No mês de janeiro o município de Serro publicou uma nota, informando a população sobre a falta de algumas vacinas no município, que também estavam em falta em todo o território nacional devido ao atraso de alguns distribuidores, segundo o que informou o Ministério da Saúde.
Na tarde dessa segunda (28), a Prefeitura Municipal de Serro publicou outra nota anunciando a normalização do estoque. Algumas vacinas que estavam em falta, como a tetravalente e a Febre Amarela, já estão disponíveis na cidade, faltando apenas a Hepatite A.
Em Guanhães, o setor de vigilância epidemiológica informou que algumas vacinas ainda estão chegando em quantidade limitada na cidade, como por exemplo, para a febre amarela e hepatite A, mas o município está adotando medidas para contornar a situação.
De acordo com a coordenadora do setor, Neusa Mendes, no caso das vacinas contra a febre amarela, os PSFs estão seguindo cronogramas para o maior aproveitamento das doses nos frascos, uma vez que eles são multidoses, e desta forma é possível que a quantidade recebida seja suficiente para o mês.
Já a tetraviral, Neusa informou que ainda não está vindo, mas está sendo fornecida a de Varicela (catapora), para ser administrada juntamente com a triviral, e a hepatite A, está sendo ministrada prioritariamente em crianças que ainda não tomaram e que estão próximas de completar 2 anos, pois após esta idade não recebem mais a vacina na rede pública.
Ainda segundo Neusa, as demais vacinas estão sendo regularizadas, e se alguma criança fica sem alguma dose no final do mês, logo no início do próximo ela é vacinada.
Por Folha
Deixe um comentário