Neste sábado (30), será realizado em Guanhães o Dia D da Campanha contra a gripe, que é também o dia do início da vacinação. De acordo com o setor de Vigilância Epidemiológica, todas as unidades de saúde do município, estarão a espera da população alvo, de 8h às 16h30min.
A data foi escolhida pelo Ministério da Saúde como Dia D de mobilização em todo o país. Devem receber a dose crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde, Indígenas; Privados de liberdade e funcionários do sistema prisional.
No caso das pessoas com comorbidades, é indispensável a apresentação da receita médica com justificativa para a vacinação. A vacinação também estará disponível para este público no sábado (30).
Segundo a coordenadora do setor de vigilância epidemiológica, Neusa Mendes, como a vacina será distribuída em remessas, os PSFs podem ficar sem elas antes das 16h30min, caso os lotes acabem antes deste horário.
A coordenadora informou que a meta da campanha é vacinar 7.540 pessoas no município, entre elas, 1947 crianças com menos de cinco anos; 430 trabalhadores da saúde; 354 gestantes; 58 puépuras; 3685 idosos e 1066 pessoas com comorbidades.
Não foi informada a meta de vacinação para indígenas, funcionários do sistema prisional e privados de liberdade.
Ainda de acordo com a Vigilância Epidemiológica, caso a chuva continue amanhã, as unidades de Farias e Taquaral não devem abrir devido ao acesso complicado aos distritos. Caso isso ocorra, a população desses locais devem receber a vacina na segunda (02).
Por Folha
Deixe um comentário