Uma nova vacina brasileira contra o zika vírus se mostrou segura e eficaz em testes com camundongos e pode ser uma aliada importante na prevenção da doença.
Os resultados do estudo com o imunizante desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da USP foram publicados na revista científica "NPJ Vaccines".
Além de demonstrar a eficácia da vacina nos animais, o imunizante também protegeu os roedores de danos cerebrais e testiculares associados à infecção pelo vírus.
A pesquisa, que contou com financiamento da Fapesp, realizou testes em camundongos geneticamente modificados e mais suscetíveis ao vírus, induzindo a produção de anticorpos nos animais. Também foram investigados os efeitos da infecção em diversos órgãos dos roedores, como cérebro, rins, fígados, ovários e testículos.
Tecnologia da vacina
A vacina desenvolvida pelos pesquisadores da USP usa uma tecnologia conhecida como partículas semelhantes ao vírus (VLP, na sigla em inglês). Ou seja, diferentemente dos imunizantes mais tradicionais, o material genético do vírus não é utilizado na produção.
De acordo com o pesquisador, o desenvolvimento de vacinas contra a zika é desafiador porque o vírus se parece com quatro sorotipos da dengue e cocircula no mesmo ambiente de transmissão. A semelhança faz com que os anticorpos possam confundir uma doença com a outra.
Zika vírus no Brasil
O zika vírus foi identificado no Brasil pela primeira vez em 2015. Pertencente à mesma família dos vírus da dengue e da febre amarela, o zika é endêmico de alguns países da África e do sudeste da Ásia.
Assim como os vírus da dengue e do chikungunya, a doença também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
A prevenção, portanto, segue as mesmas regras aplicadas a essas doenças. Evitar a água parada, que os mosquitos usam para se reproduzir, é a principal medida. Os principais sintomas são febre intermitente, erupções na pele, coceira e dor muscular. A evolução é benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em um período de 3 até 7 dias.
Deixe um comentário