O rompimento de uma barragem de pequeno porte em uma fazenda levou quantidade considerável de lama para o rio Picão, em Morro do Pilar. O material atingiu a cachoeira do Lajeado, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Morro da Pedreira, que ficou com as águas barrentas.
Segundo relatos de moradores, o rompimento da barragem aconteceu entre quarta-feira e quinta-feira da semana passada, 3 e 4 de maio. O Núcleo de Emergência Ambiental (NEA) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) investiga as causas do ocorrido e enviou uma equipe ao local nesse sábado (6).
Em entrevista, o vice-prefeito de Morro do Pilar, João Rodrigues, afirmou que o rompimento foi em uma fazenda particular da região. Ele explicou que a barragem que cedeu é apenas de água, de pequeno porte, e sem rejeitos de minério. “É um lago que o pessoal usa para criar peixe, uma coisa pequena. Não tem contaminação, e, tirando a turbidez da água do rio, não traz muito problema”, disse.
O rio Picão é afluente dos rios Preto e Santo Antônio, que deságua no rio Doce, contaminado em novembro de 2015 após o estouro da barragem de Fundão, em Marina. No local estavam armazenados rejeitos da mineradora Samarco.
Por O Tempo com informações Hoje em Dia/ Edição Folha
Deixe um comentário