Nesse domingo (04) moradores de Guanhães registraram um fenômeno atípico no céu: uma faixa de nuvem espessa, contrastando com a outra parte do céu, que estava bastante escuro. Os registros foram feitos durante o dia, no período da tarde, e postados por muitos internautas nas redes sociais.
De fato, o desenho que se formou no céu não é comumente visto, e por isso chamou a atenção dos moradores, mas a explicação veio logo em seguida, através de uma página de Jardinagem “Hortaliças do Campo” monitorada pelo guanhanense Diego Fillipe.
Ele, que é Estudante de Agronomia do IFMG, esclareceu que se trata de um fenômeno chamado “Shelf Cloud”, que significa nuvem passageira”, e se forma quando o ar quente e úmido acumulado após dias de calor intenso, é empurrado para cima, pela chegada de uma frente chuva.
Como previsto por muitos moradores nos stories, segundo Diego, o fenômeno é um sinal clássico de tempestade próxima, e normalmente vem associado a chuva intensa, rajadas de vento e mudança repentina no clima, ocorrendo uma queda na temperatura. No entanto, o estudante explica, que o calor diminui temporariamente, mas nem sempre significa o fim da onda de calor, apenas um alívio momentâneo.
À reportagem da Folha, Diego afirmou que recebeu as imagens, mas não chegou a ver o fenômeno pessoalmente. “É legal e ao mesmo tempo assustador”, finalizou brincando.

Deixe um comentário