No próximo domingo, dia 2 de outubro, eleitores de todo Brasil deverão comparecer aos pontos de votação para escolher os novos governantes: presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais ou distritais. O que muita gente não sabe é que, para votar, não é necessário levar necessariamente o título de eleitor.
Para exercer o direito ao voto, é necessário apenas levar um documento de identificação oficial com foto, e a apresentação do título não é obrigatória.
Assim, na hora da votação, serão aceitos documentos como o RG, a carteira de motorista com foto, certificado de reservista, carteira de trabalho, o passaporte e a identidade funcional emitida por órgão de classe.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os documentos listados podem ser apresentados mesmo se estiverem com a data de validade vencida. Importante destacar, no entanto, que certidões de nascimento e casamento NÃO são válidas para votar.
E-Título
A Justiça Eleitoral também permite que o eleitor vote apresentando o e-Título , que pode ser emitido pelo aplicativo disponível para IOS e Android .
Pelo app, o cidadão consegue obter a via digital do título de eleitor e acessar as informações cadastradas na Justiça Eleitoral de maneira mais fácil e rápida. Dados como a zona eleitoral, a situação cadastral, a certidão de quitação eleitoral e a certidão de crimes eleitorais, por exemplo, podem ser acessados na plataforma.
Deixe um comentário