O Brasil já soma cerca de 7 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). Minas Gerais continua sendo o terceiro estado com maior número de formalizações, 770 mil até março de 2017.
Dessas formalizações, aproximadamente 47% foram feitas por mulheres e 21% dos que viraram MEI eram empreendedores com mais de 51 anos. Além disso, dos formalizados no estado, 1.135 eram estrangeiros, sendo o maior número de portugueses, chineses e argentinos.
Para orientar esses empreendedores, o Sebrae realiza em Diamantina, de 22 a 26 de maio, a Semana do Microempreendedor Individual. Durante cinco dias, os empreendedores da região que querem se formalizar ou que já são MEI e buscam melhorar a gestão do seu negócio, poderão participar de palestras, oficinas e seminários.
Serão tratados temas como o uso das redes sociais para divulgar o negócio, controles financeiros, elaboração de preço de venda, campanhas promocionais, emissão de notas fiscais, inadimplência, estratégias de comercialização, linhas de crédito para formalizados, vantagens e obrigações legais do MEI.
Todas essas atividades serão gratuitas!
Os MEI’s ainda poderão ter acesso a todas as informações sobre a Declaração Anual Simplificada (DASN) referente ao ano/calendário 2016, que deve ser enviada à Receita Federal até o dia 31 de maio. Eles também poderão regularizar o envio da DASN de anos anteriores.
Para quem ainda não é MEI, haverá um atendimento personalizado para tirar dúvidas e se formalizar gratuitamente, no próprio local. Para isso, basta que os interessados levem documentos pessoais, como Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço e número do recibo da Declaração de Imposto de Renda (caso não tenha feito, será necessário apresentar o título de eleitor).
Os atendimentos gratuitos serão realizados no Ponto de Atendimento do Sebrae (Praça Monsenhor Neves, 59 B - Centro). As inscrições podem ser feitas pelo 0800 570 0800 ou pelo (38) 3531-6167.
Por ASCOM SEBRAE/Edição Folha
Deixe um comentário