A adoção da dose única da vacina contra febre amarela já está em vigor nas Unidades de Saúde de Guanhães, segundo o Setor de Vigilância Epidemiológica do município.
Isso significa que apenas uma dose é capaz de imunizar por toda a vida, não havendo mais a necessidade de reforço. A medida foi proposta pelo Ministério da Saúde, que recomenda a dose única seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
De acordo com a Diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, a recomendação de uma única dose é segura e as vacinas permanecem sendo distribuídas para todo o estado.
“Com a mudança no esquema vacinal, quem já recebeu uma dose está imunizado por toda a vida, não sendo mais necessário fazer o reforço. A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, sendo fundamental imunizar as pessoas que ainda não receberam nenhuma dose”, explica.
Antes da mudança, adultos precisavam receber a primeira dose da vacina mais um reforço após dez anos. Em relação às crianças, a recomendação antiga era que todas deveriam receber a primeira dose aos nove meses de idade e outra aos quatro anos.
Após a mudança, as crianças deverão receber uma única dose a partir dos nove meses de idade. Já pessoas acima de 60 anos que nunca foram vacinadas contra a febre amarela deverão passar por uma avaliação, para determinar se existem contraindicações.
Vacinação permanece
A vacinação contra febre amarela continua sendo recomendada mesmo após a queda no número de notificações da doença. Em Guanhães as doses continuam disponíveis nos PSFs.
Por Folha
Deixe um comentário