Policial

Polícia Civil prende homem por descumprir medida protetiva em Guanhães

Escrito por  |  Segunda, 13 Outubro 2025 18:21  |  Publicado em Policial
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nessa quinta-feira (9/10), em Guanhães, no Vale do Rio Doce, mandado de prisão preventiva contra um homem, de 48 anos, investigado por descumprimento de medida protetiva de urgência.
 
A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município após a vítima, ex-companheira do investigado, denunciar que vinha sendo coagida a se retratar do pedido de proteção. Diante das novas provas apresentadas, a PCMG representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Poder Judiciário.
 
Segundo as apurações, o suspeito não apenas violava a ordem de afastamento, como também ameaçava e intimidava a vítima, indicando uma progressão da violência. Em um dos episódios relatados, ele teria abordado a mulher em um estabelecimento comercial e exigido, diante de uma testemunha, que ela solicitasse a revogação da medida judicial.
 
De acordo com a delegada regional em Guanhães, Liliam Fernandes de Cales, o descumprimento de medidas protetivas é uma conduta grave, que demanda resposta imediata das forças de segurança. “A Polícia Civil tem atuado de forma rigorosa e constante para coibir esse tipo de prática e assegurar a efetiva proteção das vítimas de violência doméstica”, destacou.
 
O delegado Junio Silva Almeida, responsável pelo procedimento policial, reforçou ainda que a prisão foi essencial para interromper o ciclo de violência e preservar a integridade da vítima e de seus familiares. “A medida garante segurança à mulher e reafirma o compromisso da instituição com o enfrentamento desse tipo de violência”, afirmou.
 
O investigado foi preso e encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
 
Por Polícia Civil de Guanhães

 

 
 
 
Em Virginópolis, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu em flagrante, nessa quinta-feira (2/10), um homem de 19 anos pelos crimes de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo.
 
A ação, realizada pela equipe da Delegacia em Virginópolis, ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Na residência do suspeito, os policiais encontraram dez tabletes de maconha e uma arma de fogo do tipo garrucha, guardados em uma gaveta de uso pessoal.
 
Segundo as investigações, a droga seria destinada à comercialização durante o tradicional evento religioso de Divinolândia de Minas, que atrai grande público ao longo da semana. Há indícios de que o suspeito teria se associado a outras pessoas para distribuir os entorpecentes durante o festival.
 
Além das substâncias ilícitas e da arma, foram apreendidos aparelhos celulares, que passarão por perícia com o objetivo de identificar contatos e apurar a participação de outros envolvidos.
As investigações seguem em andamento.
 
Por Polícia Civil de Guanhães

 

 

Suspeito de estupro de vulnerável é preso pela PCMG em Peçanha

Escrito por  |  Quarta, 01 Outubro 2025 15:50  |  Publicado em Policial

 

Nessa segunda-feira (29/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu temporariamente um homem, de 34 anos, em Peçanha, investigado pelo crime de estupro de vulnerável.

O caso chegou ao conhecimento da PCMG em abril deste ano, quando a vítima, atualmente com 17 anos, acompanhada da responsável legal, procurou a delegacia no município. De acordo com as apurações, os abusos teriam ocorrido quando a vítima tinha cerca de 9 anos.

Os levantamentos policiais incluíram a utilização da escuta especializada, essencial à apuração do caso. O delegado responsável pelo inquérito, Marceleandro Clementino da Silva, explica que a elucidação de crimes dessa natureza não necessariamente depende da temporalidade. “Muitas vezes tratam-se de atos cometidos há algum tempo e que só chegam ao conhecimento das autoridades posteriormente. Quando isso acontece, é dever da Polícia Civil investigar e responsabilizar os suspeitos, especialmente quando as vítimas são menores”, detalhou.

Após os procedimentos de polícia judiciária, o investigado foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça. As investigações continuam.

 
 
Na última segunda-feira (8/9), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu uma reunião, por videoconferência, com cerca de 40 profissionais de saúde — entre médicos, enfermeiros e diretores de hospitais — das cidades de Guanhães, São João Evangelista, Peçanha, Sabinópolis e Guanhães.
 
Na oportunidade foram tratados casos de óbitos. O encontro foi conduzido pelo médico-legista Silvio Tibo e pelo delegado em São João Evangelista, Robert Salles, que apresentaram a distinção entre mortes naturais e violentas, destacando a responsabilidade legal pela emissão da Declaração de Óbito em cada situação.


 
Foram analisados oito casos fictícios, o que permitiu debates práticos após a explanação da legislação vigente. Os médicos participantes esclareceram dúvidas, especialmente sobre óbitos em domicílio e a emissão do documento. Silvio Tibo orientou que a conduta deve considerar o histórico clínico, o prontuário médico e a verificação de eventuais lesões externas.
 
O profissional ressaltou ainda que, em situações de incerteza, os profissionais devem contatar o delegado da circunscrição e o médico-legista responsável. Também foram repassadas orientações técnicas sobre o correto preenchimento da Declaração de Óbito.


 
O delegado Robert Salles enfatizou a importância do fortalecimento do diálogo institucional entre a PCMG e a rede de saúde, como meio de aprimorar práticas e sanar dúvidas. Ressaltou, ainda, a necessidade de prontuários médicos completos e legíveis, já que informações incompletas ou de difícil leitura podem comprometer análises criminais, sobretudo em autos de constatação indireta.


 
A reunião reforçou a importância do apoio mútuo com foco na segurança jurídica, clareza de atribuições e integração institucional em benefício da sociedade. (Fonte: PCMG/Edição Folha)

 

 

Polícia Penal de Minas reforça segurança prisional com 18 novos drones

Escrito por  |  Quarta, 10 Setembro 2025 18:22  |  Publicado em Policial
 
O Grupamento de Patrulha Aérea (Gpaer) da Polícia Penal de Minas Gerais recebeu 18 novas aeronaves remotamente pilotadas, popularmente conhecidas como drones, em um investimento de cerca de R$ 840 mil viabilizado por emendas parlamentares. Os equipamentos vão modernizar as ações de segurança, ampliar a vigilância dos perímetros prisionais e coibir tentativas de fuga e entrada de ilícitos nas unidades prisionais.
 
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp-MG),
Rogério Greco, e o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Leonardo Badaró, estiveram presentes na entrega das aeronaves.
 
"A aquisição demonstra nosso compromisso com a gestão eficiente. Estamos direcionando recursos para o que realmente funciona. As aeronaves ampliarão nossa capacidade de vigilância e inteligência. É um passo prático para um sistema de segurança mais forte e para um estado mais seguro," disse o secretário Greco.
 
Para o diretor de Segurança Externa do Depen-MG, Gleidson Tavares, os novos equipamentos vão muito além de ferramentas tecnológicas de modernização e aperfeiçoamento das ações de inteligência da polícia penal.
“Os drones fortalecem a proteção das unidades, dão melhores condições de atuação aos policiais penais e garantem mais segurança para toda a sociedade mineira”, avalia.
 
Inicialmente, sete unidades prisionais receberão, cada uma, uma aeronave, que não são reveladas, por estratégia de segurança. Já o Sistema Integrado de Segurança e Patrulhamento Aéreo (Sispaer) receberá dois equipamentos, para utilizar em suas atividades cotidianas. As demais aeronaves serão distribuídas de acordo com a necessidade de cada região. (Agência Minas

 

 

Mais uma pessoa é presa suspeita de estupro de vulnerável em Peçanha

Escrito por  |  Quarta, 27 Agosto 2025 19:19  |  Publicado em Policial
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Polícia de Peçanha, cumpriu na tarde dessa terça-feira (26/08) mais um mandado de prisão em desfavor de um homem de 30 anos, investigado pela prática do crime de estupro de vulnerável.
 
Na manhã de segunda-feira (25/08), a vítima, uma adolescente de 12 anos, compareceu à unidade policial acompanhada de familiar. Diante da gravidade dos relatos e da condição de vulnerável foi realizada imediatamente a escuta especializada, nos termos da Lei nº 13.431/2017, com apoio da rede de proteção.
 
Segundo as informações da Polícia Civil, o depoimento foi consistente, documentado e reforçado por relatórios psicológicos que já indicavam sofrimento intenso, inclusive com risco de autoextermínio da vítima.
 
A partir dos elementos colhidos, a Autoridade Policial representou pela prisão temporária, que foi deferida pelo Poder Judiciário. Com brevidade a Polícia Civil conseguiu efetivar a prisão do investigado, demonstrando a celeridade e a eficiência no atendimento e na resposta estatal.
A prisão integra os desdobramentos da Operação Luz da Verdade (Lucas 12:2). A operação é fruto das ações do Maio Laranja, campanha nacional voltada ao enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, e tem como objetivo dar voz às vítimas, romper o silêncio e garantir responsabilização criminal dos agressores.
 
A Polícia Civil de Minas Gerais reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes, assegurando investigações céleres e eficazes e atuando com rigor contra crimes sexuais. Casos como este reforçam a mensagem de que não há mais espaço para a impunidade e o silêncio: todo abuso será investigado e responsabilizado.
 
“Podemos perceber que as ações repentinas de combate a tais crimes têm encorajado vítimas e familiares a buscar socorro estatal a tais delitos, sinal que nossa atuação tem sido eficaz” comentou o delgado de polícia Marceleandro Clementino da Silva. (Fonte: Polícia Civil – Peçanha – via Podw)

 

 

PEÇANHA: POLÍCIA CIVIL PRENDE DOIS HOMENS POR ESTUPRO DE VULNERAVEL

Escrito por  |  Quinta, 21 Agosto 2025 18:33  |  Publicado em Policial
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nesta semana, dois mandados de prisão contra dois homens, de 33 e 62 anos, investigados pelo crime de estupro de vulnerável em uma comunidade rural de Peçanha, região do Vale do Rio Doce. As prisões ocorreram nos dias 18 e 19 de agosto e integram a operação Luz da Verdade, deflagrada em 14 de agosto.
 
As investigações tiveram início a partir de denúncias recebidas e levantamentos realizados no âmbito do Maio
Laranja, campanha nacional de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
 
A operação também integra as campanhas nacionais
Amparo e Shamar, reforçando o compromisso da PCMG no combate a crimes que vitimizam mulheres, crianças e adolescentes, com foco na proteção dos mais vulneráveis e na responsabilização dos autores.
O delegado Marceleandro Clementido da Silva destacou a relevância da ação: "As prisões realizadas reforçam o compromisso da Polícia Civil com a proteção dos mais vulneráveis. Estamos atuando de forma atenta tanto nas áreas urbanas quanto nas comunidades rurais, garantindo que a lei seja cumprida e que os responsáveis por crimes tão graves sejam devidamente responsabilizados".
Após os procedimentos legais, os suspeitos foram conduzidos à Delegacia de Polícia em Peçanha e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
 
 
“Lei Maria da Penha e pacote antifeminicídio na investigação criminal” é o curso oferecido pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) para capacitar toda a população no enfrentamento da violência doméstica e familiar no estado. O curso, oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), é gratuito. As inscrições vão até esta terça, dia 19/8, e devem ser feitas neste link.
 
O curso, que está em sua 2ª edição, já qualificou 1.430 servidores da PCMG com especialistas que atuam na temática. O objetivo é conhecer, discutir e analisar os conceitos de gênero e violência.
 
Além disso, o público terá a oportunidade de compreender os processos de encaminhamento de problemas relacionados com as violências de gênero e contra as mulheres em situação de vulnerabilidade ou hipervulnerabilidade. As aulas estarão disponíveis na plataforma EaD da Acadepol de 25/8 a 3/9 de 2025.
 
Em 2025, a PCMG capacitou cerca de 3,8 mil servidores na temática violência de gênero e práticas humanizadas de atendimento a vítimas de violência sexual e outras formas de assédio. Entre a qualificação dos servidores, está a formação de facilitadores na condução dos grupos reflexivo-responsabilizantes do Programa Dialogar, voltado a homens autores de violência doméstica.

 

 

Condenado por latrocínio em Guanhães é preso após mais de dez anos

Escrito por  |  Terça, 12 Agosto 2025 19:05  |  Publicado em Policial
 
 
A Polícia Civil de Minas Gerais cumpriu nessa segunda-feira (11) um mandado de prisão contra um homem condenado por latrocínio cometido em 2011, em Guanhães. O crime envolveu roubo seguido de morte e teve grande repercussão na época.
 
Segundos as informações da Polícia Civil, o homem estava foragido desde 2023 e foi localizado na zona rural do município durante investigações feitas pela equipe da delegacia local. A ação resultou na captura do condenado após levantamentos que apontaram seu paradeiro.
 
Após a prisão, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhado ao sistema prisional. Ele permanece à disposição da Justiça para cumprir a pena determinada.

 

 

Pagina 1 de 195

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato