Em Guanhães, a agência do INSS também está parada por tempo indeterminado
Com cerca de 80% de adesão em Minas Gerais, a greve nacional dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que foi deflagrada nesta terça-feira (7), já atinge unidades do órgão em 19 Estados e no Distrito Federal de acordo com a federação da categoria. Mais de 20 escritórios do INSS não estariam funcionando em todo o Estado.
A categoria pede reajuste salarial de 27,5%, incorporação de gratificantes e abertura de concurso público, entre outras reivindicações. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Seguridade Social, Saúde, Previdência, Trabalho e Assistência Social (Sintsprev/MG), a adesão está alta em todo o país, mas que a estimativa em Minas é de que cerca de 80% dos trabalhadores estejam paralisados.
Também participam da mobilização funcionários de postos e núcleos do Ministério da Saúde, além de locais de trabalho da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Guanhães
Um funcionário do INSS em Guanhães confirmou a Folha que a agência aderiu a greve e também está parada por tempo indeterminado.
A orientação do INSS aos segurados é que as datas de atendimento serão remarcadas pela própria agência. Dúvidas podem ser esclarecidas pela central do telefone 135. Em nota, o INSS informou que considerará a data originalmente agendada como a de entrada do requerimento, "de modo a evitar qualquer prejuízo financeiro nos benefícios dos segurados".
Também em comunicado, o Ministério da Previdência Social informou "que têm baseado sua relação com os servidores no respeito, no diálogo e na compreensão da importância do papel da categoria no reconhecimento dos direitos da clientela previdenciária e, por isso, mantém as portas abertas às suas entidades representativas para construção de uma solução que contemple os interesses de todos".
Por Folha com Agências
Foto Stela Natalie
Deixe um comentário