O último sábado (3) foi marcado pelo início de um projeto que visa humanizar e contribuir para a construção da paz social. Estamos falando do Lançamento da Pedra Fundamental para a implantação do Centro de Reintegração Social nos regimes fechado e semiaberto, que reuniu centenas de pessoas no bairro Nações.
O evento realizado pela comissão de criação da APAC -Associação de Proteção e Assistência aos Condenados-, juntamente com vários parceiros, começou logo cedo, com a concentração de ciclistas que saíram com destino ao local do evento.
Já no local, após apresentação da fanfarra das escolas estaduais, foi dada a palavra aos palestrantes, o juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Guanhães – Dr. Leonardo Guimarães Moreira; o Promotor de Justiça curador da Vara de Execução Comarca de Guanhães – Dr. Guilherme Heringer de Carvalho Rocha, a Defensora Pública-Geral do Estado de Minas Gerais – Dra. Christiane Neves Procópio Malard, o representante da FEBAC(Fraternidade Brasileira das APACs) – Ari de Jesus, o representante da Igreja Católica da Diocese de Guanhães – Bispo Dom Jeremias Antônio Jesus e o representante da Igreja Presbiteriana de Guanhães – Pastor Lício Luciano Nonato.
Em seguida, as apresentações foram iniciadas pelos recuperandos Ailton Natalino de Souza, Elias Barbosa da Costa, Joaquim Gilberto Gomes Paz, Lucas Pereira dos Santos do regime fechado da APAC de Santa Maria do Suaçuí que cantaram duas músicas, uma delas de autoria do recuperando Ailton.
Destaque para o momento em que o recuperando Elias recebeu seu certificado do Enem entregue pela analista de pedagogia da unidade, Matilde Braga. Ele sonha em cursar Odontologia e a nota do exame feito em 2016 o habilta para o curso, porém ainda não foi possível ao recuperando iniciar a faculdade uma vez que sua matrícula depende da liberação da promotoria de justiça, o que ainda não aconteceu.
O presidente da APAC de Santa Maria do Suaçuí – Sr. João Bosco Godinho Ferreira, aproveitou a oportunidade para falar sobre a importância da APAC na vida dos recuperandos e os ganhos para toda a sociedade. Na cidade, a Associação já existe há 13 anos e com grandes resultados.
Também abrilhantaram o evento com suas apresentações os alunos da Escola Estadual Padre Café, Escola Municipal Pio Nunes, Escola Estadual Fazenda São Sebastião, Escola Estadual Altivo Coelho, Escola Estadual Senador Francisco Nunes Coelho e Escola Estadual Odilon Behrens.
Além dos palestrantes ocuparam cadeiras de destaque o diretor do Presídio de Guanhães, Francenir Bicalho, a Defensora Pública da Comarca de Guanhães, Luíza Pacheco; o Deputado Estadual Dr. Pimenta; o Presidente do CONSEP e da 32º Subseção da OAB/MG – Dr. Geraldo Temponi Godinho; o Presidente da Câmara Municipal de Guanhães, Evandro Lott Moreira; representando o prefeito de Guanhães, o secretário de obras, Demerval de Pinho e a secretária de educação, Márcia Godinho.
Para matar a sede dos presentes o Copão do SAAE estava a postos, já a alimentação ficou por conta das barraquinhas, entre elas, a da Igreja do Pito e do Projeto Mãos que Criam. Ao final do evento, um momento de descontração com a apresentação do cantor Luiz Cláudio Cachaça e João Nogueira
Por Folha/Nara Generoso/
Deixe um comentário