A princípio, colorir livros era apenas uma atividade infantil, mas agora se tornou uma nova opção para pessoas de todas as idades. O objetivo da nova ‘arteterapia’ é propiciar tranquilidade e manter os adeptos longe do estresse e da correria do dia-a-dia.
O primeiro exemplar lançado no mercado em 2014 e criado pela ilustradora escocesa Johanna Basford, foi ‘Jardim Secreto’, com mais de 100 mil exemplares vendidos. O livro propõe surpresas e armadilhas nos vários jardins a serem coloridos ao longo das páginas.
Após o sucesso da obra de Basford, publicada pela Editora Sextante, outras editoras também apostaram em livros do mesmo gênero, como a Editora Record que lançou “Mãe, te amo com todas as cores”, especialmente dedicado às mamães.
Johanna Basford também continuou a lançar outras obras no mesmo estilo. A Floresta Encantada, o mais recente da autora, é também um caça tesouros ‘anti-stress’ e traz desenhos inspirados na típica natureza da região escocesa.
O sucesso também chegou forte nas casas de Guanhães e já tem gente se acabando de colorir. Será que funciona? A guanhanense e administradora, Mara Aguiar, afirma que sim e diz que está adorando a experiência. “Começo a colorir e me esqueço do mundo, dos problemas, me desligo por completo de tudo”, compartilhou.
Outra adepta dessa nova ‘febre’ é a advogada guanhanense Nathália Carvalhaes, de 29 anos. Ela confidenciou à reportagem da Folha que já tinha o hábito de colorir e chegou a baixar imagens do Google para esse fim. Mas a paixão pela obra surgiu mesmo, quando ganhou de aniversário “O Jardim Secreto”. “Eu não sigo ordem para colorir, sigo minha inspiração do dia, e também nunca coloro para ficar livre e acabar. Estou tentando me habituar a colorir antes de me deitar, fico com um sono muito gostoso”, revelou.
Nathália afirma que o investimento acaba não sendo muito barato por causa dos lápis de cor. Ela, por exemplo, já possui seis caixas, e dá a dica das melhores marcas: Faber Castel, Norma e Maped.
E pra quem se inspirou e quer começar a seguir essa nova modalidade ‘anti-stress’, vai uma dica: os famosos e contagiantes livros de colorir estão à venda nas principais livrarias online, e custam em média R$30,00.
Por Folha com colaboração Júlia Magalhães
Deixe um comentário