Em parceria com a Anglo American, a Polícia Militar de Conceição do Mato Dentro planeja desenvolver um curso que visa aprimorar os conhecimentos de primeiros socorros dos policiais que atuam na cidade e municípios integrantes do 3º Pelotão.
Como a região ainda não conta com unidades doCorpo de Bombeiros e do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), geralmente são os PMs que chegam primeiro às ocorrências.
Tenente Sávio, comandante do Pelotão, afirma que, com o treinamento, os policiais conseguirão prestar um atendimento mais adequado ao cidadão. “Como a gente participa também da Defesa Civil, esse treinamento se torna ainda mais importante. Eles (Anglo American) são bons nisso. Têm equipamentos, trabalha muito a prevenção. Acredito que será uma parceria de sucesso”, declarou o comandante.
E o Samu?
A instalação de uma base do Samu em Conceição do Mato Dentro é discutida desde a fundação do Consórcio Intermunicipal Aliança para a Saúde (Cias), responsável pelo serviço em várias regiões de Minas Gerais. No dia 31 de agosto de 2015, uma gerente de projetos do consórcio fez uma vistoria técnica e definiu que a base de apoio do Samu seria na Policlínica Municipal.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde na época, o Samu contaria com pelo menos 12 novos profissionais para atendimento 24 horas e entraria em funcionamento até o final daquele ano. A informação atual, entretanto, é de que o Estado não cumpriu os prazos e nem definiu outros. Enquanto isso, os atendimentos de urgência e emergência são feitos por ambulâncias das unidades de saúde e pela própria Polícia Militar.
Por Defato Online
Deixe um comentário