Comprar uma peça de roupa costuma ser um exercício de paciência. A falta de padronização entre os produtos faz com que o consumidor não tenha referência entre os tamanhos que realmente lhe servem, transformando o momento da compra em uma maratona de testes no provador. Mas, a partir do ano que vem, essa situação deve mudar. As confecções de roupas masculinas poderão optar em informar para qual porte físico a roupa foi confeccionada, além da identificação das medidas para o consumidor.
Dessa forma, as roupas seriam classificadas em três categorias, baseadas na estrutura física do homem: atlético, normal e tamanho especial. A famosa medição em P, M ou G poderá ser complementada com as medidas de peitoral, colarinho e abdômen indicadas para cada tamanho. Já a numeração para calças e bermudas seria acompanhada pela medida de cintura a qual se enquadra a peça. A proposta vem por publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
A norma também sugestiona que as informações para o consumidor viriam na etiqueta, facilitando a compra. As informações de medida vão facilitar também para aqueles que gostam de comprar pela Internet.
Por enquanto, a norma só existe para o vestuário masculino. A expectativa é de formalizar o estudo das normas femininas para o próximo ano.
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