Em época de férias escolares e a pouco mais de um mês para o Carnaval, períodos de grande circulação de pessoas no Estado, os mineiros devem redobrar os cuidados para evitar a proliferação da febre amarela. Com 23 casos suspeitos no estado, o receio é que a contaminação aumente e acabe chegando nas zonas urbanas. Até o momento, todos os casos foram registrados na zona rural.
Por causa dessa possibilidade, a recomendação no momento é que as pessoas evitem ir para os municípios onde o cenário está mais crítico. “Quem planeja ir para esses locais apenas para fins de lazer ou férias, é bom ter bom sendo e esperar passar um tempo. Quem tem que ir para trabalhar ou tem outro tipo de compromisso que não pode adiar, deve se certificar que está imunizado”, afirma a gerente de Vigilância em Saúde, Lúcia Paixão.
A vacina deve ser administrada pelo menos dez dias antes da viagem, para que o efeito seja garantido. Quem tomou duas doses ao longo da vida já está imunizado e não precisa se preocupar.
Guanhães
A reportagem da Folha entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Guanhães na manhã desta quarta-feira (11), e segundo informações o município não está em campanha contra Febre Amarela e por isso há poucas doses da vacina na cidade, disponibilizadas apenas para demandas dos PSFs.
Ainda de acordo com a pasta, as doses estão chegando aos PSFs em forma de rodízio, cada dia em uma unidade de saúde diferente. Mesmo assim, a orientação do município é que os moradores procurem suas unidades de saúde para realizarem a avaliação do cartão de vacinas.
Por Folha com o Tempo
Deixe um comentário