Faltam ainda 24 dias para o fim do inverno e o início da primavera, mas o clima das duas estações já pode ser percebido pelos guanhanenses. Nos últimos dias, os termômetros chegaram a registrar em Guanhães a mínima de 10ºC e a máxima 30ºC em menos de 72 horas.
Além das grandes oscilações, o próprio tempo, que horas fica ensolarado, horas nublado e até com ocorrências de chuvas fracas, dificulta até a escolha do traje para se usar durante o dia.
Porém, os impactos da variação do clima vão além da escolha do traje. De acordo com a Presidente regional da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, a médica Aluce Loureiro, a mudança repentina do tempo, que é característica da época, pode causar grandes impactos na saúde que vão de lábios rachados até gripes fortes. Segundo ela, os mais afetados são idosos, crianças e pessoas que sofrem de alergias.
"Quem tem algum problema respiratório, como asma e rinite, deve ter cuidados redobrados, principalmente com pó e mofo”, diz a médica.
Aluce Cordeiro recomenda tomar bastante líquido, alimentar-se bem para manter o sistema imunológico forte e utilizar soro fisiológico para umedecer as vias aéreas.
A profissional orienta também evitar aglomerações e lugares fechados; manter a casa sempre limpa e ventilada, preferindo usar pano úmido em vez da vassoura; e fazer a limpeza frequente de ventiladores e aparelhos de ar condicionado para evitar a concentração de ácaros que causam problemas respiratórios.
Por Folha com Portais de Notícia
Deixe um comentário