Começa neste domingo (1º) a primeira fase da campanha de vacinação do rebanho bovino e bubalino (búfalos) contra a febre aftosa. A imunização dos animais nesta etapa é obrigatória independentemente da idade.
De acordo com a Veterinária do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), do Escritório Seccional de Guanhães, Paula Campos, os proprietários de gado devem ficar atentos, uma vez que a campanha será realizada até o último dia do mês de maio, e quem comprar a vacina no dia 1º de junho já será multado. O valor da multa, segundo a profissional, corresponde ao valor de R$ 75,27 por cabeça de gado não vacinado.
O Escritório Seccional do IMA de Guanhães é responsável pela fiscalização dos gados nos municípios de Guanhães, Senhora do Porto, Dores de Guanhães e Carmésia.
A expectativa é que no Brasil, 23,9 milhões de cabeças sejam vacinadas até o fim do período.
Vacinação
De acordo com o gerente de Defesa Sanitária Animal do IMA, Guilherme Costa Negro Dias, o produtor rural deve adquirir a vacina em estabelecimentos registrados para o comércio de produtos de uso veterinário, apresentando no ato da compra o nº do CPF do produtor rural.
Ele também informa que após a compra é fundamental a correta conservação da vacina, que deverá sempre estar numa temperatura entre dois e oito graus centígrados, de forma a garantir sua eficácia na imunização do rebanho.
Os produtores deverão adquirir a vacina dentro do mês de maio e terão até 10 de junho para comprovar a vacinação dos animais perante o IMA.
Sobre a Febre Aftosa
A febre aftosa é uma doença viral altamente transmissível e que pode se espalhar rapidamente se medidas de controle e erradicação não forem implementadas desde a sua detecção. Entre os sintomas estão febre, aftas na boca, lesões nas tetas e entre as unhas. Os animais infectados babam, mancam, arrepiam o pelo e param de comer e beber, com queda na produção de carne e leite.
Por Folha com informações Hoje em Dia
Foto: Reprodução Internet
Deixe um comentário