Estão sendo investigados no estado de Minas Gerais 23 casos suspeitos de febre hemorrágica aguda, dos quais 16 já tiveram respostas laboratoriais positivas para febre amarela, e os outros continuam em investigação. Foram registrados 14 óbitos, cujas causas estão sendo investigadas.
Com a alta incidência, a Secretaria de Estado de Saúde mantém alerta para moradores e visitantes de 15 cidades: Caratinga, Entre Folhas, Imbé de Minas, Inhapim, Piedade de Caratinga, Ubaporanga, São Domingos das Dores, São Sebastião do Maranhão, Ipanema, Frei Gaspar, Itambacuri, Ladainha, Poté, Malacacheta e São Sebastião do Anta.
O Governo do Estado já está implementando ações de prevenção nas regiões em que foram identificados casos da doença, incluindo o início da vacinação das populações que moram em áreas rurais dos municípios afetados. Além disso, também estão sendo reforçados os leitos de hospitais dessas localidades para atendimento de casos graves.
De acordo com o governador, um encontro será realizado com os prefeitos das regiões afetadas para discutir a situação e medidas para o combate ao problema. “O Ministério da Saúde já foi notificado, nós temos vacinas suficientes para cobrir todas as regiões que estão sendo afetadas nesse momento. Estamos mobilizando também a Defesa Civil e reforçando os leitos nos hospitais para eventualidades de casos mais urgentes. Tudo que é possível fazer estamos fazendo para enfrentar essa questão que é grave, mas não é uma situação de alarme”, completou Fernando Pimentel.
Por Folha com O Tempo e Agência Minas
Deixe um comentário