Conforme amplamente divulgado, toda a rede federal de ensino está com seu orçamento contingenciado. Para o Campus São João Evangelista este contingenciamento é da ordem de R$ 1.609.685,00.
Diante do indicativo de não reversão do contingenciamento, conforme consta na Nota de Esclarecimento da Reitoria, o campus informa que se fazem necessárias diversas ações para que se consiga manter o seu funcionamento até o final de 2019, priorizando atividades essenciais.
Confira as medidas que serão adotadas pelo campus SJE:
• Medidas com efeitos a partir de 13/08/2019:
- Suspensão de atividades de capacitação e análise criteriosa para concessão de diárias e passagens;
- Suspensão de visitas técnicas;
- Suspensão e/ou readequação de eventos no Campus;
- Rígido controle de uso dos recursos tais como água, energia elétrica (ar condicionado, chuveiros dos alojamentos, refletores, etc), entre outros.
• Medidas com efeitos a partir de 26/08/2019:
- Adequação nos valores da alimentação para servidores, visitantes, cursistas externos e terceirizados;
- Estudo sobre redimensionamento dos setores de produção.
• Medidas com efeitos a partir de 02/09/2019:
- Revisão do contrato de internet;
- Revisão do contrato com a empresa responsável pela estação de tratamento de água;
- Revisão dos demais contratos;
- Encerramento do fornecimento de lanche nas cantinas e eventos;
- Redução do número de terceirizados;
- Readequação do horário de atendimento de alguns setores, em função do número de colaboradores disponíveis;
- Economia no contrato de impressão (redução do número de impressoras e adoção de sistema cotas para impressão).
Segundo as informações divulgadas, serão mantidas as atividades estritamente ligadas ao ensino, com algumas restrições, e as atividades ligadas à assistência estudantil, além do pagamento de despesas como água, luz, internet, limpeza, alimentação dos animais na fazenda e o funcionamento do refeitório. As bolsas de pesquisa, extensão, ensino, monitoria e inovação em andamento, também tem previsão de pagamento assegurada.
Para atendimento às orientações acima, foram realizadas nessa terça, 13/08, reuniões com as coordenações de cursos, coordenações de setores e lideranças estudantis, para o repasse das informações sobre as despesas do Câmpus e discussão sobre as medidas de forma mais detalhada. Durante estas reuniões foram colhidas sugestões e contribuições visando reduzir os impactos nas atividades cotidianas.
O campus afirma ainda, contar com o esforço e colaboração de toda a comunidade acadêmica para manutenção do funcionamento das atividades e disponibiliza o e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. para recebimento de outras sugestões.
Por IFMG SJE/Edição Folha
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