Setembro é marcado no Brasil pela Campanha Semana do Pescado que, há mais de 20 anos, mobiliza indústrias, produtores, peixarias e restaurantes em uma ação conjunta para estimular o consumo de peixe e frutos do mar. A ideia é valorizar a cadeia produtiva, impulsionar o setor e difundir a importância de incluir pescado na rotina alimentar.
A mobilização, que conta com o apoio do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), vai até a próxima segunda-feira, 15/9, período em que são realizadas ações promocionais, eventos de degustação, campanhas educativas e comunicação nas redes sociais para reforçar a importância do consumo de pescados para a saúde.
O assessor técnico de piscicultura da Seapa, Bruno Machado, destaca a relevância da iniciativa mostrar à população a importância de uma dieta que inclui pratos à base de peixes no dia a dia. "Devido ao alto valor nutritivo, com teores de vitaminas A, D, E e K, cálcio e fósforo, os peixes trazem benefícios para ossos, articulações, músculos, peles e olhos. Ajudam também a reduzir o risco de problemas cardiovasculares e de níveis de colesterol e triglicérides", explica Bruno Machado.
Criada em 2003, a Semana do Pescado se consolidou como uma espécie de segunda quaresma para o setor. A escolha de setembro para a realização da campanha é estratégica, com o objetivo de criar um novo pico de vendas no calendário do segmento, além das datas tradicionais como a Semana Santa e as festas de fim de ano.
Produção em Minas
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de
2024, Minas Gerais é o quarto maior produtor de peixes do Brasil, atrás de Paraná, São Paulo e Rondônia. Com 47.373.848,00 peixes por ano, Minas responde por 7,23% da produção nacional. (Com informações Agência
Minas)
Deixe um comentário