A páscoa está chegando e com ela o desejo enorme pelo tão requisitado chocolate: um alimento que agrada paladares de todos os cantos do mundo. Difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Até os animais de estimação geralmente se interessam pelo o alimento, e é aí que mora o perigo.
Na páscoa é comum as pessoas darem pedacinhos de seus ovos aos bichinhos, que muitas vezes ficam por perto observando e pedindo com os olhares, principalmente os cães. Porém, o que muita gente não sabe é que chocolate é altamente tóxico para cães e gatos.
Segundo a médica veterinária Larissa Pimenta, o que deixa o organismo dos pets intolerante ao alimento é o cacau. “No cacau há um componente chamado teobromina, que é tóxico ao organismo deles. Portanto, quanto mais puro é o chocolate, maior a concentração de cacau e, consequentemente, mais nocivo”, alertou.
De acordo com a especialista, os sintomas variam de acordo com a sensibilidade do organismo de cada indivíduo, do peso do animal e da quantidade consumida por ele. “Vômitos e diarreias são os sintomas mais brandos, mas há casos que o pet apresenta complicações mais graves como convulsões e coma, que podem levar à morte”, afirmou.
Ainda segundo a veterinária, caso o animal faça ingestão de chocolate, ou de algum alimento que contém cacau, o dono deve procurar auxílio veterinário com urgência.
Por Folha
Foto: Reprodução Internet
Deixe um comentário