Diamantina vai lançar nesta sexta (30) um aplicativo inédito no Brasil com dados e proteção ágil no crime contra mulheres. Trata-se de um Projeto inédito, Sistema Penha, que conterá um banco de dados de medidas protetivas concedidas na comarca de Diamantina, efetivando e qualificando a fiscalização dessas medidas, e contribuindo para o combate à violência contra a mulher.
O sistema consiste em um aplicativo que poderá ser visto por toda a justiça, PMs e áreas interligadas que poderão checar o banco de dados em tempo real quando uma mulher fizer uma denuncia por violação ou violência feminina. Antes os dados ficavam restritos nas delegacias o que dificultava checar fora desse ambiente a ficha criminal do autor e na sequência tomar as medidas cabíveis com as polícias e autoridades.
Um avanço usando a tecnologia em celulares e PCs que servirá de exemplo para demais estados e cidades no Brasil copiar o modelo e interligar o banco de dados nacional. Por exemplo: se um cidadão cometeu um crime nessa esfera em outra cidade, ou estado, no sistema interligado e nos aplicativo as PMs terão como checar e prender o cidadão onde ele estiver. Além da consulta total dos índices de violência na cidade e pós implantação em qualquer lugar do Brasil.
O aplicativo foi desenvolvido conjuntamente com a Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri(UFVJM) visando acelerar a efetividade das denúncias e promover cada vez mais a campanha de educação e proteção dessas cidadãs.
É com muito orgulho que a Delegacia de Mulheres de Diamantina e a Rede de Mulheres do Alto Jequitinhonha, em parceria com o curso de Sistemas de Informação da UFVJM e com o apoio da Prefeitura Municipal de Diamantina, convidam a todos para o lançamento do Projeto : Sistema Penha.
O lançamento será hoje às 19h, no anfiteatro do campus 1 da Ufvjm, aberto a todos.
Por ASCOM Diamantina/Edição Folha
Deixe um comentário