A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) incentiva a participação de educadores no Curso de Extensão, Formação para Docência e Gestão em Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e Educação Escolar Quilombola (EEQ), oferecido em parceria com instituições de ensino superior e integrado ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O curso representa uma oportunidade única para educadores aprimorarem suas práticas pedagógicas, ao abordar temas como a promoção da igualdade racial, as especificidades da Educação Escolar Quilombola e a importância do reconhecimento das culturas negras na formação escolar.
O curso é aberto a profissionais que atuam na Educação Básica de todo o Brasil, com o objetivo de ampliar o alcance de uma educação mais inclusiva e representativa.
A formação será oferecida com um formato teórico e prático, permitindo que os educadores apliquem diretamente os conhecimentos adquiridos em sua rotina pedagógica. O conteúdo abrange temas como as políticas públicas de educação para as relações étnico-raciais, a história e cultura afro-brasileira e indígena, além das especificidades e desafios do ensino para as comunidades quilombolas. A carga horária total será de 120 horas.
Instituições em Minas Gerais
Em Minas Gerais, o curso será oferecido em quatro instituições de ensino superior no âmbito do Sistema UAB. Os interessados devem acessar os sites das instituições parceiras e seguir as orientações para realizar inscrição e matrícula. As vagas são limitadas, e a seleção será feita conforme critérios definidos pelas próprias universidades.
No Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o curso será gratuito, com duração de 3 (três) meses, e será oferecido totalmente na modalidade a distância, com duração de 120 horas, realizado em atividades síncronas e assíncronas, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 27 de novembro de 2024.
Mais informações acesse o link disponibilizado na fanpage da Folha: http://surl.li/lmcwun
Sobre a iniciativa
Essa oferta de cursos faz parte de uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com o objetivo de ampliar o acesso à formação continuada dos profissionais da educação.
Por Agência Minas/Edição Folha
Deixe um comentário