Muitos mineiros estão assustados com a nova situação do rio Doce, tomado por lama. Peixes e até tartarugas foram mortos. O leito tem recebido uma onda de rejeitos de minério, proveniente do rompimento de duas barragens, na última quinta-feira (5), em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, na região Central de Minas Gerais.
O Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, suspendeu às 13h desse domingo a coleta de água do Rio Doce, devido à contaminação. A interrupção na coleta foi determinada logo que a água do rio começou a apresentar coloração mais escura.
Por esse motivo, Governador Valadares só tem água para abastecer sua população por mais 24 horas. A lama que vazou no rompimento das barragens da mineradora Samarco em Mariana, alcançou o município nesse domingo (7).
O SAAE coletou e analisou a água ainda antes de chegar ao município. Eles concluíram que o nível de contaminação é alto, o que impede o tratamento até que a lama se dilua e passe. Vilmar Rios acrescentou que uma segunda leva de lama, ainda mais densa, vai passar pela cidade nas próximas horas.
Depois, na terceira e última etapa, a quantidade de lama diminuirá, mas a água continuará turva e escura. Não há previsão para a retomada da captação de água do Rio Doce, por isto a Prefeitura de Governador Valadares pede para que a população economize água.
Por Otempo com informações Estado de Minas/Edição Folha
Fotos: OTempo
Deixe um comentário