O comércio faturou 9,6% a menos na Páscoa deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com o Indicador de Atividade do Comércio da empresa de consultoria Serasa Experian.
Os dados, colhidos de 21 a 27 de março, representam o pior desempenho da série, iniciada em 2007. Ao considerar apenas o final de semana da Páscoa (25 a 27 de março), a queda alcançou 9,9% em relação aos mesmos dias de 2015.
Em Guanhães, dos três estabelecimentos pesquisados pela reportagem da Folha FM, apenas um não apresentou queda nas vendas. Segundo uma funcionária deste empreendimento, o fato surpreendeu: “Ficamos muito surpresos com o fato das vendas não caírem este ano. Por causa da crise, achamos que iríamos faturar bem menos, mas graças a Deus isso não aconteceu.”
Já em outro estabelecimento, o faturamento caiu 40% com relação ao ano passado, o que fez sobrar muitos ovos de páscoa. No terceiro estabelecimento pesquisado, as vendas também caíram, 30%, mas de acordo com o gerente de vendas, todos os ovos foram vendidos por causa das parcerias que fizeram e também por terem colocado os produtos em promoção.
Economistas da Serasa avaliam que o aprofundamento da recessão econômica, o desemprego em trajetória de elevação e a queda do poder de compra dos consumidores devido à inflação provocaram os resultados negativos.
Por Folha
Foto: Reprodução Internet
Deixe um comentário