O Serro foi a primeira cidade no Estado de Minas Gerais a receber uma réplica do Mestre Valetim da Fonseca nascido aqui em 1745. A "Garça da Fonte dos Amores" foi entregue no último sábado (16) ao Museu Casa dos Ottoni em cerimônia solene.
Valentim da Fonseca e Silva, mais conhecido como Mestre Valentim, foi um dos maiores artistas do período colonial brasileiro, tendo atuado como escultor, entalhador e urbanista. Desempenhou papel fundamental no desenvolvimento do Rio de Janeiro: foi o autor do projeto original do passeio público, o primeiro jardim público da cidade; construiu chafarizes e fontes que abasteciam de água a população carioca e as embarcações que ancoravam no cais da cidade.
Mestre Valentim também se notabilizou pelo traço rococó, deixando expressiva produção em igrejas e capelas do Rio de Janeiro, como nas igrejas de São Francisco de Paula, de Santa Cruz dos Militares, de Nossa Senhora da Conceição e Boa Morte, do Mosteiro de São Bento e da Ordem Terceira do Carmo. Em setembro estará completando 270 anos de nascimento.
O evento contou com a presença de autoridades locais além do Secretário Estadual de Cultura, Ângelo Oswaldo, o Presidente da CBMM, J.D. Vital, o Presidente do Museu Casa dos Ottoni, Carlos Xavier, o Desembargador Reginaldo Santos, a Rainha Conga de Minas Gerais, Isabel Casimiro das Dores e convidados. A Banda Santíssimo Sacramento abrilhantou o evento e emocionou os participantes ao executar o Hino do Serro.
Por Folha com Ascom Serro Fotos: Gilmara Paixão
Deixe um comentário