Tomar vacina é uma necessidade que pode ser planejada, com a atualização do cartão vacinal, ou surgir de forma inesperada, em casos de indicação para imunizantes como antirrábica ou antitetânica, por exemplo. Para facilitar e agilizar esse acesso e ajudar o cidadão a encontrar informações confiáveis antes de sair de casa, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), desenvolveu a ferramenta Onde Tem Vacina.
A iniciativa foi lançada nessa segunda-feira (11/5), em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), onde começa em fase experimental. A proposta é permitir que a população consulte a disponibilidade de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), com informações atualizadas e visualização dos locais onde o imunizante pode ser encontrado.
“A hesitação em vacinar muitas vezes acontece por falta de acesso à informação. A pessoa vai à unidade de saúde, não encontra a vacina e demora a retornar. Com a nova ferramenta, a informação estará na palma da mão. Basta acessar para saber em qual UBS encontrar o imunizante, de forma mais rápida”, explicou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Eduardo Prosdocimi.
A ferramenta foi desenvolvida pela equipe técnica da SES-MG, em parceria com o município de Vespasiano. Ao longo de 2026, a iniciativa será disponibilizada para outros municípios mineiros que aderirem à estratégia estadual.
Busca por vacinas mais simples
Com o Onde Tem Vacina, a população poderá consultar os estoques de vacinas disponíveis no município, identificar as UBS com doses informadas e visualizar a localização dos postos em um mapa.
A pesquisa poderá ser feita por unidade de saúde ou por imunobiológico, o que permite ao cidadão encontrar o local mais adequado antes de sair de casa.
A ferramenta também responde a um dos principais desafios enfrentados pelo Programa de Imunizações: recuperar e ampliar as coberturas vacinais. Ao reduzir dúvidas sobre onde encontrar as doses, o Estado busca facilitar o acesso da população, evitar deslocamentos desnecessários e fortalecer a confiança no serviço público de saúde. (Agência Minas/Edição Folha)

Deixe um comentário