Assim como em 2015 Sabinópolis não terá carnaval neste ano. Foi o que divulgou uma nota da assessoria de imprensa do município na tarde desta quinta-feira (15). Ontem, a Prefeitura de Dom Joaquim, outra cidade da região, também divulgou o cancelamentos das festividades para 2016.
Segundo o comunicado, o motivo principal é o mesmo que levou maioria dos municípios mineiros, muitos inclusive tradicionais na realização da folia, a cancelarem ou reduzir os investimentos no evento. Com os repasses federais aos municípios sofrendo reduções cada vez maiores as prefeituras se viram impossibilitadas de promover tal festa.
A explicação foi dada pela Secretária da Fazenda Municipal, Julimeire Pires. “Nos últimos meses de 2015, o cofre público sabinopolense chegou a receber repasses até 5% menor em comparação com os mesmos meses do ano anterior, já em 2016 a diferença nos repasses foi bem maior”.
O calendário de eventos de 2016 também é um dos fatores que tem dificultado a realização do evento em Sabinópolis, conforme a nota.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Zaqueu Batista, a proximidade dos eventos de 2016 é outro fator que impedirá a realização do carnaval. “Estamos procurando alternativas para realizar os eventos do ano com qualidade e de forma que não onere tanto o município. Isso demanda tempo, uma vez que as alternativas não são muitas. Para realizarmos o Carnaval e o aniversário da cidade em fevereiro e as festividades da Semana Santa já em março seria necessário um investimento financeiro muito alto em um tempo curto, portanto é mais sensato abrir mão da atividade de maior custo para termos os demais eventos sem comprometer outras áreas da administração”, completa.
PRIORIDADES
Do ponto de vista do prefeito Beto, não realizar o carnaval é uma forma de reafirmar as prioridades que foram estabelecidas como rumo para a administração. “Precisamos cortar custos sem comprometer a infraestrutura, a saúde e a educação em nossa cidade e, principalmente, sem colocar em risco o pagamento de nossos servidores. Temos que priorizar, neste momento de crise global, áreas que beneficiarão diretamente a população. Temos visto cidades que tem muito mais tradição do que nós na realização do carnaval abrindo mão do evento por diversos motivos, logo não poderemos agir de forma impensada apenas por vaidade”, esclarece.
Por Folha com informações Ascom Sabinópolis
Foto: Festa foi realizada pela última vez em 2014/Ascom
Deixe um comentário