O estabelecimento do plantio é a fase mais crítica da condução de um povoamento de eucalipto. Se o processo não for bem feito, o potencial produtivo será comprometido, impactando negativamente no custo da madeira. Isso pode acontecer tanto pela redução da sobrevivência das mudas quanto pelo aumento da heterogeneidade do plantio (aumento do número de plantas dominadas).
Trabalhos realizados na Cenibra e em outras empresas mostraram que a principal causa da mortalidade e do crescimento não uniforme das mudas no estabelecimento do plantio é a demanda extremamente variável de água ao longo dos dias, que pode alternar de zero a seis irrigações necessárias. O desafio da equipe de Pesquisa Florestal da Cenibra, então, foi desenvolver uma metodologia que indicasse, com antecedência, o número de irrigações e o intervalo entre elas.
A fundamentação teórica da metodologia partiu do conceito da evapotranspiração acumulada e do balanço de água no solo. Vários experimentos de campo foram conduzidos para validar os estudos. Depois foi desenvolvido um sistema de recomendação, a partir do processamento diário de dados climatológicos, que indica a necessidade de irrigação em todas as frentes de plantio da empresa. O sistema também informa se a estrutura de irrigação disponível nas regiões da Cenibra é capaz de atender o ritmo de plantio planejado ou se há necessidade de adequação nesse ritmo de plantio.
Preservação ambiental
A gestão pelas águas é uma das marcas da Cenibra. As áreas da empresa produzem mais água do que o processo de fabricação de celulose necessita, caracterizando assim um balanço favorável à disponibilidade hídrica. Atualmente, 95% do que é captado e utilizado no processo de fabricação da celulose retorna ao rio Doce após passar por tratamento.
Programas de monitoramento de água, solo, fauna e flora são desenvolvidos em parceria com universidades e organizações não-governamentais. Atualmente, a empresa tem patrimônio natural composto por mais de 103 mil hectares de matas nativas, povoadas por uma rica fauna silvestre e com inúmeros lagos e cursos d’água. São mais de 4,5 mil nascentes, que abastecem comunidades vizinhas da Cenibra e mantêm a biodiversidade das áreas.
Importante atestado da preservação dessas áreas é dado pelos anfíbios. A presença de sapos, rãs ou pererecas em um local significa que esse lugar está em equilíbrio ecológico. A atuação como organismos bioindicadores se dá porque são animais altamente sensíveis às alterações ambientais. E nas áreas preservadas da Cenibra é muito frequente encontrar a espécie de perereca Phyllomedusa rohdei, edêmica na região sudeste do país.
Por Defato Online
Deixe um comentário