O Governo de Minas, por meio da Cemig, já definiu as 57 primeiras bases que vão receber as equipes do Cemig Agro que vão atuar para melhorar a qualidade do fornecimento de energia a clientes rurais em Minas. Água Boa e São José do Jacuri são as únicas da região que serão contempladas.
As estruturas têm como principais objetivos encurtar o tempo de deslocamento das equipes de eletricistas e agilizar o atendimento às demandas, reduzindo a duração de interrupção para os produtores. Para isso, também estão sendo convocados, ao todo, 228 novos profissionais.
A primeira turma de eletricistas que atuará diretamente nas novas bases locais do programa da Cemig, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), já está trabalhando nas respectivas regionais mais próximas, até a entrega dos novos postos de trabalho. O restante está em fase de treinamento e contratação e deverá ficar à disposição da empresa até o fim do ano.
Nos primeiros meses, o programa já provocou uma redução expressiva no número de reclamações de clientes rurais na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As 57 bases estarão espalhadas por todas as regionais da empresa. Outras 19 bases deverão ser instaladas em outras cidades do estado.
A primeira turma com 76 novos eletricistas que atuarão no Cemig Agro concluiu o treinamento neste mês de outubro, e os profissionais já foram enviados para as respectivas regionais em que atuarão. Uma nova turma já iniciou os treinamentos na Univercemig, unidade de capacitação da empresa, situada em Sete Lagoas. Haverá ainda uma terceira turma de formação e treinamento de eletricistas, completando as equipes previstas para atuar nas bases.
Lançado em maio deste ano, o Cemig Agro já possui resultados expressivos no relacionamento com clientes rurais em Minas. De junho a setembro, as reclamações de clientes rurais registradas na Aneel caíram cerca de 30% em relação ao mesmo período de 2023. Já na ouvidoria da Cemig, a queda das queixas na mesma época foi de 10,2% entre os clientes Agro.
A redução se deve à implementação de canais diretos de relacionamento e o estreitamento da relação com sindicatos e associações locais. O canal exclusivo do Cemig Agro (0800-721-6600) já totalizou cerca de 20.500 atendimentos. Além disso, os gestores e agentes de relacionamento da empresa realizaram mais de 270 encontros com entidades rurais e seus associados para apresentação do projeto e acolhimento das demandas em toda a área de concessão da companhia.
Por Agência Minas
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