Na tarde dessa segunda, a Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro divulgou um número assustador de latinhas recolhidas nas ruas da cidade durante o Carnaval, e que para os membros da Ascamato (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Conceição do Mato Dentro), foi motivo de festa.
De acordo com a Associação, durante os cincos dias de evento, os associados coletaram aproximadamente 700 quilos de latinhas, o que significa um volume 3,5 vezes maior que a média mensal. Um resultado de destaque, em especial quando se trata do material mais comercial e mais rentável para a Ascamato, que pode gerar uma arrecadação de mais de R$2 mil (dois mil) reais, visto que o quilo é vendido a R$3 (três) reais.
Antes de comercializadas, as latinhas são prensadas e separadas em fardos.
O alumínio, material do qual é feita a latinha, demora de 100 a 500 anos para se decompor. Já imaginou se não houvesse a reciclagem e todas as latinhas do mundo fossem jogadas no meio ambiente? Bom, em Conceição isso não acontece.
Guanhães
No município de Guanhães, a ASCAMARG é a responsável por esse trabalho, e os catadores de lixo vivem exclusivamente desta reciclagem.
São 20 associados, que trabalham no aterro sanitário do município (saída para Virginópolis) separando o lixo diário da cidade.
Segundo a Presidente da Associação, Claudiana Felício, há um tempo atrás eles também faziam coleta, mas tiveram que parar porque o custo ficou muito alto, uma vez que o combustível era por conta deles.
“Precisaríamos de um carro para ir buscar o material na casa das pessoas, mas, a gasolina aumentou muito, e o material tem um custo muito baixo, então não vale a pena. Precisamos muito da ajuda do município, ou mesmo da população”, salientou.
Você pode ajudar a Associação dos Catadores de Lixo de Guanhães, a Ascamarg, separando o seu próprio lixo em casa, (lixo seco e lixo molhado), e entregando os materiais recicláveis no aterro onde é feita a separação. Isso não pode ser feito através da coleta do município, porque o caminhão faz a prensagem de todo o material sem separação.
Por Folha com ASCOM CMD
Foto: ASCOM
Deixe um comentário