Com a inauguração da Central de Regulação do Samu Regional Médio Piracicaba, em Itabira, na última quinta-feira (4/9), o serviço de urgência passa a cobrir 95% dos municípios mineiros. A meta agora é atingir a cobertura total até dezembro deste ano, com a abertura da base em Uberaba.
A nova central foi implantada em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (Cisurg-MP), e contará com seis bases descentralizadas para atender 27 municípios, beneficiando cerca de 470 mil pessoas. Localizadas em Guanhães, Rio Vermelho, Ferros, São Domingos do Prata, Barão de Cocais, João Monlevade e Itabira, as unidades foram planejadas para reduzir o tempo de resposta em situações críticas, garantindo mais agilidade e eficiência nos atendimentos.
O Cisurg-MP será responsável pela gestão plena do Samu Regional, que contará com 11 ambulâncias, sendo três de suporte avançado. A Central de Regulação em Itabira está equipada com tecnologia de geoprocessamento e será o ponto de controle para gerenciar ambulâncias e recursos médicos.
O atendimento é acionado pelo número 192 e a central encaminhará a equipe mais próxima da ocorrência, garantindo resposta rápida e eficiente em qualquer município da região.
Para viabilizar o serviço, o Governo de Minas repassou, em dezembro de 2023, mais de R$ 9,9 milhões ao consórcio, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O modelo de custeio seguirá a divisão tripartite entre municípios, Estado e União, com o governo estadual responsável pela maior parte do investimento.
A expansão do Samu 192 é uma das prioridades da atual gestão. Até 2019, cerca de 550 municípios mineiros contavam com o serviço. Hoje, já são quase 830 municípios atendidos — um aumento de 47,2% em apenas cinco anos.
Com a inauguração do Samu Regional Médio Piracicaba, 15 das 16 macrorregiões de saúde do estado passam a contar com o serviço. Assim, Minas se aproxima do objetivo histórico: chegar a 100% de cobertura do Samu 192 até o fim de 2025, consolidando o serviço como uma das maiores redes de urgência e emergência do Brasil. (Com informações Agência Minas)
Deixe um comentário