Começou nesta segunda-feira, dia 15 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este ano, terão prioridade para receber a dose as pessoas que têm deficiência mental, problemas cardíacos ou pulmonares, obesos, pacientes que fizeram transplante de rim e mulheres com até 45 dias após o parto.
Também fazem parte do grupo prioritário as crianças de seis meses a dois anos, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, presos e profissionais de saúde.
Em Guanhães, a meta é vacinar 6.214 pessoas. Para vacinar-se, é preciso que o usuário de saúde apresente seu cartão de vacinação. A vacina previne contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no País, incluindo o H1N1. O Dia D será no próximo sábado, dia 20, quando todas as unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17 horas. Um ponto de vacinação será montado na Casa da Cultura.
A vacina contra as Influenzas (vírus da gripe) tem uma janela imunológica de 15 dias, ou seja, após a aplicação ela demora em torno de duas semanas para conceder imunidade. Por isso, é importante que as pessoas não adiem a vacinação para os últimos dias da campanha e procurem a vacina já nos primeiros dias. Além disso, a campanha terá duração de apenas 10 dias.
Deixe um comentário