Policial

Polícia Militar prende mil foragidos com auxílio do reconhecimento facial

Escrito por  |  Quinta, 06 Novembro 2025 15:35  |  Publicado em Policial
 
 
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) alcançou o número de mil prisões de foragidos da Justiça por meio do Sistema de Reconhecimento Facial, tecnologia que tem se mostrado uma aliada estratégica no combate à criminalidade no estado. Entre os crimes cometidos por eles estão tráfico de drogas, homicídio, roubo, violência doméstica e estupro.
 
A tecnologia tem sido utilizada desde o início de 2025 para identificar pessoas que possuem mandados de prisão em aberto. Câmeras inteligentes, com reconhecimento facial, estão instaladas em Bases de Segurança e no sistema de videomonitoramento, conhecido como “Olho Vivo”.
 
O sistema capta e processa as imagens em tempo real, comparando-as com o banco de dados de mandados de prisão da PMMG. Ao identificar um foragido, a central de monitoramento aciona, de imediato, as equipes de patrulhamento preventivo para a abordagem e prisão.
 
De acordo com o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, a utilização da tecnologia reforça o compromisso da Polícia Militar de Minas Gerais com a inovação, a eficiência e a proteção da sociedade, contribuindo para a redução da criminalidade e a promoção de um ambiente mais seguro para todos os mineiros.
 
"O Sistema de Reconhecimento Facial consiste em uma patrulha de monitoramento cibernético, que ampliou os olhares da segurança pública no estado. A ferramenta apoia o serviço operacional, viabilizando intervenções mais assertivas e com custo reduzido, uma vez que a inovação tecnológica foi desenvolvida pela própria PMMG”, destacou. (Por Agência Minas/Edição Folha)
 
 

Homem condenado por tráfico de Drogas em Peçanha é preso no Espírito Santo

Escrito por  |  Quarta, 05 Novembro 2025 20:03  |  Publicado em Policial
 
 
Um homem de 45 anos, condenado por homicídio e tráfico de drogas na região de Peçanha, foi preso, nessa terça-feira (4/11), em uma ação conjunta das polícias civis de Minas Gerais (PCMG) e do Espírito Santo (PCES), com a Polícia Militar do estado capixaba (PMES). O foragido foi localizado no município de São Roque do Canaã (ES), após intenso trabalho de inteligência e integração policial.
 
O homem, que cumpria pena estabelecida em mais de 30 anos de prisão, estava foragido desde uma saída temporária concedida pela Justiça. Mesmo nessa condição, ele continuava exercendo influência sobre o tráfico local, articulando atividades criminosas a partir de outros estados. Ainda com base em levantamentos de inteligência realizados pela PCMG, foi identificado que ele mantinha possível vínculo com uma facção criminosa sediada no Rio de Janeiro.
 
“A integração entre as polícias de Minas Gerais e do Espírito Santo foi fundamental para o êxito da operação. Essa parceria mostra que o crime não tem fronteiras e que a atuação conjunta das forças de segurança é essencial para garantir que foragidos perigosos sejam localizados e presos”, afirmou o delegado da PCMG Marceleandro Clementino da Silva, responsável pela investigação.

Polícia Militar impede furto no Centro de Guanhães

Escrito por  |  Terça, 04 Novembro 2025 18:24  |  Publicado em Policial
 
 
Nessa segunda-feira (03) a Polícia Militar agiu rapidamente e impediu um furto em um estabelecimento comercial na região central de Guanhães.
 
Segundo as informações divulgadas, os militares foram acionados para averiguar denúncia de furto em andamento em uma papelaria localizada na Rua Odilon Behrens. No local, uma funcionária relatou que um indivíduo apresentou atitude suspeita e fugiu ao perceber que estava sendo observado.
 
Durante rastreamento, o suspeito foi localizado nas proximidades da Praça Néria Coelho Guimarães, carregando uma caixa. Ao notar a aproximação da equipe policial, tentou se esconder em um estabelecimento, sendo abordado em seguida.
 
Com o autor, foram apreendidos produtos furtados em comércios da região, incluindo itens infantis e de maquiagem, além de uma pistola de brinquedo. O indivíduo possui histórico de ocorrências relacionadas a crimes patrimoniais.
 
O material apreendido foi entregue na Delegacia de Polícia Civil, e o suspeito foi conduzido para as providências cabíveis. (Fonte: PMMG)

 

 
 
 
O autor de três dos furtos registrados foi preso
 
A Polícia Militar registrou cinco furtos de celular e carteira durante o primeiro dia de evento em celebração aos 150 anos de Guanhães. Segundo as informações divulgadas pelo Tenente Douglas, Comandante da 100 Cia de Polícia, o autor de três desses furtos foi preso pela PM.
 
A Polícia Militar orienta que as pessoas fiquem atentas e que não deixem celulares, carteiras e objetos de valor nos bolsos e sobre os balcões no momento de consumir ou comprar comidas e bebidas.

 

 

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva em Guanhães

Escrito por  |  Segunda, 13 Outubro 2025 18:21  |  Publicado em Policial
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nessa quinta-feira (9/10), em Guanhães, no Vale do Rio Doce, mandado de prisão preventiva contra um homem, de 48 anos, investigado por descumprimento de medida protetiva de urgência.
 
A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município após a vítima, ex-companheira do investigado, denunciar que vinha sendo coagida a se retratar do pedido de proteção. Diante das novas provas apresentadas, a PCMG representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Poder Judiciário.
 
Segundo as apurações, o suspeito não apenas violava a ordem de afastamento, como também ameaçava e intimidava a vítima, indicando uma progressão da violência. Em um dos episódios relatados, ele teria abordado a mulher em um estabelecimento comercial e exigido, diante de uma testemunha, que ela solicitasse a revogação da medida judicial.
 
De acordo com a delegada regional em Guanhães, Liliam Fernandes de Cales, o descumprimento de medidas protetivas é uma conduta grave, que demanda resposta imediata das forças de segurança. “A Polícia Civil tem atuado de forma rigorosa e constante para coibir esse tipo de prática e assegurar a efetiva proteção das vítimas de violência doméstica”, destacou.
 
O delegado Junio Silva Almeida, responsável pelo procedimento policial, reforçou ainda que a prisão foi essencial para interromper o ciclo de violência e preservar a integridade da vítima e de seus familiares. “A medida garante segurança à mulher e reafirma o compromisso da instituição com o enfrentamento desse tipo de violência”, afirmou.
 
O investigado foi preso e encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
 
Por Polícia Civil de Guanhães

 

 
 
 
Em Virginópolis, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, nessa quinta-feira (2/10), um homem de 19 anos pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.
 
A ação, realizada pela equipe da Delegacia em Virginópolis, ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Na residência do suspeito, os policiais encontraram dez tabletes de maconha e uma arma de fogo do tipo garrucha, guardados em uma gaveta de uso pessoal.
 
Segundo as investigações, a droga seria destinada à comercialização durante o tradicional evento religioso de Divinolândia de Minas, que atrai grande público ao longo da semana. Há indícios de que o suspeito teria se associado a outras pessoas para distribuir os entorpecentes durante o festival.
 
Além das substâncias ilícitas e da arma, foram apreendidos aparelhos celulares, que passarão por perícia com o objetivo de identificar contatos e apurar a participação de outros envolvidos.
As investigações seguem em andamento.
 
Por Polícia Civil de Guanhães

 

 

Suspeito de estupro de vulnerável é preso pela PCMG em Peçanha

Escrito por  |  Quarta, 01 Outubro 2025 15:50  |  Publicado em Policial

 

Nessa segunda-feira (29/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu temporariamente um homem, de 34 anos, em Peçanha, investigado pelo crime de estupro de vulnerável.

O caso chegou ao conhecimento da PCMG em abril deste ano, quando a vítima, atualmente com 17 anos, acompanhada da responsável legal, procurou a delegacia no município. De acordo com as apurações, os abusos teriam ocorrido quando a vítima tinha cerca de 9 anos.

Os levantamentos policiais incluíram a utilização da escuta especializada, essencial à apuração do caso. O delegado responsável pelo inquérito, Marceleandro Clementino da Silva, explica que a elucidação de crimes dessa natureza não necessariamente depende da temporalidade. “Muitas vezes tratam-se de atos cometidos há algum tempo e que só chegam ao conhecimento das autoridades posteriormente. Quando isso acontece, é dever da Polícia Civil investigar e responsabilizar os suspeitos, especialmente quando as vítimas são menores”, detalhou.

Após os procedimentos de polícia judiciária, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça. As investigações continuam.

 
 
Na última segunda-feira (8/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu uma reunião, por videoconferência, com cerca de 40 profissionais de saúde — entre médicos, enfermeiros e diretores de hospitais — das cidades de Guanhães, São João Evangelista, Peçanha, Sabinópolis e Guanhães.
 
Na oportunidade foram tratados casos de óbitos. O encontro foi conduzido pelo médico-legista Silvio Tibo e pelo delegado em São João Evangelista, Robert Salles, que apresentaram a distinção entre mortes naturais e violentas, destacando a responsabilidade legal pela emissão da Declaração de Óbito em cada situação.


 
Foram analisados oito casos fictícios, o que permitiu debates práticos após a explanação da legislação vigente. Os médicos participantes esclareceram dúvidas, especialmente sobre óbitos em domicílio e a emissão do documento. Silvio Tibo orientou que a conduta deve considerar o histórico clínico, o prontuário médico e a verificação de eventuais lesões externas.
 
O profissional ressaltou ainda que, em situações de incerteza, os profissionais devem contatar o delegado da circunscrição e o médico-legista responsável. Também foram repassadas orientações técnicas sobre o correto preenchimento da Declaração de Óbito.


 
O delegado Robert Salles enfatizou a importância do fortalecimento do diálogo institucional entre a PCMG e a rede de saúde, como meio de aprimorar práticas e sanar dúvidas. Ressaltou, ainda, a necessidade de prontuários médicos completos e legíveis, já que informações incompletas ou de difícil leitura podem comprometer análises criminais, sobretudo em autos de constatação indireta.


 
A reunião reforçou a importância do apoio mútuo com foco na segurança jurídica, clareza de atribuições e integração institucional em benefício da sociedade. (Fonte: PCMG/Edição Folha)

 

 

Polícia Penal de Minas reforça segurança prisional com 18 novos drones

Escrito por  |  Quarta, 10 Setembro 2025 18:22  |  Publicado em Policial
 
O Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) da Polícia Penal de Minas Gerais recebeu 18 novas aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, em um investimento de cerca de R$ 840 mil viabilizado por emendas parlamentares. Os equipamentos vão modernizar as ações de segurança, ampliar a vigilância dos perímetros prisionais e coibir tentativas de fuga e entrada de ilícitos nas unidades prisionais.
 
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG),
Rogério Greco, e o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, estiveram presentes na entrega das aeronaves.
 
"A aquisição demonstra nosso compromisso com a gestão eficiente. Estamos direcionando recursos para o que realmente funciona. As aeronaves ampliarão nossa capacidade de vigilância e inteligência. É um passo prático para um sistema de segurança mais forte e para um estado mais seguro," disse o secretário Greco.
 
Para o diretor de Segurança Externa do Depen-MG, Gleidson Tavares, os novos equipamentos vão muito além de ferramentas tecnológicas de modernização e aperfeiçoamento das ações de inteligência da polícia penal.
“Os drones fortalecem a proteção das unidades, dão melhores condições de atuação aos policiais penais e garantem mais segurança para toda a sociedade mineira”, avalia.
 
Inicialmente, sete unidades prisionais receberão, cada uma, uma aeronave, que não são reveladas, por estratégia de segurança. Já o Sistema Integrado de Segurança e Patrulhamento Aéreo (Sispaer) receberá dois equipamentos, para utilizar em suas atividades cotidianas. As demais aeronaves serão distribuídas de acordo com a necessidade de cada região. (Agência Minas

 

 

Pagina 1 de 196

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato