O Carnaval de rua de Minas Gerais terá este ano a participação do Homem Camisinha, personagem criado pelo Ministério da Saúde para a campanha deste ano de prevenção ao HIV, aids e doenças sexualmente transmissíveis.
O personagem estará neste sábado (07) em Belo Horizonte levando mensagens de prevenção e distribuindo camisinhas aos foliões mineiros. A ação integra a campanha de prevenção com foco no carnaval, cujo slogan é “Deixe a camisinha entrar na festa”.
No domingo, o personagem estará animando os foliões de Ouro Preto. Nessas ações, além de material informativo sobre prevenção serão distribuídas 573 mil camisinhas (212 mil em Ouro Preto e 361 mil em Belo Horizonte).
O objetivo da campanha do Ministério da Saúde para a folia de 2016 é reforçar a importância do preservativo como instrumento de evitar a contaminação, por via sexual, pelo vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. O Homem Camisinha, um ator devidamente caracterizado, vai circular entre escolas de samba, blocos e trios elétricos de Recife, Olinda, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro e Ouro Preto.
Ao lado disso, o Ministério da Saúde prevê distribuir 5 milhões de preservativos durante a festa, inclusive na forma dedispensers instalados em bares selecionados. A campanha também estará presente em transportes coletivos, TV, rádio e redes sociais. A página oficial pode ser acessada aqui.
De acordo com os dados mais atualizados do Ministério da Saúde, em 2015 o Brasil bateu recorde de pessoas em tratamento com antirretrovirais, e alcançou a marca de 91% das pessoas em tratamento com carga viral indetectável no organismo – o que significa que essa população não mais transmite o vírus para outras pessoas.
OS NÚMEROS NO ESTADO - Em 2015, até 30 de outubro, 33.573 pacientes estavam em tratamento com medicamentos antirretrovirais em Minas Gerais, um percentual que já era 67% superior ao total de mineiros em tratamento durante todo o ano de 2010 (20.092).
TESTAGEM E TRATAMENTO - A campanha de Carnaval deste ano reforça o preservativo como a mais importante arma de combate ao HIV e aids, trabalhando a mensagem de prevenção nas ações pré-carnaval e durante as festas. Entre as peças estão filme, jingle para veiculação em rádios e versão estendida da música para os trios elétricos e carros de som. Foram investidos cerca de R$ 14 milhões na iniciativa.
O diferencial da campanha deste ano é que, a partir da Quarta-Feira de Cinzas, serão distribuídos folhetos nos postos de saúde e outdoors sobre a profilaxia pós-exposição (PEP). Dessa forma, no período pós-Carnaval, o Ministério continuará incentivando a testagem e o tratamento para os casos de sorologia positiva, completando assim, o tripé da prevenção.
Por Agência Saúde
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