O Dia dos Namorados ainda não é uma certeza de bons negócios para o comércio guanhanense neste ano, como já foi em épocas anteriores.
Para a gerente da Cacau Show, Angélica Luíza de Araújo, a crise irá interferir no movimento, mas a expectativa de vendas é maior em relação ao ano passado. “Este ano as vendas serão bem melhores que o ano passado. Tivemos um entrave às compras em 2014, que foi a Copa do Mundo e neste ano, estamos preparados para o movimento do Dia dos Namorados”, afirma.
Já para a proprietária da Moldart, Renata Carvalhaes, a procura está boa, contudo, menor se comparado ao mesmo período do ano passado.“Acredito que essa queda seja devido a grande divulgação da crise pela mídia”, afirma. Os produtos mais procurados na loja são as cestas, pijamas, kits personalizados e as canecas.
Em outra loja pesquisada, as vendas ainda são um mistério. “As vendas vão cair muito, mas ainda é cedo para dizer quanto, temos que esperar mesmo pelo dia”, contou proprietária da Container Outlet, Taíssa Mourão Soares. Os produtos que sempre tem boa saída, segundo a proprietária, são as camisas masculinas e femininas, calças jeans, vestidos e jaquetas.
Numa observação diferente, a gerente do O Boticário, Janaína Gasparini, acredita que crise não afetará as vendas na rede. “A loja está sempre movimentada. Mesmo com a crise, os clientes estão pagando suas contas e ainda compram presentes para o Dia dos Namorados”. E continua: "as vendas este ano ainda não ultrapassaram as do ano passado, estão estáveis”, diz. De acordo ainda com a gerente, os produtos com maior saída no O Boticário são as maquiagens e lançamentos específicos para a data.
As vendas também estão estabilizadas na Lírius Bijuterias e a gerente, Alexsandra Ferreira acredita num aumento em torno dos 10%, principalmente de itens como bolsas, maquiagens e acessórios.
Funcionamento do comércio
Segundo informações da Associação Comercial e Industrial de Guanhães – ACIG, o comércio funcionará em horário normal. Não há orientação aos associados para adotarem horário especial para o dia.
Crise
Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC, este Dia dos Namorados será o pior dos últimos 11 anos e de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, 52% dos consumidores pretendem gastar menos no presente do que no ano passado.
Por Folha com colaboração Diego Rafael e Junia Adriele
Foto Kelly Figueiredo
Deixe um comentário