Cultura

 
Guanhães participa mais uma vez da Noite Mineira de Museus e Bibliotecas, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais que mobiliza dezenas de municípios em torno da literatura, memória e identidade.
 
Nesta 14ª edição, o evento local acontece em novo endereço: a Biblioteca Pública Cecília Meireles, localizada na Rua Getúlio de Carvalho, 337 – Centro, reforçando o compromisso do município com o acesso democrático à cultura.
 
Com o tema “Enlaçar: o ato de existir em nós”, o encontro desta edição propõe uma imersão na arte e na Consciência Negra a partir de música, poesia, contação de história e performance audiovisual. A programação acontece nesta quinta-feira, das 19h às 21h, unindo artistas da cidade em uma noite de reflexão, identidade e pertencimento.
 
A entrada é gratuita, reforçando a proposta da Noite Mineira de democratizar o acesso aos espaços de memória e promover experiências culturais em toda Minas Gerais.

 

 
 
 
No último sábado, 22 de novembro, a Rádio Folha FM esteve presente no primeiro encontro do Clube da Leitura “O Levante”, um Projeto de mentoria da escritora e historiadora guanhanense, Adriana Santana, que nasceu com a leitura do livro de sua autoria DAS CINZAS DA SENZALA, O LEVANTE, uma vez que ele é um olhar literário sobre a resistência de escravizados e abre um diálogo com a luta antirracista, foco do mês de novembro e do Dia da Consciência Negra.
 
O encontro não é aberto ao público, sendo preparado com toques de encantamento para os/as membros do clube. Mas quem se interessar, pode entrar em contato. O próximo encontro será em janeiro/2026.

 

 
 
Sob a sombra acolhedora de uma gameleira de mais de 50 anos, a equipe da Rádio Folha FM viveu no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, um encontro inesquecível na Comunidade Quilombola da Barreira.
 
Uma roda de conversa significativa, com a participação de moradores e convidados. Nosso carinho especial à Geisyane Avelar, Luiz Carlos Pinto, Adriana Santana, Toninho Dias e todos que compartilharam histórias, lutas e saberes que fortalecem nossa identidade e ancestralidade.

 

 

Tradicional Festival da Jabuticaba em Virginópolis tem início nesta sexta

Escrito por  |  Quinta, 13 Novembro 2025 20:31  |  Publicado em Cultura
 
Acontece neste final de semana, de sexta (14) a domingo (16), um dos eventos mais tradicionais da região: o Festival da Jabuticaba em Virginópolis, que está em sua 52º Edição. Durante os três dias, a cidade se transforma para celebrar a fruta que é símbolo do município, com muita música, cultura, tradição e diversão para toda a família.
 
Confira a programação:
 
Sexta (14/11)
• Plantio de Jabuticabeiras – 16h
• Concurso Rainha da Jabuticaba – 19h
• Shows com Netto e Henrique
e Karol Kailler a partir das 21h
 
Sábado (15/11)
• Desfile da Jabuticaba – 9h
• Grande Encontro – 14h
• Shows com US Agroboy, Alemão do Forró e DJ Maxi Miller a partir das 21h
 
Domingo (16/11)
• Corrida – 8h
• Motocross – 12h
• E para encerrar com chave de ouro, show com Rionegro & Solimões, a partir das 21h!
 
Vale lembrar que nesta quinta (13) o aquecimento começa com Teatro na Praça do Calçadão, às 18h.

 

 

Guanhães vai sediar Encontro de Acolhimento LGBTQIA+

Escrito por  |  Quarta, 12 Novembro 2025 19:27  |  Publicado em Cultura
 
 
Neste mês de novembro o município de Guanhães vai promover o Encontro de Acolhimento voltado para pessoas LGBTQIA+, famílias, profissionais, estudantes e todos que desejam acolher e construir um futuro com mais respeito e empatia.
 
Segundo as informações do município, o encontro será um momento de diálogo, escuta e acolhimento, voltado ao fortalecimento de vínculos e à promoção do respeito e da dignidade para toda a comunidade.
 
O evento será realizado no dia 26 de novembro, quarta-feira, às 18h30min, na sede do CRAS. Acolher é transformar! Participe dessa roda de conversa e ajude a fortalecer um espaço seguro, diverso e cheio de amor.

 

 
 
Nesta segunda-feira (10) a partir das 18h30min, acontece em Guanhães o lançamento do livro “Mulheres Consagradas: uma voz que se ergue”, da poetisa guanhanense Teodora Firmino da Silva, que completa 83 anos no dia de hoje.
 
A noite promete ser um encontro de emoção, fé e arte, celebrando a força das mulheres e a beleza da vida com a idade que se tem. A programação inclui música ao vivo, recital de poesias e apresentações culturais diversas.
 
Os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente e autografados por Teodora, que estará presente para receber o público e compartilhar sua alegria pela realização de um sonho.
 
Com produção executiva de Marizélia Martins, o projeto é uma realização do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc; e conta com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais através do Edital 7/2024 que contemplou ações literárias de novos autores mineiros.
 
Mais do que o lançamento de um livro, “Mulheres Consagradas” é um marco na cultura guanhanense, celebrando a voz feminina que resiste e floresce em todas as idades.

 

 

BAILE DA APAE GUANHÃES

Escrito por  |  Quinta, 06 Novembro 2025 15:24  |  Publicado em Cultura
 
 
O tradicional Baile Apae Guanhães está CHEGANDO! o evento que acontece anualmente em prol da Associação, será realizado neste sábado, 08 de novembro, no Point Tropical Festas, um ambiente amplo, bonito, todo climatizado e com estacionamento.
 
A Festa, sempre impecável, vai contar com o renomado Buffet de Ilgo Martins e super show da Banda Scorpions. Ainda há mesas disponíveis. Para mais informações, entre em contato com a APAE, pelo 3421-3540 (esse número também é whatsapp).

 

 
 
 
No próximo dia 10 de novembro, a partir das 18h30min, a Câmara Municipal de Guanhães será palco de um evento cultural especial: o lançamento do livro “Mulheres Consagradas: uma voz que se ergue”, da poetisa guanhanense Teodora Firmino da Silva, que completa 83 anos nesta data. Teodora era uma das integrantes do Programa “Velhos Amigos”, veiculado por anos na Rádio Folha FM, com a participação da Jornalista Filó Generoso e o Psicólogo Matheus Caldeira.
 
Na próxima segunda-feira, a noite na Câmara promete ser um encontro de emoção, fé e arte, celebrando a força das mulheres e a beleza da vida com a idade que se tem. A programação inclui música ao vivo, recital de poesias e apresentações culturais diversas.
 
Os exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente e autografados por Teodora, que estará presente para receber o público e compartilhar sua alegria pela realização de um sonho.
 
Com produção executiva de Marizélia Martins, o projeto é uma realização do Governo Federal, por meio da Política Nacional Aldir Blanc; e conta com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais através do Edital 7/2024 que contemplou ações literárias de novos autores mineiros.
 
Mais do que o lançamento de um livro, “Mulheres Consagradas” é um marco na cultura guanhanense, celebrando a voz feminina que resiste e floresce em todas as idades.

 

 
 
 
Lançado originalmente em 2018 na versão impressa, o livro Assim Se Conta em Virginópolis, da Coleção Contos Locais, acaba de ganhar uma nova edição digital. O e-book e o audiobook completo já estão disponíveis para download gratuito no endereço: https://contoslocais.wordpress.com.
 
A disponibilização das versões digitais faz parte das ações do Projeto Contos Locais, contemplado pelo Edital 07/2024 – Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB 2024), na linha de Fomento à Execução de Ações Literárias, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).
 
Escrito por Cristiano Augusto Lopes, o livro foi produzido por meio do Projeto Contos Locais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, em 2018, com patrocínio da CENIBRA. À época, a obra foi publicada em edição limitada de 1.000 exemplares, todos doados à Secretaria Municipal de Virginópolis, que realizou a distribuição gratuita em escolas e bibliotecas públicas do município.
 
Segundo o autor, a nova fase do projeto representa um importante avanço no acesso à literatura regional: “É uma alegria poder disponibilizar gratuitamente o livro em formatos digital e em áudio. Assim Se Conta em Virginópolis nasceu de um esforço coletivo para valorizar as histórias e vozes locais. Agora, com as versões online, qualquer pessoa pode ter acesso à obra, independentemente de fronteiras geográficas ou condições financeiras”, destaca Cristiano Augusto Lopes.
 
A Coleção Contos Locais valoriza a produção literária de comunidades mineiras, reunindo histórias, memórias e personagens que refletem a identidade cultural dos municípios participantes. Com o lançamento digital, a iniciativa amplia o alcance da literatura e reforça o compromisso com a democratização do acesso à cultura.
 
Além de Assim Se Conta em Virginópolis, o livro Assim Se Conta em Guanhães — também integrante da Coleção Contos Locais — já está disponível no mesmo endereço, gratuitamente nas versões e-book e audiobook.

 

 

Pagina 1 de 70

Folha Tempo

Obtendo...
Obtendo cidade 00º C
Obtendo tempo...
Nascer do Sol: 00:00 - Pôr do Sol: 00:00
Velocidade do vento: -- km/h

Nosso Facebook

Contato

Endereço

Folha de Guanhães Online
Praça Néria Coelho Guimarães, 40
Guanhães, CEP.: 39740-000
Minas Gerais - Brasil
 

Telefones de Contato

 

E-mail de Contato