Seja por simples ações como ligar o chuveiro, acender a luz ou tomar aquele delicioso cafezinho de manhã ou pelas aquisições, necessárias ou não, que fazemos no nosso dia-a-dia; fato é que todos nós somos consumidores.
Mas na sociedade moderna em que vivemos, cidadão de todas as idades tem deixado de ser apenas consumidores para se tornarem consumistas inconscientes. Foi pensando nisso, e enxergando nas crianças e adolescentes multiplicadores de um consumo mais consciente que o Ministério Publico de MG, através do Procon Estadual realizou nessa quinta-feira (17), em Guanhães, o XII Treinamento Regional de Multiplicadores do Programa Procon Mirim. (Fotos: Nara Generoso)
O evento que aconteceu no Salão da Câmara Municipal, contou com a participação de educadores e profissionais da educação de Guanhães, Rio Vermelho, São João Evangelista, Dores de Guanhães, Virginópolis, Divinolândia de Minas, e ainda de São Geraldo da Piedade, Senhora do Porto, Paulistas, Sabinópolis, Materlândia, Coluna e Gonzaga.
O treinamento foi aberto pelo Promotor de Justiça da Comarca de Guanhães, Dr. Márcio Kakumoto, que falou sobre a função do programa de defesa do consumidor e sobre o treinamento do Procon Mirim que tem o objetivo de despertar não só nas crianças, mas também nos adultos os direitos e deveres do consumidor.
Ministrada pelo assessor jurídico do Procon-MG, Ricardo Amorim, em uma linguagem simples e objetiva, a primeira palestra informou a todos sobre os aspectos gerais do direito do consumidor : conceitos importantes, surgimento, inovações e relações de consumo. O assessor jurídico esclareceu ainda as dúvidas e exemplificou casos que acontecem no dia-a-dia. (Esta foto: Ana Cláudia Belizário)
Segundo Ricardo, falta mais consciência do consumidor principalmente em relação aos seus direitos: “os consumidores tem restrições psicológicas, medo de atrapalhar, medo de chamar atenção, faltam neles mais consciência. Você não consegue exercitar o direito que você desconhece por isso a informação é o ponto de partida, depois é acreditar que vale a pena reclamar. O consumidor tem que entender que quando se fala em direito ele tem que tomar a frente, porque ele estará defendendo a si próprio”, ressaltou.
Para o diretor do Procon Regional de Guanhães, Francisco Justino Fernandes, o treinamento é uma ação benéfica para toda a sociedade. O Secretário Municipal de Educação, Cláudios Oscar Pimenta Dias, também analisa o treinamento de forma positiva. “Saio daqui muito otimista e satisfeito pelo Procon Estadual ter enxergado na educação esse parceiro, já que somos multiplicadores dessas informações”, disse.
Depois de um momento de confraternização, foi a vez da oficial do Ministério Público Estadual e Secretaria de Educação para o Consumo, Jaqueline Araújo, enriquecer o evento de uma forma didática. Jaqueline repassou aos educadores um planejamento com ações e orientações que vão ajudá-los na educação para o consumo.
“Nosso objetivo é capacitar o educador para que ele possa ser um agente multiplicador dentro das salas de aula, conscientizando os alunos sobre os direitos e deveres do consumidor. A intenção é que eles se tornem consumidores críticos, distinguindo o que é necessidade do que é desejo, despertando para a importância do ser e não do ter”, explicou sobre o programa.
A Secretaria de Educação para o Consumo ainda sugeriu algumas atividades que podem ser trabalhadas em salas de aulas, entre elas, criação de um mercadinho e fiscais de embalagem e rótulos de produtos para que os alunos possam começar a lidar desde cedo com o universo das compras.
Atividades que não são novidades para as professoras do ensino fundamental da E.E.Padre Café, Maria Beatriz Pereira do 2º ano e Denise Jorge Ferreira Cardoso , do 4º ano. Ações como essas são desenvolvidas por elas durante todo ano.
“Vemos esse treinamento como um complemento, pois já trabalhamos essa consciência com os alunos. Eu particularmente, já os levei várias vezes de surpresa ao supermercado para serem fiscais mirins e também consumidores. Observamos que eles são mais conscientes e cobram dos pais, opinam sobre o consumo dentro de casa, e isso é importante”, comentou a professora Denise.
|
O código do consumidor foi entregue aos educadores assim como as revistas e encartes |
No final do treinamento, os educadores receberam revistas didáticas para a biblioteca das escolas e encartes para distribuir aos alunos. Um formulário também foi levado pelos professores para que eles possam avaliar as atividades realizadas dentro da sala, e depois encaminharem ao Ministério Público da cidade, que por sua vez, irá presentear cada pequeno cidadão com um kit do Procon Estadual.
Deixe um comentário