A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) cumpriu, nessa quinta-feira (9/10), em Guanhães, no Vale do Rio Doce, mandado de prisão preventiva contra um homem, de 48 anos, investigado por descumprimento de medida protetiva de urgência.
A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) no município após a vítima, ex-companheira do investigado, denunciar que vinha sendo coagida a se retratar do pedido de proteção. Diante das novas provas apresentadas, a PCMG representou pela prisão preventiva, que foi deferida pelo Poder Judiciário.
Segundo as apurações, o suspeito não apenas violava a ordem de afastamento, como também ameaçava e intimidava a vítima, indicando uma progressão da violência. Em um dos episódios relatados, ele teria abordado a mulher em um estabelecimento comercial e exigido, diante de uma testemunha, que ela solicitasse a revogação da medida judicial.
De acordo com a delegada regional em Guanhães, Liliam Fernandes de Cales, o descumprimento de medidas protetivas é uma conduta grave, que demanda resposta imediata das forças de segurança. “A Polícia Civil tem atuado de forma rigorosa e constante para coibir esse tipo de prática e assegurar a efetiva proteção das vítimas de violência doméstica”, destacou.
O delegado Junio Silva Almeida, responsável pelo procedimento policial, reforçou ainda que a prisão foi essencial para interromper o ciclo de violência e preservar a integridade da vítima e de seus familiares. “A medida garante segurança à mulher e reafirma o compromisso da instituição com o enfrentamento desse tipo de violência”, afirmou.
O investigado foi preso e encaminhado ao sistema prisional, ficando à disposição da Justiça.
Por Polícia Civil de Guanhães
Deixe um comentário