A campanha tem como objetivo incentivar os jovens de 16 a 18 anos a exercer o direito ao voto e conscientizar os eleitores para que não deixem para a última hora a atualização de seu cadastro eleitoral. Até os 18 anos o voto é facultativo e quem tem 15 anos, mas fará 16 até o dia da eleição, 7 de outubro, também poderá pedir o documento para votar pela primeira vez.
Com poucos dias de divulgação da campanha, em Guanhães, o resultado positivo já é percebido pelo Cartório Eleitoral. Segundo informou a técnico judiciário da 121ª Zona Eleitoral de Guanhães, Ana Adélia Moreira Soares, nos últimos 15 dias um movimento maior foi notado, mas depois do início da campanha, aumentou ainda mais: “nesta semana o comparecimento no cartório subiu 30%, com muita procura de jovens por alistamento e de transferência pelos eleitores”, comentou.
Ana Adélia esclareceu que para tirar o título de eleitor, que é gratuito, basta ir ao cartório com um documento de identidade com foto e comprovante de residência, original e xerox. No caso de homens maiores de 18 anos é necessário apresentar o alistamento militar. Para a transferência, os mesmo documentos são exigidos e o eleitor tem que residir a pelo menos 90 dias na cidade onde quer votar.
Eleitores com deficiência
O dia 9 de maio também é o prazo final para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicitar sua transferência para uma seção eleitoral especial.
O Cartório Eleitoral de Guanhães que fica localizado na Avenida Alberto Caldeira, nº 20 F, funciona de segunda a sexta-feira, de 12h às 18h, exceto às quartas-feiras, com atendimento de 10h às 16h. Para mais informações ligue 3421-1048.
Deixe um comentário