A tarde desta segunda-feira, 1º de setembro, foi um marco para a saúde de Guanhães e região, com a inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU Regional), instalado na sede do Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar, no Bairro Amazonas.
A Solenidade contou com a presença de autoridades municipais e regionais, representantes de entidades e empresas, e da comunidade em geral, além de funcionários que já atuam no SAMU da região.
Estiveram presentes o Prefeito de Guanhães, Evandro Lott e alguns de seus secretários, entre eles o Secretário Municipal de Saúde, José Antônio Ramos Claro; vereadores do Legislativo guanhanense; o Prefeito de Itabira, que é também o Presidente do Cisurg-MG – Consórcio que gerencia o SAMU 192, Marco Antônio Lage, que veio acompanhado de seu vice, o Médico Nefrologista, Dr. Marco Antônio Gomes; o Presidente da GRS de Itabira, Maurício Marques. Além de prefeitos de cidades da região, como Virginópolis, Sabinópolis, Carmésia, Dores de Guanhães e Dom Joaquim e o Ex prefeito de Guanhães Osvaldo de Castro
Marcaram presença também a provedora da Associação Nossa Senhora do Carmo, mantenedora do Hospital Regional Imaculada Conceição, Albina Maria Martins; o Diretor do HIC, Tales Carvalho; o Juiz titular do foro da Comarca de Guanhães, Dr. Otávio Scaloppe; o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Comarca de Guanhães, Dr. Álvaro Calazans, a Delegada Regional de Polícia Civil, Dra Liliam De Calles; a Superintendente Regional de Ensino, Kelly Guerra; o Presidente da APAC Guanhães, Marcio Oliveira; além de representantes de outras instituições da cidade, como a Coopercentro, Sicoob Credicemn, Banco do Nordeste, Grupo Univida, entre outras.
A implantação é resultado da parceria entre a Prefeitura de Guanhães e o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Piracicaba (CISURG), que vai beneficiar não só Guanhães, mas outras cidades da região: Sabinópolis, Dores de Guanhães, Materlândia, Virginópolis, Dom Joaquim, Senhora do Porto e Carmésia, que agora passam a contar com uma resposta rápida, eficaz e humanizada em situações de urgência e emergência.
O serviço funcionará 24 horas por dia, com equipes de plantão e troca de turnos, garantindo atendimento rápido e eficiente em situações de urgência e emergência.
Para acionar o SAMU, ligue gratuitamente para o número 192 de qualquer telefone fixo ou celular. A Central de Regulação avaliará o caso e orientará as primeiras medidas até a chegada da equipe.
Deixe um comentário