Nesta semana, 127 alunos da região se formaram no PROGEA, um Programa de Educação Ambiental, iniciativa da 8ª Companhia da Polícia Militar de Meio Ambiente. As formaturas com alunos do 4° ano aconteceram em Dores de Guanhães com uma turma de 71 alunos e em São Sebastião do Maranhão com uma turma de 56 alunos. A partir de agora essas crianças são guardiãs do meio ambiente.
Sobre o Programa
O programa foi criado e implantado em Governador Valadares no ano de 2007 e, desde então, foi se expandindo gradualmente para diversos municípios da região leste de Minas, devido a sua importância na prevenção ambiental.
Após seis anos de estudos, pesquisas e aplicações práticas, a Polícia Militar oficializou no dia 19 de novembro de 2013, através da instrução normativa nº 3.03.12, o PROGEA como sendo uma ferramenta a ser implantada e desenvolvida em todo o Estado.
O objetivo do PROGEA é estimular estudantes do 4º ano do ensino fundamental das escolas a serem competentes e hábeis na adoção de comportamentos sócio-ambientais, que visem contribuir para a prevenção ambiental, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o ambiente onde se encontram inseridos.
Além disso, um dos intuitos do Programa é fomentar o processo de mobilização social visando o estabelecimento de uma rede social local para a minimização ou solução dos problemas ambientais, detectados a partir do programa desenvolvido na escola e estabelecer relações positivas entre estudantes, comunidade escolar, Polícia Militar, poderes públicos e organizações não governamentais dentre outros.
Por Folha com informações 8ª Cia PM de Meio Ambiente
Deixe um comentário