Saúde

 
 
Nos dias 12 e 13 de setembro, uma equipe do Hemominas de Diamantina estará em Sabinópolis para realizar coletas de doação de sangue. Portanto, se você já é um doador, ou se deseja começar a se voluntariar nesta causa, agende-se e compareça.
 
A ação será realizada no PSF Cristal, situado na Avenida Cristal, n° 153, em Sabinópolis. Na sexta-feira (12) haverá coleta para 60 doadores, de 07h às 13h. Já no sábado (13), poderão comparecer um limite de 50 doadores, e as coletas serão realizadas entre 07h e 12h.
 
Para ser um doador de sangue, o requisito básico é ter entre 16 e 69 anos (com a primeira doação até 60 anos), pesar no mínimo 50 kg, ter boas condições de saúde, estar alimentado e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, é fundamental não ter consumido álcool nas últimas 12 horas, estar descansado e não ter tido tatuagens ou piercings há menos de 6 meses.
 
 
 
 
A tarde desta segunda-feira, 1º de setembro, foi um marco para a saúde de Guanhães e região, com a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional), instalado na sede do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, no Bairro Amazonas.
 
A Solenidade contou com a presença de autoridades municipais e regionais, representantes de entidades e empresas, e da comunidade em geral, além de funcionários que já atuam no SAMU da região.
 
Estiveram presentes o Prefeito de Guanhães, Evandro Lott e alguns de seus secretários, entre eles o Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Ramos Claro; vereadores do Legislativo guanhanense; o Prefeito de Itabira, que é também o Presidente do Cisurg-MG – Consórcio que gerencia o SAMU 192, Marco Antônio Lage, que veio acompanhado de seu vice, o Médico Nefrologista, Dr. Marco Antônio Gomes; o Presidente da GRS de Itabira, Maurício Marques. Além de prefeitos de cidades da região, como Virginópolis, Sabinópolis, Carmésia, Dores de Guanhães e Dom Joaquim e o Ex prefeito de Guanhães Osvaldo de Castro
 
Marcaram presença também a provedora da Associação Nossa Senhora do Carmo, mantenedora do Hospital Regional Imaculada Conceição, Albina Maria Martins; o Diretor do HIC, Tales Carvalho; o Juiz titular do foro da Comarca de Guanhães, Dr. Otávio Scaloppe; o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Comarca de Guanhães, Dr. Álvaro Calazans, a Delegada Regional de Polícia Civil, Dra Liliam De Calles; a Superintendente Regional de Ensino, Kelly Guerra; o Presidente da APAC Guanhães, Marcio Oliveira; além de representantes de outras instituições da cidade, como a Coopercentro, Sicoob Credicemn, Banco do Nordeste, Grupo Univida, entre outras.
 
A implantação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Guanhães e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG), que vai beneficiar não só Guanhães, mas outras cidades da região: Sabinópolis, Dores de Guanhães, Materlândia, Virginópolis, Dom Joaquim, Senhora do Porto e Carmésia, que agora passam a contar com uma resposta rápida, eficaz e humanizada em situações de urgência e emergência.
 
O serviço funcionará 24 horas por dia, com equipes de plantão e troca de turnos, garantindo atendimento rápido e eficiente em situações de urgência e emergência.
 
Para acionar o SAMU, ligue gratuitamente para o número 192 de qualquer telefone fixo ou celular. A Central de Regulação avaliará o caso e orientará as primeiras medidas até a chegada da equipe.

 

 
 
 
Coloridos e modernos, eles são extremamente nocivos: os cigarros eletrônicos, ou vapes, podem causar lesões pulmonares graves e oferecem até seis vezes mais riscos que o cigarro comum. O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que reforça a importância da prevenção, especialmente entre adolescentes, no Dia Nacional de Combate ao Fumo, lembrado na última sexta-feira (29).
 
Os prejuízos do tabagismo são amplamente conhecidos graças às campanhas de conscientização promovidas ao longo das últimas décadas. Já os malefícios do vape ainda geram muitas dúvidas, mas o consenso científico é claro: o produto é nocivo e perigoso. “Não é só sabor com vapor e aromas: os cigarros eletrônicos causam muitos danos para a saúde”, destaca Nayara Resende Pena, coordenadora dos Programas de Promoção da Saúde da SES-MG.
 
Criado nos anos 2000, com design moderno e aspecto tecnológico, o cigarro eletrônico ganhou força sobretudo entre adolescentes e jovens. A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2019, mostrou que 16,8% dos estudantes de 13 a 17 anos já haviam experimentado o dispositivo.
 
“O vape parece inofensivo, mas é 100% perigoso”, reforça Frederico Thadeu Campos, médico pneumologista. Isso porque, embora muitas vezes exale apenas um vapor inodoro, ele carrega substâncias altamente tóxicas, como nicotina, metais pesados e compostos químicos associados a lesões pulmonares graves.
 
Principais doenças associadas ao uso de vape
 
Entre os principais riscos está a Evali (termo derivado do irglês), uma síndrome reconhecida como lesão pulmonar aguda provocada pelo uso do cigarro eletrônico. Ela se diferencia da pneumonia por não ser uma infecção, mas uma inflamação severa, que pode causar dificuldade para respirar, tosse, dor no peito e até complicações em outros órgãos.
 
“O diagnóstico exige uma anamnese bem feita, já que os sintomas podem confundir médicos e pacientes”, explica Campos. Duas substâncias frequentemente ligadas à Evali são o Tetrahidrocanabinol (THC) e o acetato de vitamina E.
 
Em março deste ano, o Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (Inca) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicou a Nota Técnica Conjunta nº 233/2025, orientando profissionais de saúde a registrarem corretamente os casos de Evali nas Declarações de Óbito.
 
Foi criado, inclusive, um código específico para a síndrome (U07.0) no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), o que permitirá consolidar dados mais confiáveis sobre as mortes relacionadas ao uso de cigarros eletrônicos.
 
No Brasil, a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e até mesmo a propaganda de DEF são proibidas desde 2009, com reforço em 2024 pela Resolução nº 855 da Diretoria Colegiada da Anvisa.
 
 
 
 
 
 
Após dois dias fechada para mudança de endereço, a Farmácia Central do município de Guanhães passa a funcionar a partir desta quinta-feira (28) na Rua Barão do Rio Branco, nº 239 – Centro, em frente à Secretaria Municipal de Saúde.
 
O horário de atendimento será de segunda à sexta-feira, de 07h às 16h.

 

 

Falta de consultas regulares aumenta chance de doenças graves na visão

Escrito por  |  Quarta, 27 Agosto 2025 19:21  |  Publicado em Saúde
 
 
A falta de consultas oftalmológicas regulares pode levar ao atraso no diagnóstico e, consequentemente, no tratamento de doenças oculares graves e irreversíveis, incluindo glaucoma, catarata, retinopatia diabética, degenerações e mesmo tumores. O alerta é do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
 
Em nota, a entidade alerta que, sem as chamadas consultas regulares, onde o paciente passa por exames preventivos, o risco aumenta, enquanto o diagnóstico tardio reduz as chances de cura ou de êxito nos tratamentos oftalmológicos.
 
De acordo com o CBO, a primeira consulta do bebê deve ocorrer entre os 6 meses e o primeiro ano de vida, com o objetivo de detectar e tratar qualquer falha no desenvolvimento visual da criança. Uma nova consulta deve ser entre os 3 e os 6 anos.
 
Adolescentes de 12 a 18 anos também devem passar por avaliação oftalmológica completa enquanto adultos a partir dos 40 anos devem agendar consultas anuais. “Em caso de diagnóstico de doenças, a periodicidade necessária deve ser determinada pelo médico oftalmologista”, completou a entidade.
 
Entre os fatores de risco para problemas de visão a serem relatados durante as consultas estão a presença de doenças crônicas como diabetes, hipertensão e condições reumatológicas, além do histórico familiar de qualquer tipo de transtorno ocular. (Por Agência Brasil)

 

 

Saiba mais sobre a instalação do SAMU em Guanhães

Escrito por  |  Quarta, 27 Agosto 2025 19:15  |  Publicado em Saúde
 
 
A partir do dia 1º de setembro, o município de Guanhães passa a contar com uma estrutura própria do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional), que será instalada na sede do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, localizado na Avenida Ciro Nunes, nº 547, bairro Amazonas.
 
A implantação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Guanhães e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG), fortalecendo a rede de urgência e emergência para toda a região.
 
O serviço funcionará 24 horas por dia, com equipes de plantão e troca de turnos, garantindo atendimento rápido e eficiente em situações de urgência e emergência. A frota contará com uma Unidade de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
 
A equipe é formada por motorista, médico, enfermeiro e recepcionista, preparados para oferecer atendimento de qualidade à população.
 
A estrutura física dispõe de três dormitórios, sala de estar, banheiros, copa, sala para expurgos, DML (Depósito de Material de Limpeza) e abrigo para oxigênio, oferecendo condições adequadas para o funcionamento contínuo do serviço.
 
Para acionar o SAMU, o munícipe deve ligar gratuitamente para o número 192, disponível em qualquer telefone fixo ou celular. A chamada é atendida pela Central de Regulação, que avalia a situação e orienta sobre as primeiras medidas até a chegada da equipe.
 
Os atendimentos terão início logo após a inauguração, que será realizada no dia 1º de setembro, às 15h, na Avenida Ciro Nunes, nº 547, bairro Amazonas (local da base). (Por ASCOM Guanhães/Edição Folha)

 

 
 
 
Agosto é o mês dedicado à promoção e apoio ao aleitamento materno. A campanha Agosto Dourado reforça que amamentar é um ato de amor e de cuidado com a vida, além de uma escolha que protege o meio ambiente, reduz resíduos e promove equidade social.
 
Produzido naturalmente, entregue na medida certa e sem embalagens, o leite materno é o alimento mais completo para os primeiros meses de vida e o mais sustentável.
 
Diversas ações são realizadas em todo país, visando reforçar a conscientização sobre a importância da amamentação, tanto para a mãe, quanto para o bebê. Em Guanhães, um momento de acolhimento, informação e troca de experiência será proporcionado às gestantes e demais pessoas que se interessarem sobre o assunto.
 
O evento será realizado na Câmara Municipal de Vereadores na próxima semana, 29 de agosto, às 14h, e vai contar com palestra especial sobre a importância do aleitamento materno; roda de conversa com troca de experiências; acolhimento e escuta com a equipe de saúde; encontro entre futuras mamães e profissionais, fortalecendo vínculos e apoio mútuo.

 

 
 
 
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) publicam nessa segunda-feira (4) a cartilha Saúde Ocular na Infância. O material inclui temas como cuidados com a conjuntivite e o terçol, uso correto de óculos e maquiagem infantil.
 
“Com o retorno às aulas, o material oferece a familiares e educadores orientações práticas e seguras para cuidar da visão das crianças e adolescentes”, destacou o CBO em nota.
 
A cartilha conta com seis seções que abordam desde o desenvolvimento visual do bebê e da criança até orientações sobre exames oftalmológicos.
 
Conjuntivite e terçol
A seção Quadros Oculares Comuns apresenta condições frequentes que podem afetar os olhos das crianças. A conjuntivite viral, de acordo com a publicação, causa vermelhidão, coceira e secreção nos olhos. Para aliviar os sintomas, recomenda-se o uso de compressas frias e boa higiene, evitando o compartilhamento de objetos pessoais.
 
Já para o terçol, uma espécie de elevação ou bolinha dolorosa encontrada na pálpebra, a recomendação é aplicar compressas mornas e massagear a região suavemente.
 
Outro problema comum citado na publicação é a obstrução do canal lacrimal, que se manifesta pelo lacrimejamento constante, sobretudo em bebês. Massagens suaves no canto dos olhos, de acordo com o CBO, ajudam a desobstruir o canal. Se o problema persistir após o primeiro ano de vida ou apresentar complicações, a orientação é procurar ajuda médica.
 
Telas
Outro destaque da cartilha trata do impacto do uso excessivo de telas na saúde ocular de crianças. Para evitar o cansaço da vista e problemas a longo prazo, a recomendação é evitar exposição a telas antes dos 2 anos e limitar o uso em até três horas diárias na adolescência.
 
“A regra 20-20-20, a cada 20 minutos de tela, olhar para algo a seis metros de distância por 20 segundos, é uma prática recomendada para aliviar o esforço visual. Além disso, atividades ao ar livre, com exposição solar indireta, ajudam no desenvolvimento saudável da visão”, detalhou o CBO.
 
Acidentes domésticos
A cartilha orienta ainda para o uso de óculos de proteção durante atividades manuais, além de cuidados ao manusear objetos cortantes e atenção ao armazenamento de produtos químicos fora do alcance das crianças.
 
Para crianças que utilizam óculos ou lentes de contato, o acompanhamento médico periódico é citado pela cartilha como essencial para ajustar a graduação e garantir o uso correto e seguro.
 
Números
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 80% dos casos de cegueira infantil poderiam ser prevenidos ou tratados por meio do diagnóstico precoce.
 
De acordo com o CBO, problemas de refração como miopia, hipermetropia e astigmatismo são comuns na infância e podem atingir de 1,44% a 18,63% das crianças, dependendo da região e do tipo de alteração visual.
 
“Quando não tratados, esses casos podem evoluir para quadros mais graves, como baixa visão ou até mesmo cegueira”, alertou o conselho.
 
Cuidados
O CBO alerta que muitos desses problemas não apresentam sintomas claros no início. Pais e professores, segundo a entidade, devem ficar atentos a sinais como dificuldade para enxergar a lousa, aproximação excessiva de livros e telas e dores de cabeça frequentes.
 
Marcos visuais
A entidade destaca ainda marcos visuais que ajudam a identificar possíveis problemas:
 
- desde o primeiro mês de vida, por exemplo, o bebê já deve ser capaz de fixar o olhar por alguns segundos;
- aos 3 meses, o bebê deve acompanhar objetos com o olhar;
- aos 9 meses, o bebê deve reconhecer rostos familiares e reagir a expressões faciais.
“Se a criança não atingir esses marcos ou apresentar sinais como desalinhamento constante dos olhos e reflexo esbranquiçado na pupila, é essencial buscar um oftalmologista.”
 
“Mesmo sem sintomas ou sinais de anormalidade, o exame oftalmológico completo é indicado ao menos duas vezes na infância: entre os 6 e 12 meses e entre os 3 e 5 anos. O desalinhamento constante dos olhos em qualquer idade ou intermitente após os 4-6 meses pode indicar estrabismo e também deve ser avaliado”, completou o CBO. (Agência Brasil

 

 

Meta de cadastros para doação de medula óssea é atingida em Guanhães

Escrito por  |  Segunda, 04 Agosto 2025 18:30  |  Publicado em Saúde
 
A manhã do último sábado (02) em Guanhães foi marcada por um show de solidariedade guanhanense: a comunidade abraçou a causa e compareceu em peso para realizar o cadastro para doação de medula óssea. A ação organizada por voluntários, aconteceu na E.E Odilon Behrens, em prol do guanhanense Léo, diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda.
 
Segundo os organizadores, o REDOME - Instituto responsável pelo procedimento, concedeu 120 cadastros para Guanhães e em menos de uma hora, essa meta foi alcançada. Entretanto, cerca de 150 pessoas realizaram o pré-cadastro e estão na fila de espera, aguardando uma nova coleta que deve ser realizada em breve.

 

 

CADASTRO PARA DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


A doação de medula óssea é um procedimento seguro e sem dor. Um doador compatível pode estar em qualquer lugar do mundo. O processo é simples e rápido: é coletado apenas 5 ml do seu sangue para realizar o cadastro.


Caso você seja um doador compatível, o REDOME entrará em contato para conversar sobre o seu desejo e disponibilidade de seguir no processo, revisar seus dados cadastrais e avaliar sua saúde. A doação só acontece quando a equipe médica tem certeza do seu bom estado de saúde.


Mesmo que você não tenha participado da ação em Guanhães, se você tem entre 18 e 35 anos e deseja realizar o cadastro, basta se dirigir a qualquer Hemocentro. O mais próximo é em Diamantina, R. da Glória, 469.


Pagina 1 de 114

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato