Entre 5 e 25 de maio, 65 mil postos de vacinação estarão preparados para imunizar a população com a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Devem ser vacinados além de idosos, gestantes, crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde e indígenas. Este ano, quem cumpre pena em presídios também será vacinado. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% desse público, o que representa 30 milhões de pessoas no País.
As crianças que vão ser vacinadas pela primeira vez contra a gripe precisam receber duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.
No próximo dia 5, acontecerá o Dia D de mobilização nacional, com postos funcionando das 8h às 17h. O principal objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.
Em 2011, quando foram incluídos gestantes, crianças e indígenas no público-alvo, houve redução de 64,1% nas mortes por agravamento da gripe H1N1 – foram 53 óbitos, contra 148 no ano anterior. Já o número de casos graves notificados teve redução de 44% - de 9.383 para 5.230. A campanha imunizou 25,134 milhões de pessoas – 84,1% do público total de 29,918 milhões.
A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério Sul, entre eles o da influenza A (H1N1), como recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Por Samira
Deixe um comentário