As queimadas continuam na maior cidade da região. No fim da tarde dessa quarta-feira (05) um novo incêndio foi registrado novamente numa área verde do bairro Mangueiras – próximo à Subestação. Os bombeiros foram acionados para controlar as chamas.
A Defesa Civil do Município de Guanhães explica que todo incêndio em pastagem ou lote vago é criminoso. No entanto, 1% ou até menos, trata-se de combustão espontânea, o que é raro de acontecer, já que a combustão espontânea ocorre geralmente em período de incidência de raios, porém junto com esse período vem as chuvas, o que torna raro um incêndio natural.
Ainda segundo a pasta, imagens atualizadas de satélite mostram a quantidade de fumaça sobre a América do Sul, inclusive sob a região de Guanhães, Santa Efigênia de Minas, Virginópolis, e Braúnas, cidades mais impactadas pelas queimadas.
Atear fogo em área verde, lotes urbanos, ou mesmo lixo doméstico, é crime ambiental previsto pela Lei de nº 9.605 de 1998. O autor pode pegar até quatro anos de reclusão, além de ser multado.
Denúncias podem ser feitas pelo 193 (Corpo de Bombeiros) 147 (Polícia Civil) e através da Defesa Civil do Município de Guanhães, pelo WhatsApp (33) 9 9816-6515.
Foto enviada por Internauta
Deixe um comentário