Saúde

Rádio lidera confiança entre os meios de comunicação, aponta pesquisa

Escrito por  |  Quarta, 16 Abril 2025 15:45  |  Publicado em Saúde

 

Uma pesquisa realizada pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável no Brasil, sendo considerado confiável por 81% dos entrevistados, à frente da TV fechada (75%) e da mídia impressa (68%). Segundo Marília Stabile, presidente do conselho da Ponto Map, essa confiança se deve ao caráter democrático e acessível do rádio.
Apesar disso, apenas 47% usam o rádio com frequência, enquanto as redes sociais, acessadas por 74%, têm menor índice de confiança (41%). O excesso de informação e a falta de verificação nas redes impulsionam a busca por fontes mais confiáveis.

Os principais fatores que influenciam a confiança na mídia são: uso de fontes confiáveis (51%), clareza na apresentação (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo (31%) e reputação do veículo (21%). Já os motivos de desconfiança incluem falta de fontes (44%), títulos sensacionalistas (36%) e viés ideológico (31%).

A pesquisa também destacou que a Geração Z (18 a 24 anos) é mais analítica, recorrendo à imprensa tradicional para checagem de fatos. O estudo ouviu 2.051 pessoas em todo o país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

Escrito por  |  Sexta, 11 Abril 2025 19:14  |  Publicado em Saúde
 
 
Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) tiveram um crescimento entre crianças pequenas, segundo o novo boletim InfoGripe, divulgado nesta quinta-feira (10) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A alta nas hospitalizações é associada ao vírus sincicial respiratório (VSR), causador da bronquiolite, cuja incidência ocorre em praticamente todo o país e tende a crescer no outono e no inverno.
 
O estudo é referente à Semana Epidemiológica de 30 de março a 5 de abril, e também alerta para os primeiros indícios de crescimento dos casos de SRAG por influenza, o vírus da gripe. Esse aumento ocorre especialmente no Mato Grosso do Sul, onde as hospitalizações pelo vírus têm atingido jovens, adultos e idosos.
 
De acordo com a pesquisadora do Programa de Computação Científica da Fiocruz, Tatiana Portela, com o início de aumento dos casos de influenza no Mato Grosso do Sul, é fundamental que todas as pessoas dos grupos prioritários, crianças de seis meses a seis anos, assim como gestantes e idosos, se imunizem contra o vírus.
 
“Especialmente as pessoas dos grupos prioritários que moram nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste, onde a campanha de vacinação contra o vírus já começou”, explicou.
 
Em nota, Tatiana reforça ainda a importância de, “em caso de aparecimento de sintomas de gripe ou resfriado, sair de casa usando máscara, assim como dentro de locais fechados e com maior aglomeração de pessoas e nos postos de saúde”.
 
Por Agência Brasil Imgem : Internet 

 

 

Caderneta de Saúde da Criança ganha versão digital; saiba como acessar

Escrito por  |  Sexta, 11 Abril 2025 19:11  |  Publicado em Saúde
 
 
O Ministério da Saúde lançou, nesta quinta-feira (10), a Caderneta Digital de Saúde da Criança, integrada ao aplicativo Meu SUS Digital. A plataforma permite o acompanhamento do bem-estar e do desenvolvimento por meio de duas áreas de atenção: registros de saúde e cuidados da família.
 
As mães, pais e responsáveis por essas crianças continuarão a ter acesso à caderneta na versão física, de papel, entregue nas unidades básicas de saúde. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defendeu que a documentação na versão digital traz praticidade.
 
"Aquela situação em que o pai ou a mãe chega à unidade de saúde ou à escola e esquece a caderneta física agora está resolvida — ela [caderneta da criança estará disponível no aplicativo. A outra [vantagem] é que a caderneta digital terá mensagens ativas, ou seja, vai enviar alertas para o responsável informando que chegou a hora de vacinar ou de tomar uma dose de reforço”,
 
Para acessar a Caderneta Digital de Saúde da Criança já disponível no Meu SUS Digital, é necessário que tanto o responsável quanto a criança possuam contas ativas no site de serviços do governo federal, o Gov.br.
 
Por Agência Brasil
 
 
Para marcar o Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7/4), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), anuncia o lançamento da Linha de Cuidado à Pessoa Adulta com Sobrepeso e Obesidade, que tem como objetivo qualificar o atendimento destes usuários na Atenção Primária à Saúde de todos os municípios mineiros.
 
A meta é estruturar a assistência e desenhar o itinerário dos usuários na Rede de Atenção à Saúde, promovendo ações de promoção à saúde, orientação, prevenção, tratamento clínico, vigilância alimentar e nutricional, com atuação de uma equipe multidisciplinar. Além disso, os usuários poderão ser encaminhados para a cirurgia bariátrica, caso a indicação seja necessária.
 
“Em junho deste ano faremos um seminário para oficializar o lançamento da Linha de Cuidado e vamos iniciar a qualificação dos profissionais de saúde de todos os níveis de atenção e dos gestores municipais de saúde, o que consideramos um passo primordial para que o projeto dê certo”, destaca a referência técnica da Coordenação de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável e Atividade Física da SES-MG, Nathália Ribeiro.
 
O projeto prevê assistência longitudinal e multiprofissional ao paciente, cuidado compartilhado, estratificação de risco, abordagem individual, familiar, coletiva e transversal, ações de vigilância alimentar e nutricional, promoção da saúde, prevenção do sobrepeso e da obesidade com orientações sobre alimentação saudável e prática de atividade física.
 
Por Agência Minas
 
 
Começou nesta segunda-feira, 7 de abril, a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 90% dos grupos prioritários.
 
A vacina de 2025 protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e tipo B. Pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional. A imunização é eficaz para reduzir de 60% a 70% dos casos graves e óbitos causados pela gripe.
Vacinação em Guanhães
 
Em Guanhães, a campanha segue o cronograma nacional. Até o momento, o município recebeu 8% das doses previstas. O Dia “D” de vacinação será em 10 de maio, segundo informou Camila Alves, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.
 
No município, devem procurar as unidades de saúde:
• Idosos a partir de 60 anos
• Crianças de 0 até 5 anos, 11 meses e 29 dias
• Gestantes
 
Atendimento domiciliar está sendo disponibilizado para idosos acamados ou com dificuldade de locomoção, desde que previamente autorizados. Nestes casos, é necessário agendamento na unidade de saúde mais próxima.
A vacina é gratuita, segura e fundamental para a prevenção de casos graves da gripe.
 
 
 
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que garante, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), tratamento odontológico para reconstrução e reparação dentária de mulheres vítimas de agressões que tenham causado danos à sua saúde bucal. O texto foi publicado nesta quinta-feira (3) no Diário Oficial da União.
 
Estão incluídos procedimentos de:
 
Reconstrução
Próteses
Tratamentos estéticos e ortodônticos, entre outros serviços.
O atendimento odontológico previsto na Lei nº 15.116/2025 será garantido, prioritariamente, em clínicas e hospitais públicos ou conveniados ao SUS.
 
Para acesso ao Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, a mulher deverá apresentar documentos que comprovem a situação de violência. Os critérios de acesso ao programa ainda serão definidos em regulamentação pelo governo federal.
 
A lei também permite parcerias com instituições de ensino e pesquisa, sempre que necessário, para aprimorar os serviços oferecidos.
 
O programa, segundo o governo, além de proporcionar atendimento prioritário e gratuito para a recuperação da saúde bucal, tem o objetivo de “devolver o mínimo de dignidade às vítimas”. O texto foi aprovado no início de março pelo Congresso Nacional.
 
“Estudos indicam que em mais de 60% dos casos de agressão contra a mulher no âmbito doméstico, a face é o principal alvo. As sequelas deixadas no rosto, e sobretudo na boca, causam impactos que ultrapassam os danos físicos. Os efeitos dessas agressões encontram reflexos no campo emocional da vítima, atingindo sua autoestima e minando a confiança necessária para a reestruturação social e profissional”, explicou o governo, em comunicado.
Por Agência Brasil

Dia Mundial da Saúde em Guanhães: Cuidar de Você é Cuidar do Futuro!

Escrito por  |  Sexta, 04 Abril 2025 18:39  |  Publicado em Saúde
 
 
Hoje, a Prefeitura de Guanhães, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu um evento especial na Praça JK em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, com o tema “Cuidar de Você é Cuidar do Futuro!”. A iniciativa buscou conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde e incentivar hábitos que garantam uma melhor qualidade de vida para todos.
 
 
Durante o evento, a população teve acesso gratuito a diversos serviços importantes para a prevenção e promoção da saúde, incluindo:
• Aferição de pressão arterial
• Medição de glicemia capilar
• Testes rápidos para ISTs
• Prevenção do câncer de boca
• Prática de atividade física orientada por profissionais
 
Além disso, houve palestras educativas, com destaque para o alerta sobre doenças cardiovasculares que, cada vez mais, vêm atingindo pessoas jovens. Foi ressaltada a importância da prevenção e diagnóstico precoce de condições como hipertensão, diabetes e colesterol alto, que muitas vezes não apresentam sintomas, mas podem ser fatais.
 
 
Outro ponto essencial abordado foi a imunização. Os profissionais presentes reforçaram a necessidade de manter o cartão de vacinação atualizado, lembrando que as vacinas são uma das formas mais eficazes de evitar doenças graves.
 
 
A Prefeitura de Guanhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, agradeceu o apoio recebido das autoridades do Executivo e Legislativo presentes, bem como das Secretarias de Cultura e Obras, que contribuíram significativamente para o sucesso do evento.
PRESENÇAS REGISTRADAS :
Vice prefeito Paulo de Tarso
Vereador Mauro Caneco
Coordenadora da odontologia Sabrina Bicalho Coelho
Camila Alves Coordenadora vigilância epidemiológica
Coordenadora da e-mute Lana
Coordenadora da atenção primária Rose Moreira
Coordenador do caps Hugo Lages
4° e 5° Ano da Escola Padre Café
Professoras Eledia, Sônia, Natália supervisora Sthefany
monitora Alice
Coordenadora Aniele CCDIP
Músicos João Paulo e Rogério
 
 
O reconhecimento também se estendeu aos coordenadores, Agentes Comunitários de Saúde, profissionais da área de Endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, cirurgiões-dentistas, e às equipes do CCDIP, CMAIS e CAPS, cuja dedicação foi essencial para o êxito desta iniciativa.
 
O evento só foi possível graças à presença e participação ativa da comunidade de Guanhães. A Prefeitura manifestou seu sincero agradecimento a todos os cidadãos que prestigiaram as atividades, reforçando que o compromisso com a saúde é um trabalho coletivo.
 
 
Cuidar da saúde é investir em um futuro melhor. Parabéns, Guanhães, pelo envolvimento e dedicação!

 

 

Juiz suspende norma que autoriza farmacêuticos a prescreverem remédios

Escrito por  |  Quarta, 02 Abril 2025 18:47  |  Publicado em Saúde
 
A Justiça Federal em Brasília decidiu nesta segunda-feira (31) suspender a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autorizou farmacêuticos a prescreverem medicamentos. A decisão foi motivada por uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
 
Na decisão, o juiz federal Alaôr Piacini afirmou que a resolução do CFF que autorizou a medida invade as atividades privativas dos médicos.
"O balcão de farmácia não é local para se firmar um diagnóstico nosológico de uma doença, porque o farmacêutico não tem competência técnica, profissional e legal para tal procedimento", afirmou o magistrado.
O juiz também acrescentou que somente os médicos têm competência legal e técnica para fazer diagnósticos e receitar tratamento terapêutico.
Para fundamentar a decisão, o magistrado citou a Lei 12.842, de 2013, conhecida como Lei do Ato Médico.
 
"Verifica-se da referida lei que somente o médico tem competência legal e formação profissional para diagnosticar e, na sequência, indicar o tratamento terapêutico para a doença, após a realização do diagnóstico nosológico, processo pelo qual se determina a natureza de uma doença, mediante o estudo de sua origem, evolução, sinais e sintomas manifestos", afirmou.
 
Alaôr Piacini também ressaltou casos de diagnóstico inadequado divulgados pela imprensa.
 
"É fato incontroverso que a imprensa noticia, quase diariamente, mortes e deformações estéticas, com repercussão para a vida toda da pessoa, em tratamentos realizados por profissionais da área da saúde que não são médicos e passam a realizar procedimentos sem a formação técnica adequada", completou.
 
De acordo com a Resolução 5/2025 do CFF, o farmacêutico está autorizado a prescrever medicamentos, incluindo os de venda sob prescrição, renovar prescrições e prescrever medicamentos em atendimento à pessoa sob risco de morte iminente.
 
Para o Conselho Federal de Medicina, os farmacêuticos não têm atribuição legal e preparação técnica para definir tratamentos.
 
Por Agência Brasil

 

 
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que realizará uma consulta pública para revisar a regulamentação que trata de produtos derivados da cannabis. A decisão foi tomada na ultima quinta-feira, 26 de março, pela diretoria colegiada da agência. A consulta, que deve ser publicada em breve, permitirá que qualquer interessado apresente suas contribuições por meio de um link online.
A proposta de revisão visa atualizar e aprimorar as normas já estabelecidas pela Anvisa, incluindo questões como boas práticas de fabricação, vias de administração, publicidade de produtos, validade da autorização sanitária, prescrição, dispensação, importação de insumos para produção nacional e rotulagem dos produtos. A minuta de resolução ficará aberta por 60 dias, durante os quais as contribuições da sociedade serão analisadas para a elaboração de um novo regulamento.
De acordo com o relator do processo, Rômison Rodrigues Mota, a regularização dos produtos derivados da cannabis é essencial para garantir a “comprovação da qualidade mínima” necessária desses produtos. A regulamentação clara, segundo Mota, é fundamental para assegurar a segurança e a eficácia desses produtos para os consumidores.
Atualmente, no Brasil, os produtos derivados de cannabis podem ser regularizados em duas categorias distintas: como medicamentos, que devem seguir rigorosos protocolos de comprovação de eficácia e segurança, ou como produtos de cannabis, com um processo simplificado. Até o momento, a Anvisa aprovou um medicamento de cannabis e regularizou 36 produtos derivados da planta.
A Resolução da Diretoria Colegiada 327/2019 é a principal norma que regulamenta esses produtos no país, estabelecendo as regras para que possam ser autorizados e comercializados no varejo farmacêutico. Além disso, a Anvisa também aprovou a abertura de um processo regulatório para revisar a Resolução RDC 660/2022, que trata da importação excepcional de produtos de cannabis para uso pessoal.
A consulta pública representa uma oportunidade para que a sociedade participe ativamente na construção de um novo modelo regulatório que atenda tanto às necessidades de saúde pública quanto ao mercado crescente de produtos derivados da cannabis.
Por Agência Brasil

Pagina 1 de 110

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato