Uma pesquisa realizada pela Ponto Map em parceria com a V-Tracker revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável no Brasil, sendo considerado confiável por 81% dos entrevistados, à frente da TV fechada (75%) e da mídia impressa (68%). Segundo Marília Stabile, presidente do conselho da Ponto Map, essa confiança se deve ao caráter democrático e acessível do rádio.
Apesar disso, apenas 47% usam o rádio com frequência, enquanto as redes sociais, acessadas por 74%, têm menor índice de confiança (41%). O excesso de informação e a falta de verificação nas redes impulsionam a busca por fontes mais confiáveis.
Os principais fatores que influenciam a confiança na mídia são: uso de fontes confiáveis (51%), clareza na apresentação (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo (31%) e reputação do veículo (21%). Já os motivos de desconfiança incluem falta de fontes (44%), títulos sensacionalistas (36%) e viés ideológico (31%).
A pesquisa também destacou que a Geração Z (18 a 24 anos) é mais analítica, recorrendo à imprensa tradicional para checagem de fatos. O estudo ouviu 2.051 pessoas em todo o país, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
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