Quando o assunto é a estação mais fria do ano, o difícil é não se lembrar das ‘gordices’, doces e salgadas, que esta estação proporciona. Mesmo estando no outono e faltando alguns meses para o inverno, para quem também pensa em cuidar da saúde nesta estação, já está na hora de ficar de olho na alimentação.
A chegada da nova estação também é tempo de reforçar os cuidados com a saúde do corpo em geral. Com a queda das temperaturas e clima seco, chegam também a tosse, os espirros e até rugas de expressão. Para que esses males não se instalem, ou pior, não evoluam, o importante é apostar na prevenção.
E uma boa forma de prevenir é ter uma alimentação saudável. Segundo a nutricionista Cinara Coelho Cangussu, é preciso cuidar da alimentação. “Para iniciar esta nova estação cheia de energia e boa saúde não tem truque, basta caprichar na alimentação usando variedades de frutas, verduras e legumes”. E ressalta: “as pessoas devem se alimentar de três em três horas, para que não se alimente com fome e exceda na quantidade”, afirma.
A nutricionista conta que durante o inverno, ao contrário do que muitos pensam, a ingestão de líquidos é essencial. “Recomendo beber pelo menos dois litros de água todos os dias, além da hidratação ela realiza o transporte de nutrientes, oxigênio e hormônios para todo o organismo e ainda contribui para um bom funcionamento do intestino”.
Cinara reforça a importância do consumo das frutas típicas da estação mais fria do ano. “Procure usar sempre as frutas da estação, pois elas terão o mínimo de agrotóxico e assim mais vitaminas e minerais”.
Não é novidade para ninguém que durante o inverno o apetite aumenta e as delícias dessa estação acabam sendo um tentação, por isso, a especialista orienta: “não devemos exceder nas quantidades, daí a importância de acrescentar alguma fonte de fibra no dia a dia, que dê saciedade, como semente de chia, linhaça, farelo de aveia, quinoa, granola, na porção de duas colheres de sopa por dia”.
Cinara finaliza dando uma dica. “Uma superdica é acelerar o seu metabolismo com alimentos termogênicos como gengibre, canela, chás e pimentas vermelhas, usando com moderação e sendo proibido o uso para hipertensos e cardíacos”. E lembra: “para completar é necessário praticar atividade física no mínimo três vezes por semana, de trinta a sessenta minutos”.
Por Folha com colaboração estagiário Diego Rafael
Deixe um comentário